sexta-feira, 27 de julho de 2012

BRASILEIRAO 2012



No Independência, time comandado pelo técnico Cuca derrota
o desfalcado Peixe, que retorna para a zona de rebaixamento

  • arbitragem
    Impedimentos
    Dois gols anulados, um em cada tempo do jogo, detonaram a ira da torcida atleticana que lotou o Independência. O primeiro de Jô, na etapa inicial, e depois no gol do meia Bernard, no segundo tempo.
  • nome do jogo
    Marcos Rocha
    O lateral-direito Marcos Rocha teve atuação fundamental na vitória, participando dos gols do Atlético-MG. Foi dele o cruzamento para Danilinho abrir o placar e para Réver ampliar a vantagem do Galo.
  • lance capital
    25 do 2º tempo
    A boa defesa de Victor aos 25 minutos da etapa final - tirou com a ponta dos dedos a cabeçada de Henrique - salvou o que poderia ter sido o gol que diminuiria a diferença e daria ânimo extra ao Santos. 
Quando a fase é boa, até polêmicas e erros de arbitragem são superados. O Atlético-MG venceu o Santos por 2 a 0, na noite desta quinta, no Independência, não precisou dos dois gols anulados por impedimentos polêmicos durante a partida e voltou à liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Danilinho e Réver colocam o Galo novamente na ponta da tabela, com 31 pontos, já que o Vasco havia vencido o Botafogo e dormiu na liderança, com 29, de quarta para quinta-feira.
Com um futebol envolvente e rápido, os comandados de Cuca conquistaram a sétima vitória consecutiva, e o Galo, a cada partida, se consolida ainda mais como verdadeiro candidato a uma vaga na Libertadores e, possivelmente, o título da competição. O Santos, bastante desfalcado e sem as estrelas Neymar e Ganso, atuou como time comum, com Muricy Ramalho abusando dos jogadores de marcação. O Peixe volta à zona de rebaixamento, com apenas dez pontos, na 18ª colocação.

Na próxima rodada, o Galo vai até o Rio de Janeiro, onde encara o Fluminense, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. No mesmo dia, o Santos recebe a Ponte Preta na Vila Belmiro, a partir das 18h30m.
Danilinho gol Atlético-MG (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)Danilinho comemora o primeiro gol do Atlético-MG, marcado por ele (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)
A equipe de Muricy Ramalho contava com muitos desfalques e, com uma linha defensiva de cinco jogadores, chegando a seis, se virava para conter as investidas atleticanas logo nos primeros minutos. O jogo começou movimentado até que, aos 13 minutos, o bandeirinha José Carlos Dias Passos chamou para si a responsabilidade de anular um gol de Jô após lançamento primoroso de Ronaldinho Gaúcho. O árbitro apitou, mas o auxiliar assinalou impedimento inexistente do atacante do Galo.

O tempo era inimigo do Atlético-MG, amplamente favorito por conta do bom momento e, claro, devido às ausências do adversário. A impaciência da torcida por conta da arbitragem parecia ser transmitida para a equipe mineira, que errava no posicionamento e ficava constantemente em impedimento.

O Santos quase aproveitou para estragar a festa da torcida do Galo. Aos 37, Bruno Peres aproveitou desvio de cabeça e conseguiu acertar o travessão. O lance parece ter acordado os donos da casa, que retribuíram na trave de Aranha após chute do lateral-direito Marcos Rocha, quase sem ângulo, dois minutos depois.

E se precisava de algo diferente para agitar ainda mais os torcedores, o Galo fez. Depois de boa jogada do volante Pierre pela direita, Marcos Rocha foi pela esquerda e cruzou para Danilinho chutar e soltar o grito de gol no Independência. Foi o quinto gol do meia, que tornou-se artilheiro do time na competição.

