quarta-feira, 27 de junho de 2012

CORINTHIANS

Invicto e estreante em finais, Corinthians começa batalha pelo histórico título contra adversário que busca atingir recorde na Taça Libertadores


O Corinthians inicia nesta quarta-feira, às 21h50m, na Bombonera, os 180 minutos mais importantes de sua história. Seja dentro de campo ou nas arquibancadas, nem os marcantes títulos paulista de 1977 e mundial de 2000 possuem tanta iimportância como finalmente levantar pela primeira vez o troféu de campeão da Taça Libertadores. A conquista pode ser ainda mais especial pela força do adversário. Do outro lado estará ninguém menos que o Boca Juniors e sua marca de papa-títulos do continente - tem seis conquistas.
O Timão chega para as finais com uma grande campanha. Em 12 partidas, acumula sete vitórias e cinco empates. Desde 1978, com o próprio Boca, nenhum clube consegue ser campeão invicto. A equipe atingiu também um outro dado de respeito. Foram somente três gols sofridos, o que a coloca com a melhor defesa de toda a história do torneio em 52 edições.
O título é muito importante para nós. Não dá para dizer a dimensão. Vamos marcar história no Corinthians"
Paulinho
Para passar à primeira decisão de sua história, os corintianos tiveram tranquilidade somente até as oitavas de final, quando derrotaram sem sustos o Emelec. Nas quartas, dois difíceis duelos diante do Vasco da Gama, superado somente nos minutos finais do confronto no Pacaembu, com um gol salvador de Paulinho. Já nas semifinais, o Timão eliminou o atual campeão Santos, com uma vitória na Vila Belmiro e uma igualdade em São Paulo.
– O título é muito importante para nós. Não dá para dizer a dimensão. Vamos marcar história no Corinthians. São 102 anos em busca e agora temos tudo nas mãos. Nós não queremos parar essa história aqui. Serão duas guerras – afirmou Paulinho.
O caminho do Boca também teve momentos dramáticos. A primeira fase não foi das mais calmas, mas o time encabeçado pelo maestro Riquelme embalou nos confrontos diretos. Após bater o Unión Espanhola-CHI nas oitavas, eliminou o Fluminense no Engenhão. A partir disso, criou ainda mais forças para superar o Universidad de Chile, atual campeão da Copa Sul-Americana, e se garantir na decisão. Se for campeão, chegará a sete conquistas e igualará o recorde do Independiente-ARG.
O chileno Enrique Ósses apita a partida. Os auxiliares são os também chilenos Francisco Mondria e Carlos Astroza. A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM, com um programa especial e flashes ao vivo direto de Buenos Aires, a partir das 21h.
Treino Corinthians na La Bombonera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)La Bombonera vai ferver na noite desta quarta-feira (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


header as escalações 2
Boca Juniors: será a mesma equipe que conseguiu uma vaga na final ao empatar, fora de casa, com o Universidad-CHI. Com os titulares preservados, inteiros fisicamente, já que no fim de semana foram escalados reservas e garotos das categorias de base na partida contra o All Boys, pelo Campeonato Argentino, o técnico Julio César Falcioni não escondeu em momento algum sua escalação: Orion, Roncaglia, Schiavi, Caruzzo e Clemente Rodríguez; Ledesma, Somoza e Erviti; Riquelme; Mouche e Silva.
Corinthians: o técnico Tite fará apenas uma mudança em relação ao time que empatou por 1 a 1 contra o Santos, no Pacaembu, nas semifinais. O atacante Emerson, expulso no primeiro jogo, na Vila Belmiro, recupera a posição. Willian volta para o banco de reservas. Liedson também será opção, mesmo depois da boa atuação que teve no clássico contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Boca Juniors: o zagueiro Insaurralde, com uma lesão no tornozelo esquerdo, é o único desfalque para a decisão. Com isso, o técnico Julio César Falcioni repete a dupla de zaga que segurou o empate sem gols na semifinal contra o Universidad: o experiente Schiavi, de 39 anos, e Caruzzo.
Corinthians: o lateral-esquerdo Ramon, com dores no joelho direito, e o meia Ramírez, por opção de Tite, não viajaram à Argentina.

