quinta-feira, 21 de junho de 2012

CLASSICOS

Com a classificação para a final da Taça Libertadores, Tite e diretoria seguem deixando o Campeonato Brasileiro de lado

Por Carlos Augusto FerrariSão Paulo
163 comentários
O Corinthians usará reservas no clássico contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Com o desgaste físico após a classificação à final da Taça Libertadores, conquistada no empate por 1 a 1 com o Santos, quarta-feira, no Pacaembu, o técnico Tite quer evitar perder jogadores considerados titulares para as finais do torneio continental, que serão disputadas a partir da próxima quart-feira, contra Universidad de Chile ou Boca Juniors.
- Se tivéssemos perdido para o Santos, tomaríamos pau. Mas não dá para ter as duas coisas (competições) ao mesmo tempo. Você precisa priorizar – admite Tite.

A direção segue a mesma linha de pensamento do treinador, apesar de o clássico ser contra o maior rival. Como tem chances de avançar à final da Copa do Brasil, o Palmeiras também pode escalar seus reservas no fim de semana.
Tite Corinthians x Santos (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Tite diz que não dá para utilizar titulares nas duas competições (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
O Corinthians nunca escondeu a prioridade pela Libertadores. Desde a primeira fase, Tite vem alternando as formações de acordo com análises do departamento médico sobre a condição física do grupo. Com o início do mata-mata, os titulares foram usados somente duas vezes no Brasileirão (na derrota para o Atlético-MG, por 1 a 0, e no empate com o Figueirense, 1 a 1), torneio no qual o Timão é lanterna, com apenas um ponto conquistado em 15 possíveis.

CORINTHIANS

Goleiro faz sua estreia pela Lusa neste sábado, contra o Tricolor. Em 1999, pelo Corinthians, Dida fez história ao defender dois pênaltis de Raí

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
9 comentários
29 de novembro de 1999: uma data, sem dúvida, histórica para o goleiro Dida. Em jogo válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano, ele defendeu dois pênaltis do são-paulino Raí, ajudando o Corinthians a dar o primeiro passo rumo à decisão do torneio, do qual se sagraria campeão contra o Atlético-MG. Neste sábado, às 18h30m, no estádio do Canindé, ele faz sua estreia pela Portuguesa justamente ante o Tricolor, de quem ele diz acumular apenas boas lembranças.
– O São Paulo com certeza me traz boas recordações. Tive boas atuações contra eles, mas é um outro momento da minha carreira. Tenho muita força de vontade e acredito que ainda posso contribuir bastante para o futebol. Meu contrato vai até o final do ano, mas isso não quer dizer que, depois, tudo acaba – afirmou, esperançoso, o reforço rubro-verde.
Aposentado em 2010, quando fez suas últimas partidas pelo Milan-ITA, Dida, hoje com 38 anos, decidiu enfrentar as dificuldades e voltar à Portuguesa após dois anos parado. Embora tenha mantido a prática de atividades físicas no período, o condicionamento para entrar em campo ainda não é o ideal. O experiente arqueiro tenta substituir o vazio deixado por Wéverton, destaque em 2011 e transferido para o Atlético-PR em maio.
Apesar da má fase da Portuguesa, que já se estende desde o início da temporada (a equipe acabou rebaixada no Paulistão e eliminada precocemente da Copa do Brasil), Dida quer ganhar novos títulos em seu retorno ao futebol. Com a camisa rubro-verde? Ele não descarta a possibilidade.
– Meu objetivo maior é conquistar. Estou aqui justamente para isso. Sempre fui um jogador dedicado e voltado às conquistas. Não sei o que vai acontecer no decorrer do Brasileiro. Nossa equipe está em evolução, sempre buscando algo a mais, acho que podemos almejar algo grande – disse.
O currículo de títulos de Dida é extenso. Ganhou o Mundial de Clubes por Corinthians e Milan, a Libertadores da América e quatro Mineiros pelo Cruzeiro, duas Copas do Brasil, por Timão e Raposa, duas Ligas dos Campeões e um Italiano pelo Milan, entre outros vários canecos. Pela Seleção, ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
Dida, goleiro da Portuguesa (Foto: Cássio Barco/Globoesporte.com)Após dois anos, Dida vai voltar aos gramados neste sábado (Foto: Cássio Barco/Globoesporte.com)