A revolta dos atleticanos com a arbitragem era tão grande que alguns torcedores do Galo no estádio não gritaram gol, mas xingaram bastante o trio do apito. O placar parcial fez justiça à equipe que tomou a iniciativa desde o início da partida.
Mais um
Na etapa complementar, o placar favorável tranquilizou o Galo, que começou arrasador. Danilinho e Bernard perderam boas chances de ampliar o marcador ao chutar rente à trave de Aranha. E o Galo teve mais um gol anulado de forma polêmica. Bernard completou para o gol um passe de Marcos Rocha. Ele estava na mesma linha da zaga, mas Roberto Braatz invalidou o lance.
Muricy resolveu mudar, e João Pedro deu lugar ao atacante Victor Andrade. A intenção do treinador do Peixe era povoar mais o ataque santista, já que Bill lutava sozinho contra a defesa do Galo.

Mas o líder do Campeonato Brasileiro mostrou que vive em estado de graça. Marcos Rocha, responsável direto pelo primeiro gol, roubou a bola de Léo, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Leonardo Silva. Aranha defendeu, e a bola sobrou para Réver empurrar para as redes. Delírio no Independência. O jogo seguiu com o Galo perdendo chances no contra-ataque, e o Santos, esporadicamente, tentando sem sucesso chegar ao gol de Victor
.

BRASILEIRAO 2012



Rubro-Negro cria poucas chances diante de rival que está na zona da degola e acaba o jogo hostilizado. Lusa chega a acertar o travessão