header fique de olho 2
Boca Juniors:
 Riquelme é o grande maestro do Boca Juniors e garante: está em sua última decisão de Libertadores. Em 2007, no último dos seis títulos que o clube conquistou na competição, o camisa 10 fez a diferença na decisão contra o Grêmio e espera repetir a dose diante do Corinthians. Ele tem sido poupado de alguns treinos, mas isso é costumeiro. Para a comissão técnica, Riquelme precisa estar bem na hora da partida, quando sabe o que fazer.
Corinthians: o Timão terá a volta de sua referência ofensiva. Sem um centroavante de ofício, a equipe passou a depender bastante de Emerson, que não decepcionou. Autor de um golaço na primeira semifinal contra o Santos, Sheik volta ao ataque para encarar e abrir espaços na forte defesa argentina na tentativa alvinegra de voltar a São Paulo com um bom resultado.

header o que eles disseram

Julio César Falcioni, técnico do Boca Juniors: “O Corinthians tem feito uma boa Libertadores e, assim como o Boca, merece estar na final. É uma equipe rápida, compacta, muito bem armada. Temos jogadores experientes, mas vamos precisar fazer nosso melhor para conquistar o título. Conhecemos o Corinthians e nossos jogadores estão bem preparados”.
Tite, técnico do Corinthians: “Chegaram as duas melhores equipes. As duas mereceram. Temos essa consciência. Vamos olhar para trás e ver tudo o que fizemos para chegar a esse momento decisivo”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Esta é a 13ª vez que o título da Taça Libertadores é decidido entre Brasil e Argentina. O saldo das decisões é amplamente favorável aos argentinos, que conquistaram o título nove vezes, contra apenas três triunfos brasileiros:
* Boca Juniors e Corinthians fazem uma final inédita na história da Taça Libertadores da América. As duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes pela competição sul-americana. Na oportunidade, pelas oitavas de final de 1991, o Boca eliminou o Corinthians após vitória por 3 a 1, na Bombonera, e empate em 1 a 1, no Morumbi.
* No cômputo geral (competições e amistosos), Boca Juniors e Corinthians se enfrentaram 11 vezes na história, com cinco vitórias argentinas, três brasileiras e dois empates. Nos gols marcados, nova vantagem do Boca Juniors: 27 a 17.
* O Corinthians disputa a Taça Libertadores pela décima vez e pela primeira participa da competição em três anos consecutivos. Em suas quatro últimas participações, o Timão foi eliminado três vezes nas oitavas de final e uma na fase prévia.
* Dez vezes finalista e quatro semifinalista em 23 participações, o Boca pode ser apontado como algoz das equipes brasileiras. Em 15 encontros de mata-mata com times brasileiros, levou a melhor em 13 oportunidades. Com exceção da decisão de 1963, quando o Santos o derrotou, da semifinal de 2008 (caiu diante do Fluminense), a equipe argentina sempre eliminou ou conquistou a Libertadores em confrontos eliminatórias diante de brasileiros.
header último confronto v2
Os clubes empataram por 2 a 2, dia 19 de setembro de 2000, em partida válida pela primeira fase da Copa Mercosul. Já eliminado, o Corinthians entrou em campo com uma equipe mista. Arce e Pandolfi marcaram para os argentinos, mas Ricardinho anotou dois nos 12 últimos minutos e deixou tudo igual. Comandado por Vadão, o Timão atingiu naquela ocasião nove partidas sem vencer na temporada.

CORINTHIANS

Você sabia que, na primeira vitória do Corinthians na Bombonera, um jogador chamado Paulinho foi responsável pelo triunfo? Veja mais!