CORINTHIANS

Lucas, que trabalha no estacionamento do Timão, diz que não entendeu direito o lance. 'Quando percebi, já estava no chão'

Por Gustavo SerbonchiniSão Paulo
386 comentários
Gandula que se chocou com jogador do Santos em partida contra o Corinthians (Foto: Ernesto Rodrigues / Agência Estado)Gandula ficou caído no chão, mas não se feriu
(Foto: Ernesto Rodrigues / Agência Estado)
O gandula que foi empurrado pelo volante Adriano, do Santos, durante o clássico entre Peixe e Corinthians, na última quarta-feira, pela semifinal da Taça Libertadores, no Pacaembu, disse que não vai prestar queixa contra o santista. Lucas, que trabalha no estacionamento do Parque São Jorge, afirma não ter entendido direito o que aconteceu.
– Não vi. Fui repor a bola e ele me empurrou. Nem vi como foi. Quando percebi, já estava no chão. Fui orientado pelo quarto árbitro para repor a bola onde ela saiu. Não segurei demais, não. Apesar de ser corintiano, aqui dentro eu sou profissional. Não cheguei a ir à delegacia e não devo ir – afirmou.
No lance, Adriano foi para cima de Lucas para retomar a bola, mas acabou agredindo o gandula com um empurrão. O funcionário do Timão ficou caído no chão durante algum tempo, mas não se feriu.

CORINTHIANS

Autor do gol da classificação contra o Santos, armador tenta dormir após o jogo, mas não escapa da marcação dos filhos Lucas, Mateus e Davi

Por Carlos Augusto FerrariSão Paulo
48 comentários
A euforia dos corintianos nas ruas contrastou nesta quinta-feira com a tranquilidade de um dos destaques da inédita classificação para as finais da Taça Libertadores. Danilo, autor do gol do empate contra o Santos, no Pacaembu, curtiu mais um dia de herói longe da badalação e da felicidade que tomou conta dos alvinegros. Mesmo avesso ao estrelato, o armador não escapou de uma "festa" feita em casa pelos três filhos fanáticos por futebol.
O meio-campista é pai de um trio da pesada: Lucas (dez anos), Mateus (seis) e Davi (dois). Como chegou do jogo somente na madrugada, Danilo tentou tirar toda a manhã para dormir e recuperar a energia perdida no gramado, mas não conseguiu fugir da empolgação da criançada.
– Foi complicado para dormir. Saí do doping quase 2h e fui dormir bem tarde. Quando era umas 10h, o Davi me acordou falando "papai gol", querendo assistir ao gol várias vezes. Fiquei em casa com a família, todo mundo alegre e comemorando a classificação.
Foi muito bom, mas já passou. A euforia tem de ficar com o torcedor. Nós não ganhamos nada"
Danilo
Com um jogador de futebol em casa, os garotos tentam seguir os passos do pai e já sonham com a carreira de profissional. Lucas, o mais velho, já mostrou habilidade em alguns treinos do Corinthians. O problema acontece apenas quando eles começam a exibir o talento em meio aos objetos de decoração
– Acho que tem umas 50 bolas em casa. Eles ficam jogando e quebram todas as coisas (risos).
Danilo garante que não se estressa com a bagunça. Dentro de campo, ele comprova toda a tranquilidade. Mesmo em jogos nervosos, o armador nunca perde a paciência, fator que vem sendo decisivo para o Corinthians seguir em alta na Taça Libertadores. Em seis partidas em casa, ele fez quatro gols.
– Isso é de natureza, a família da minha mãe é assim. Eu sempre fui assim e não tenho motivo para mudar. Sempre lidei com as situações da mesma forma, sejam boas ou ruins.
Danilo, Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Danilo, em entrevista coletiva no CT do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
A calma faz a euforia passar longe do meio-campista, ainda mais agora que o Timão está pela primeira vez em uma decisão da Libertadores.
– Foi muito bom, mas já passou. A euforia tem de ficar com o torcedor. Nós não ganhamos nada