  • deu certo
    três zagueiros
    O técnico Geninho optou por retomar o esquema com três zagueiros (Valdomiro, Gustavo e Rogério)  e foi feliz. O Flamengo poucas chances claras de gol criou ao longo da partida desta quinta-feira.
  • estatística
    passes
    O Flamengo errou um total de 39 passes durante a partida, contra 29 do rival. O time rubro-negro conseguiu 13 finalizações no jogo, contra 11 da Lusa. Fora três chances de gol para cada time.
  • arbitragem
    um amarelo
    O árbitro Ricardo Marques Ribeiro exibiu só um cartão ao longo de todo o jogo. Foi para Valdomiro, da Portuguesa. O time paulista reclamou um pênalti no primeiro tempo. O lance foi polêmico.
O Flamengo trocou de treinador, mas não de rotina no Campeonato Brasileiro. Após a demissão de Joel Santana, Dorival Júnior estreou nesta quinta-feira à frente do Rubro-Negro, contra a Portuguesa, no Engenhão, mas o que se viu foi uma atuação ruim do time carioca. Ao fim dos 90 minutos, a Lusa, apesar de também não jogar bem, foi quem esteve mais perto do gol, mas o placar não foi alterado: 0 a 0. A torcida rubro-negra, que no último jogo em casa, diante do Corinthians (derrota por 3 a 0), virou as costas para o campo, desta vez chamou o time de sem-vergonha.
Com o resultado, o Flamengo voltou ao décimo lugar na tabela de classificação, agora com 16 pontos.
- Todo mundo aqui tem vergonha na cara. A torcida tem todo o direito de protestar, o time não ganhou, ela pode protestar. Sempre entro em campo com o pensamento de marcar. Hoje eu tive uma chance, mas não consegui - disse Vagner Love, que chegou a sete jogos sem marcar.
A Portuguesa passou a ser a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento, com dez pontos ganhos após 12 rodadas.
- Acho que, sem modéstia, a gente deixou de ganhar do Flamengo aqui. Vai ser difícil pegar o Flamengo tão debilitado como hoje. O time marcou bem, criou muitas chances, o Flamengo praticamente não criou oportunidades. A Portuguesa repetiu hoje o que vem fazendo no campeonato inteiro, dominando o jogo, criando chances e não fazendo os gols - avaliou o técnico Geninho.
O próximo compromisso dos cariocas no Brasileiro é neste domingo, contra o São Paulo, no Morumbi. No mesmo dia, a Lusa recebe o Náutico, no Canindé.
Lusa é melhor no primeiro tempo
Dorival Júnior estreou à beira do campo sem comandar qualquer treino, e o time que escalou foi o treinado pelo auxiliar Jaime de Almeida ao longo da semana. Como novidade, o retorno de Welinton como companheiro de zaga de González e a entrada de Mattheus no lugar de Renato, no meio. O jovem deu suporte aos homens de frente, Adryan e Vagner Love.
No lado da Portuguesa, depois de empatar com o Corinthians num esquema com dois beques de área, o técnico Geninho resolveu optar por escalar novamente um sistema com três zagueiros: Valdomiro, Gustavo e Rogério. No meio, três volantes, dois alas e um homem de criação. O único atacante do esquema foi Ricardo Jesus.
Vagner Love Flamengo x Portuguesa (Foto: Alexandre Loureiro / VIPCOMM)Love tenta cabeçada: atacante chega a sete jogos sem marcar (Foto: Alexandre Loureiro / VIPCOMM)
O Flamengo começou animado e chegou a dar a impressão de que tinha condição de mandar no jogo. Logo aos 6, Adryan disparou pela direita e cruzou para Vagner Love na área. A cabeçada, entretanto, saiu nas mãos de Dida.