Adversários na final da Taça Libertadores da América de 2012, Corinthians e Boca Juniors-ARG, dois dos mais tradicionais clubes da América do Sul, não têm um longo histórico de confrontos. Mesmo assim, pode-se dizer que o clube argentino é uma “pedra no sapato” do Timão: em onze encontros, o Alvinegro acumula três vitórias, três empates e cinco derrotas. Nas duas vezes em que se enfrentaram por competições continentais, o Boca levou a melhor. Uma delas, inclusive, pela própria Libertadores, em 1991.
O primeiro duelo foi no dia 10 de fevereiro de 1935, em amistoso realizado no Parque São Jorge. Na oportunidade, o Boca Juniors literalmente fugiu do jogo: vivendo temporada de recuperação e valendo-se do então recém-contratado Teleco (um dos maiores artilheiros da história do Corinthians, com 254 gols marcados em 266 jogos) , o Timão abriu vantagem de 2 a 0 no placar, ainda no primeiro tempo. Quando o árbitro José Alexandrino marcou um pênalti a favor dos alvinegros, os argentinos impediram a cobrança, abandonando o gramado aos 20 minutos da etapa complementar.
Cassio no treino do Corinthians na Argentina (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cássio treina na Bombonera, palco onde o Timão já venceu, em 61 (Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Em excursão pelo Brasil, o Boca havia goleado o Botafogo por 4 a 0 e o São Cristóvão por 6 a 1. A equipe argentina também empatou com Vasco e Palestra Itália, mas teve a invencibilidade quebrada na capital paulista. Uma semana depois, o Corinthians seria derrotado por um de seus piores algozes da história, o River Plate, por 3 a 1, também no Parque São Jorge.
O reencontro entre as equipes seria somente 12 anos mais tarde. Também em amistoso na cidade de São Paulo, em janeiro de 1947, dessa vez realizado no estádio do Pacaembu, o Boca Juniors goleou o Corinthians por 6 a 2, com destaque para os atacantes Mario Boyé e Pío Corcuera, que marcaram, respectivamente, três e dois tentos a favor dos “hermanos”.
AnoTorneio Resultado
1935AmistosoCorinthians 2 x 0 Boca
1947AmistosoCorinthians 2 x 6 Boca
1948AmistosoCorinthians 1 x 1 Boca
1956Roberto G. PedrosaCorinthians 4 x 1 Boca
1961Octogonal de VerãoBoca 3 x 4 Corinthians
1961AmistosoBoca 5 x 0 Corinthians
1991LibertadoresBoca 3 x 1 Corinthians
1991LibertadoresCorinthians 1 x 1 Boca
1999Teresa HerreraBoca 2 x 0 Corinthians
2000Copa MercosulBoca 3 x 0 Corinthians
2000Copa MercosulCorinthians 2 x 2 Boca
A final que nunca aconteceu
No ano de 1956, Corinthians e Boca Juniors chegaram à decisão da Copa do Atlântico de clubes sul-americanos, um torneio de caráter amistoso realizado no continente, com clubes argentinos, uruguaios e brasileiros. Participaram, além do Timão e dos xeneizes, River Plate, Racing, Lanús, San Lorenzo, Santos, São Paulo, Fluminense, América-RJ, Nacional, Peñarol, Defensor, Danubio e Wanderers.
Após bater o uruguaio Danubio, além dos arquirrivais Santos e São Paulo, o Timão faria sua primeira final continental contra o Boca. No entanto, por falta de datas, as duas equipes não disputaram os jogos e não houve campeão. A Libertadores da América ainda não existia na época, e seria criada somente quatro anos depois, em 1960
Após enfrentar os xeneizes (apelido do time argentino) quatro vezes em território nacional, o clube de Parque São Jorge viajou ao temido estádio Alberto J. Armando, palco do primeiro jogo da final da Libertadores de 2012 e mais conhecido como La Bombonera, em 1961. As lembranças não podem ser melhores: em jogo cheio de gols, válido pelo Torneio Octogonal de Verão, o Corinthians venceu o Boca por 4 a 3.
Curiosamente, quem anotou o tento da vitória corintiana, aos 33 minutos do segundo tempo, é xará de um dos maiores destaques do atual elenco: Paulinho. Ele balançou as redes três vezes naquela partida (já havia marcado aos cinco da etapa inicial e aos onze da complementar). Do lado argentino, o brasileiro Paulinho Valentim marcou de pênalti, mas não conseguiu evitar a derrota azul-dourada.
Aquele ano ficou conhecido como o do “Faz-me rir” para os alvinegros. Título de uma música da cantora Edith Veiga, a canção tornou-se motivo de piada para os rivais, refletindo a péssima campanha no Campeonato Paulista, no qual 27 jogadores e dois técnicos foram utilizados.
Treino do Corinthians, Paulinho (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Paulinho treina na Bombonera. Xará dele já marcou lá, em 1961 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Duas eliminações e 51 anos de jejum
A vitória histórica na casa azul-dourada seria a última da história do Corinthians sobre o Boca Juniors. Nas seis partidas seguintes, quatro vitórias do argentinos e dois empates. A primeira “para valer” pela Taça Libertadores da América de 1991. Após vencerem por 3 a 1 na Bombonera, com destaque para a atuação do atacante Gabriel Batistuta, que marcou duas vezes, os xeneizes seguraram o empate por 1 a 1 no Morumbi para avançar às quartas de final da competição.
O zagueiro Guinei ficou marcado como o vilão corintiano. Até hoje ele é lembrado por ter perdido a bola para Graciani na lateral-esquerda do campo, logo no início da partida, em lance que resultaria no “gol da eliminação”. Paulo Sérgio igualou o marcador na reta final do segundo tempo, mas já era tarde.
Quase uma década depois, a mesma história... Vingança à vista?
A campanha do Corinthians na Copa Mercosul de 2000 foi um desastre. Eliminado na primeira fase, o time acumulou dois empates e quatro derrotas, em jogos de ida e volta contra Boca Juniors, Nacional-URU e Olímpia-PAR. Os encontros com a equipe argentina foram praticamente uma repetição de 1991: derrota por 3 a 0 na Bombonera e empate por 2 a 2 em São Paulo.
Hoje, a situação é diferente. Dono da melhor defesa da história da Taça Libertadores, com três gols sofridos em doze jogos, o Timão colocará a prova sua consistência no alçapão argentino. E enfrentará um adversário com estilo de jogo semelhante ao seu, caracterizado pelo alto número de desarmes. Quem levará a melhor? A resposta terá duração de 180 minutos, divididos igualmente entre os dias 27 de junho e 4 de julho.