EUROCOPA 2012

Com um gol do craque no segundo tempo, lusos avançam para a próxima fase e aguardam vencedor do duelo entre França e Espanha, no próximo sábado

Por GLOBOESPORTE.COMVarsóvia, Polônia
229 comentários
Foram 90 minutos de inúmeras tentativas de vencer o goleiro Petr Cech. Mas bastou apenas uma cabeçada certeira de Cristiano Ronaldo aos 33 minutos do segundo tempo para garantir Portugal nas semifinais da Eurocopa 2012. Assim como na vitória por 2 a 1 sobre a Holanda, no último domingo, CR7 resolveu para os lusos. Com um gol do atacante, os portugueses venceram a República Tcheca por 1 a 0, em Varsóvia, e se garantiram na próxima fase.
Portugal agora aguarda o vencedor de França e Espanha, que vão se enfrentar no sábado, em Donetsk, para conhecer o seu adversário nas semifinais, às 15h45m (de Brasília). A TV Globo, o Sportv e o GLOBOESPORTE.COM transmitem a partida ao vivo.
A semifinal entre Portugal e o vencedor de França e Espanha acontecerá na próxima quarta-feira, também na Donbass Arena, na Ucrânia. Essa é quarta vez na história que a equipe chega entre as quatro melhores seleções do torneio (1984, 2000, 2004 e 2012).
Cristiano Ronaldo comemora gol de Porttugal (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo decidiu novamente a favor de Portugal (Foto: AFP)
Estiloso, CR7 por pouco não coloca Portugal em vantagem na etapa inicial
Superstição ou não, Cristiano Ronaldo entrou na etapa inicial com o cabelo engomado, todo para trás. Assim, ele encerrou o jogo que garantiu Portugal nas quartas de final da Euro, no triunfo por 2 a 1 sobre a Holanda, no último domingo. E foi desta maneira que atuou durante os 90 minutos do confronto diante da República Tcheca. 
O estilo surtiu efeito diante dos holandeses e funcionou apenas na etapa final diante dos tchecos. Não foram poucas as oportunidades. Na primeira etapa, uma bola na trave, uma finalização de bicicleta e muita luta durante todo o confronto. A primeira chance aconteceu aos 24. CR7 foi lançado dentro da área, mas antes de finalizar fez falta em um rival.
Enquanto Portugal dependia de Cristiano Ronaldo, a República Tcheca até rondava o gol de Rui Patrício, mas sem assustar de fato os lusos. Aos 32, quase um golaço do astro português. Raul Meirelles lançou para a área e o jogador acertou uma bela bicicleta. A bola saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, o atacante cobrou falta e quase acertou o gol de Cech.
Cristiano Ronaldo- Rep. Tcheca X Portugal (Foto: Agência Reuters)Cristiano Ronaldo quase marcou um golaço de bicicleta (Foto: Agência Reuters)
No último suspiro do primeiro tempo, o lance mais bonito de Ronaldo. Em mais um passe de Raul Meirelles, CR7 dominou no peito, girou tirando dois defensores do seu encalço e ficou de frente para Cech. Ele soltou a bomba e a bola beliscou a trave. Tudo aconteceu sob o olhar atento dos ídolos portugueses Eusébio e Luís Figo e de alguns familiares.
Cristiano Ronaldo resolve no segundo tempo
O cabelo voltou o mesmo. E o futebol também. Cristiano Ronaldo seguiu ditando o ritmo de Portugal na partida. E logo aos três minutos acertou a trave de Cech. CR7 cobrou falta da entrada da área e por pouco não abriu o marcador.
A pressão lusa seguiu em Varsóvia. Mas desta vez, Nani foi quem testou Cech. Aos 12, o português soltou a bomba e o goleiro fez uma ótima intervenção. No lance seguinte, Hugo Almeida foi acionado na área e testou de cabeça para as redes da República Tcheca. O árbitro Howard Webb assinalou impedimento e anulou o lance.
O segundo tempo era um jogo de ataque contra defesa. A todo instante Cech era testado em chutes de longa distância. Aos 19, João Moutinho arriscou e o arqueiro voltou a fazer uma ótima defesa. No lance, Nani se atirou no chão para evitar ser atingido pela bola.
Assim como CR7, Nani era outro destaque de Portugal e criava os principais lances da equipe lusa. Aos 28, o atacante recebeu passe de Raul Meirelles e pressionado chutou por cima do gol de Cech, que já estava batido e não conseguiria chegar na bola.
Cristiano Ronaldo comemora gol de Porttugal (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo manda recado pelas câmeras de transmissão da partida (Foto: Reuters)
A pressão de Portugal surtiu efeito. Aos 33, João Moutinho tabelou com Nani e recebeu pelo lado direito da grande área. O apoiador cruzou com capricho e encontrou Cristiano Ronaldo na marca do pênalti. CR7 testou para o chão e venceu Cech: 1 a 0. Na comemoração, o jogador apontou para o próprio peito e gritou na direção dos torcedores: "eu sou f...".
Na arquibancada, Luís Figo e Eusébio não contiveram a alegria ao ver o tento do craque português. Mesmo com o gol, Portugal seguiu atacando os rivais, que passaram a buscar o empate com mais vontade. No fim, os lusos comemoraram a classificação.
REPÚBLICA TCHECA 0 X 1 PORTUGAL
Cech, Selassie, Kadlec, Sivok e Limbersky; Plasil, Hübschman (Pekhart), Jirácek, Darida (Rezek) e Pilar; Baros.Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles (Rolando) e João Moutinho; Nani (Custódio), Cristiano Ronaldo e Postiga (Hugo Almeida)
Técnico: Michal BílekTécnico: Paulo Bento
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 33 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Limbersky (República Tcheca); Nani e Miguel Veloso (Portugal)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Auxiliares: Michael Mullarkey (Inglaterra) e Sander van Roekel (Holanda)
Local: Estádio Nacional, em Varsóvia (Polônia)