A Portuguesa, entretanto, não se acanhou e tratou de buscar seu espaço na partida. O ala Luis Ricardo, com muito espaço pela direita, tirou o sono da defesa rubro-negra. Até a metade do primeiro tempo, o time paulista colecionou chances para abrir o placar. Foram pelo menos quatro. Na melhor delas, Ricardo Jesus carimbou o travessão de Paulo Victor.
Houve ainda um lance polêmico a favor da Lusa na etapa inicial. Após confusão na grande área, Héverton preparava-se para concluir quando Welinton fez carga por trás, tirando a bola. A arbitragem entendeu que o lance foi legal e mandou seguir, mas os jogadores da Portuguesa reclamaram de pênalti.
No lado do Flamengo, antes do intervalo, acumularam-se jogadas sem sucesso e tentativas frustradas. A melhor chance de gol se deu aos 29 minutos. Após falta batida em elevação para a área, Vagner Love, em posição legal, recebeu absolutamente livre dentro da pequena área, mas emendou por cima do travessão e perdeu gol feito.
Renato no lugar de Ibson
Na volta para o segundo tempo, o Flamengo foi a campo com uma modificação: Ibson deu lugar a Renato. O veterano entrou com a incumbência de melhorar a marcação pelo setor esquerdo, que no primeiro tempo foi muito utilizado pelo ataque da Portuguesa.
Embora o Flamengo tenha melhorado timidamente, a Lusa seguiu sendo perigosa quando ia à frente. O time da casa, na base da vontade, tentou criar chances, mas somente aos 14 minutos conseguiu um lance de perigo. Mattheus recebeu na meia-lua e bateu de chapa, procurando o ângulo direito de Dida. Mas a bola foi para fora.
Foi o último lance do filho de Bebeto na partida. Ele saiu para a entrada de outro jovem, Thomás, que não jogava desde abril, pelo Campeonato Carioca. O meia entrou empolgado e fez logo uma boa jogada, que resultou em escanteio. Ele pediu apoio da torcida com as mãos, e a galera correspondeu.
Leo Moura, Flamengo x Portuguesa (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Léo Moura tenta se livrar da marcação de Marcelo Cordeiro (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Aos poucos, o ímpeto da arquibancada diminuiu. Embora com menos posse de bola, a Portuguesa conseguiu em boa parte do tempo não correr riscos. Quando ia à frente, o perigo sempre rondava a defesa rubro-negra. A Lusa teve uma falta perto da área do Fla, aos 22, mas Ricardo Jesus bateu rasteira, com pouca força, e Paulo Victor defendeu.
Aos 26 minutos, Dorival Júnior, após consultar o auxiliar Jaime, queimou sua última substituição: Adryan saiu para a entrada de Bottinelli. O panorama do jogo, porém, pouco mudou. A Portuguesa, com boas trocas de passes, seguiu no controle, porém sem criar grandes chances. O Flamengo, perdido, esbarrava na defesa do time paulista.
A partir dos 30 minutos, Geninho começou a fazer suas mexidas. Primeiro saiu Ricardo Jesus para a entrada de outro atacante, Diego Viana. Depois, Henrique tomou o lugar de Héverton. Com novo sangue, a Lusa ainda deu um último gás e teve chances com Luis Ricardo, que bateu fraco, e Diego Viana (cabeçada para fora), mas o zero não saiu do placar.
No fim, a torcida do Flamengo, irritada, cantou "vergonha, vergonha, time sem-vergonha" e vaiou muito os jogadores. Foram 8.184 presentes (5.732 pagantes, para uma renda de R$ 145.875)
.