UFC COMBATE


Americano faz pouco caso das ameaças do atual campeão dos pesos-médios do UFC e repete que habilidades de luta do rival são 'amadoras'


Mini header anderson silva e Chael sonnen luta do século 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 Chael Sonnen no treino do UFC  (Foto: Getty Images)Chael Sonnen prometeu colocar Anderson Silva 'de
bunda no chão' (Foto: Getty Images)
Um dia depois das ameaças de Anderson Silva em teleconferência com a imprensa internacional, o americano Chael Sonnenretrucou as palavras do rival. Em entrevista ao programa de TV "UFC Tonight", da emissora parceira do Ultimate nos EUA, o peso-médio fez pouco caso das declarações do "Spider" de que arrancaria seus dentes e quebraria seus membros e voltou a dizer que as habilidades do brasileiro são "amadoras".
Sonnen começou lembrando coisas que Anderson Silva não disse na polêmica entrevista coletiva.
- Se ele não disse que vai me derrotar, é porque não vai. Ele também não disse que vai acabar com a minha vontade - afirmou Sonnen no programa de TV.
Em seguida, o americano esnobou as ameaças do "Spider" e lembrou os danos que já sofreu em lutas anteriores na sua carreira.
- Um monte de coisas como, ele vai quebrar meus dentes, minha mandíbula, meu crânio... Lutei com 49 homens. Não é como se eu jamais tivesse ido ao dentista antes, como se nunca tivesse minha mandíbula reajustada. Não é como se nunca tivessem de grampear meu coro cabeludo na sala de emergência. Eu aguento os pontos na minha cabeça e toda essa baboseira. Estamos numa briga, estamos numa jaula de aço, pelo menos em 7 de julho. Eu fiquei sentado pensando, "Bem, duh, estamos numa luta dentro da jaula, imbecil" - disse.
O falastrão não comentou sobre as acusações de Anderson de ser um "marginal", mas negou que vá recuar por causa das ameaças.
- Não me importo sobre estar em sua cabeça. Foi muito bom ver o verdadeiro Anderson Silva vir à tona... Sou um gângster de West Linn, Oregon, e estou lutando há anos. Ele acha que vou ficar chateado porque eu descobri o que estava procurando? Escute, há um local onde podemos resolver isso, no dia 7 de julho, às 19h (horário da costa oeste americana) no octógono. Se ele quiser respeitar minhas exigências, ótimo, se não quiser, vou pegar um double (leg) e jogá-lo na jaula, pegar outro double e jogar sua bunda de covarde no chão e sentar lá por 25 minutos até ele desistir - declarou.
Sonnen terminou repetindo que o arquirrival tinha técnicas de luta amadoras.
- Se alguém já fez uma aula de boxe, eles dizem para você manter suas mãos levantadas e seu queixo abaixado. Ele entra lá com o queixo para cima e guarda baixa. Isso é amador para caramba... Que bem faz para mim finalizar um cara que é tão ruim? É muito difícil esconder o fato que ele é ruim - disse o americano no programa de TV.
A revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen acontece em 7 de julho, no UFC 148, em Las Vegas. Confira o card completo do evento:
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chael Sonnen
Tito Ortiz x Forrest Griffin
Cung Le x Patrick Côté
Demian Maia x Dong Hyun Kim
Ivan Menjivar x Mike Easton
Chad Mendes x Cody McKenzie
CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Riki Fukuda x Costa Philippou
John Alessio x Shane Roller
Yoislandy Izquierdo x Rafaello Oliveira