NOTICIAS

Jovens suecos jogam videogame no telão gigante de estádio de futebol

qui, 21/06/12
por redação |
categoria Sem categoria
Todo aficionado por videogame já ouviu a frase: ‘Larga o jogo e vai brincar fora de casa, menino!’. Os jovens suecos da foto abaixo levaram a ordem a sério.
Jogaram uma partidinha de Fifa Soccer no telão gigante do estádio Gamla Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia. O momento de descontração provavelmente ocorreu antes de uma partida da seleção sueca de futebol feminino, como sugerem os carros do patrocinador em volta do gramado, a enorme bandeira desfraldada nas arquibancadas e o carpete com a frase “Ikväll är det vi mot världen”?, algo como ‘Hoje à noite somos nós contra o mundo’.
A partir de outubro, você vai poder jogar Fifa 13 com narração e comentários da dupla Tiago Leifert e Caio Ribeiro. Imagina jogar num estádio!

CORINTHIANS

Clube solicitará à CBF a mudança das datas dos duelos contra Botafogo e Sport. Tite pede que clássico com Palmeiras também seja postergado

Por Carlos A. Ferrari e Gustavo SerbonchiniSão Paulo
106 comentários
Após o empate contra o Santos, a diretoria do Corinthians pedirá já nesta quinta-feira o adiamento de duas partidas do Campeonato Brasileiro em virtude da decisão da Taça Libertadores. O Timão quer postergar os duelos contra Botafogo, no Pacaembu, e Sport, na Ilha do Retiro.

As partidas estão marcadas para os dias 30 de junho e 8 de julho, pelo primeiro turno do torneio nacional. As finais da Libertadores, contra Universidad de Chile ou Boca Juniors-ARG, serão disputadas nos dias 27 de junho e 4 de julho.

O técnico Tite gostaria até que o clássico contra o Palmeiras, domingo, no Pacaembu, também fosse adiado. A direção, porém, entende que não conseguirá a troca, já que o Estatuto do Torcedor prevê que a solicitação seja feita com dez dias de antecedência. O Verdão enfrenta o Grêmio, nesta quinta-feira, em Barueri, e pode avançar à final da Copa do Brasil.

- Transfiram os jogos. O Palmeiras vai jogar quinta-feira, menos de 72h para o clássico. Não dá tempo de recuperação. Tem cara que está demolido aqui. É questão de bom senso, as duas equipes estão chegando – disse o comandante.

A esperança do Corinthians está em a CBF repetir o que fez no ano passado. Antes da decisão da Taça Libertadores, a entidade adiou quatro partidas do Santos pelo Brasileirão.

- Mais do que termos legais, é o bom senso. Isso está acima do legal. Estamos chegando em uma final, o torcedor vai compreender – reforçou Tite.
Tite Corinthians x Santos (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Tite no comando do Corinthians, contra o Santos, no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

CORINTHIANS

Treinador diz que Corinthians mereceu a classificação, mas que a ficha ainda não caiu sobre estar na final da Taça Libertadores pela primeira vez

Por Carlos A. Ferrari e Gustavo SerbonchiniSão Paulo
75 comentários
Tite teve uma mistura de sentimentos durante a entrevista coletiva após o empate contra o Santos por 1 a 1 e a inédita classificação para a final da Taça Libertadores. Entre os elogios ao desempenho da equipe para chegar à decisão, o treinador deixou escapar frases engraçadas que já viraram marca no novo perfil do comandante alvinegro.
Logo na primeira pergunta, Tite já exalava felicidade pelo comportamento da equipe nas duas partidas diante do Peixe. Mesmo com a igualdade em casa, o treinador exaltou a disposição do grupo para buscar o gol no início do segundo tempo e anular o adversário.
– Eu quero comungar ao torcedor corintiano essa alegria de poder participar de um grupo que não conquistou nada, mas que foi melhor em 180 minutos e por isso se classificou. É também para a direção, ao grupo de funcionários que abraçam a causa e para a comissão técnica extraordinária que tenho. É para minha família linda. Essa é a felicidade maior. Merecemos em 180 minutos, jogando.
Numa análise fria do que aconteceu em campo, Tite reconheceu que o Corinthians esteve abaixo no primeiro tempo, quando sofreu o gol de Neymar, mas destacou a mudança de comportamento para a reação na etapa final.
– Retardamos demais a marcação. Eu pedia para adiantar. O Santos botou volume, mas não me lembro de uma defesa do Cássio. Voltamos organizados no segundo e conseguimos uma jogada de profundidade. Trouxe o Danilo para o lado e tivemos volume e posse de bola. O Rafael fez defesas importantes.
Sem querer falar da arbitragem, o técnico acredita que o Timão não sofreria o gol de Neymar se Ralf estivesse participando da jogada. Pouco antes, o jogador dividiu com Alan Kardec pelo alto e caiu no gramado com um corte na cabeça, não podendo seguir no lance.
– Dificilmente tomaríamos o gol se o Ralf estivesse em campo. Isso está muito claro para mim – disse.
A bronca com o trio de arbitragem, porém, às vezes, era esquecida para falar sobre o que ele vivenciou em campo.
– Pqp, que baita clássico! Qualidade técnica dos dois lados. Tem muita coisa boa para falar!
Apesar das respostas sobre a partida, Tite reconheceu que ainda não conseguiu dimensionar o tamanho do feito de levar o Corinthians à primeira decisão de Libertadores em sua história. A primeira dele também.
– Não (caiu a ficha). Só vou ter a emoção da coisa quando pegar meus filhos e minha esposa e tomar uma caipira (mostra com as mãos) desse tamanho (risos) – brincou.
Mas a comemoração não vai parar na caipirinha...
– Sei que muita gente vai namorar melhor hoje. Quando vence, o cara namora melhor, janta melhor, vai ficar com o filho mais legal, passar um dia mais legal (risos) – disse.
Tite Corinthians x Santos (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Tite orienta os jogadores no clássico contra o Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...