CORINTHIANS

27/06/2012 07hprevê Timão campeão da Libertadores

Torcedora do PSG, modelo francesa Virginie Caprice quer ver Neymar no clube de Paris e garante que Alemanha vencerá a Eurocopa deste ano


O posto de profeta da Eurocopa passou por vários bichos, que acabaram não se consagrando como o polvo Paul na Copa do Mundo de 2010. Contudo, uma modelo francesa está surgindo como forte candidata a ficar com a vaga. A ex-atriz pornô Virginie Caprice vem fazendo previsões escrevendo os resultados no próprio corpo - e rapidamente ganhou destaque em todo o mundo. A pedido do GLOBOESPORTE.COM, a musa topou o desafio de fazer uma foto com o nome do futuro campeão da Libertadores: Corinthians ou Boca Juniors. Na "bola de cristal" de Virginie, o Timão levará a melhor no confronto que começa nesta quarta, na Bombonera, e termina na próxima semana em São Paulo.
Virginie Capric aposta no Corinthians campeão da Libertadores.  (Foto: Arquivo Pessoal)Virginie Caprice posa com biquíni em homenagem ao Brasil  (Foto: Arquivo Pessoal)
Torcedora do Paris Saint-Germain e fã de Ronaldinho Gaúcho, que defendeu o clube em sua primeira experiência na Europa, a modelo espera que a equipe aproveite o bom momento financeiro para investir no jogador mais badalado dos últimos anos: Neymar. A musa garante que as parisienses podem fazer a diferença quando o atacante decidir jogar no Velho Continente.
- Neymar é muito jovem, tem apenas 20 anos e um monte de clubes de olho nele. Espero que venha jogar futebol no Paris Saint-Germain. É verdade que em Paris não há sol como no Brasil, mas há garotas bonitas e sensuais - garantiu em entrevista por e-mail ao GLOBOESPORTE.COM.
Virginie Capric aposta no Corinthians campeão da Libertadores. (Foto: Arquivo Pessoal)Modelo francesa sonha com Neymar no PSG
(Foto: Arquivo Pessoal)
A participação da seleção francesa na Eurocopa - eliminada nas quartas de final pela Espanha - decepcionou Virginie, que não se mostra tão confiante para o Mundial de 2014, que será disputado no Brasil. As prováveis dificuldades em conquistar o bicampeonato fizeram com que a francesa pensasse em uma promessa. Caso os Bleus consigam o título, os moradores do bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, terão um motivo para comemorar.
- Eu acho que a França começa mal na busca pela Copa do Mundo tendo em vista os jogos vergonhosos da Euro, mas, se vencermos, correrei a praia de Copacabana nua gritando "Vive la France" - provocou.
As semifinais da Eurocopa começarão a ser disputadas a partir desta quarta-feira. Espanha enfrentará Portugal, enquanto a Alemanha jogará contra a Itália na quinta. A musa, claro, deu seu palpite sobre quem serão os finalistas e sobre quem vencerá a competição.
- Segundo minhas previsões, a final da Euro será entre Alemanha e Espanha e a Alemanha vai ganhar com 100% de certeza.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...