BRASILEIRAO 2012



Verdão pressiona por mais de 60 minutos, mas é castigado com dois gols
do artilheiro: 2 a 0. Na estreia de Caio Júnior, Tricolor ultrapassa o rival

  • nome do jogo
    Souza

    Decisivo, o centroavante fez dois gols, um deles de pênalti, e acabou com o Palmeiras. Na comemoração, tirou sarro da torcida alviverde.
  • arbitragem
    A. Schneider

    O pênalti de Artur em Lulinha foi polêmico - os dois se enroscaram, e o jogador do Bahia caiu na área. No fim, expulsou Felipão.
  • lance capital
    23 do 2ºT

    Lulinha sofre pênalti, e Souza, com categoria, abre o placar para o Bahia. A partir daí, o Palmeiras se perdeu em campo.
O futebol dá chances para todos, inclusive para quem anda desacreditado e quer dar a volta por cima. Em um jogo amplamente dominado pelo Palmeiras, foi o Bahia quem achou a redenção. O time baiano venceu por 2 a 0 na Arena Barueri, nesta quinta-feira, e deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão para trás. O herói não poderia ser outro. Com apenas um gol no campeonato, o polêmico Souza fez o dobro em um período de 13 minutos e deu a vitória ao estreante técnico Caio Júnior. Mas não poderá estar em campo nas próximas quatro partidas.
Souza levou o Bahia aos 11 pontos, fora da zona da degola, mas uma suspensão do STJD vai tirá-lo do time nos próximos quatro compromissos. Tudo por causa de uma cotovelada em Antônio Carlos, do Botafogo. De qualquer forma, Caio Júnior terá mais tranquilidade para iniciar seu trabalho, que não é fácil. Ainda falta muito para o Tricolor se tornar um time sólido.
O Verdão criou, criou, teve a volta de Hernán Barcos, mas nem assim conseguiu sair do zero. Com dez pontos, o time é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Ainda é cedo, claro, mas a preocupação já existe pelos lados da Arena Barueri.
O Alviverde reclamou muito do pênalti que originou o primeiro gol do Bahia, e Felipão foi expulso no fim da partida. A arbitragem do carioca Antônio Schneider foi polêmica.
Na próxima rodada, o Palmeiras vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Estádio Independência. No mesmo dia, o Bahia recebe o Corinthians em Pituaçu, às 16h.
Gil e Mazinho, Palmeiras x Bahia (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)Gil e Mazinho disputam jogada no primeiro tempo da partida (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)
Obina tenta, Bahia assusta
Obina é o bom baiano, boa gente, sorridente. Mas quando vê o Bahia pela frente, ele parece se transformar – foi formado no rival Vitória e conhece bem o Tricolor. Os primeiros dez minutos do atacante foram primorosos: cruzamento após jogada pela ponta, toque para deixar João Vitor na cara do gol, passe de calcanhar e gol anulado por falta em Marcelo Lomba. Os companheiros no banco de reservas se levantaram para ver mais de Obina, na expectativa de um gol. Um deles era Barcos, que começou como suplente por estar voltando de uma cirurgia.
Com Caio Júnior, este Bahia ficou mais combativo, forte na marcação, um jogador cobrando muito o outro. A principal mudança foi no setor ofensivo, com Ciro ganhando vaga para atuar ao lado de Souza, e Zé Roberto se aproximando muito dos atacantes. Mais pela esquerda, como terceiro homem de meio-campo, Kleberson teve liberdade para avançar. Depois de sofrer por metade do primeiro tempo, o time visitante passou a assustar.
Foram duas chances reais do Bahia, ambas em erros do Palmeiras na saída de bola, aos 23 e aos 36 minutos. O contra-ataque afiado só não funcionou porque Kleberson, nas duas vezes, quis caprichar demais e errou o alvo. Foi o suficiente para Luiz Felipe Scolari levantar do banco de reservas e esbravejar. Pediu mais atenção de Henrique e Márcio Araújo, e fez o primeiro colar em Zé Roberto.
Depois do ajuste, o Verdão voltou a impor seu ritmo. Ainda faltou muito para chegar ao gol, já que Daniel Carvalho e Mazinho não entraram tanto no jogo. Na única boa bola de Daniel, passe perfeito para Obina na cara do gol. O bom baiano errou de onde não costuma perder. Mesmo assim, deixou o campo no intervalo com o nome gritado pela torcida. Coisas de quem tem moral.
Souza, Palmeiras x Bahia (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)Souza comemora o primeiro gol do Bahia e provoca palmeirenses (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)
Pressão alviverde e gols... do Bahia
Durante a semana, Felipão costuma fazer alguns treinos de ataque contra defesa. Parecia o caso no início do segundo tempo. A entrada de Maikon Leite no lugar de Daniel Carvalho mudou a configuração, e também a velocidade do jogo. O Bahia se retraiu com as duas substituições que fez: Magno e Diones nas vagas de Kléberson e Gil. E apenas tentou segurar a enorme pressão alviverde.
Pressão que ficou ainda maior com a entrada de Barcos, logo aos cinco minutos. O Pirata substituiu João Vitor, lesionado, e foi para a área. Atrás dele, Maikon pela esquerda, Mazinho no meio e Obina pela direita, como havia treinado na quarta-feira. Este último, porém, logo deixou o campo cansado, para a entrada de Patrik, aos 14. Entre a chegada de Barcos e a saída de Obina, foram nove minutos de loucura nas arquibancadas.
Apesar de jogar bem melhor, o Palmeiras não conseguiu traduzir a posse de bola em gols. Chance real, mesmo, só no belo passe de Barcos para Márcio Araújo, que esbarrou em Marcelo Lomba. Como o jogo era disputado só em uma metade do campo, os espaços sumiram, e não houve criatividade suficiente para furar a retranca baiana. Tanto que Barcos teve de buscar o jogo na intermediária, e Henrique precisou se aproximar da área.
O Bahia jogou por uma bola, e a teve nos pés aos 23 minutos. Castigo para o Verdão. Lulinha, ex-Corinthians, havia acabado de entrar e estava na área tentando se posicionar. Trombou com Artur e sofreu um pênalti que gerou muita reclamação alviverde. Na batida, o artilheiro Souza. Com categoria, ele não deu chances a Bruno e ainda tirou onda na comemoração. A resposta veio com objetos atirados em sua direção. Nenhum acertou o centroavante, que prometeu mais.
No fim, mais do mesmo: Palmeiras pressionando, mas sem saber como. Chutando errado, mostrando afobação e deixando todos os espaços para o contra-ataque. Invocado, Souza voltou a ser protagonista aos 36 minutos: lançamento perfeito de Zé Roberto, toque com categoria do atacante para tirar do alcance de Bruno. A vitória na estreia de Caio Júnior faz o Bahia respirar e terminar a rodada fora da zona de rebaixamento. Já o Verdão se vê ultrapassado pelo rival, e fica mais preocupado com o fantasma da parte de baixo da tabela
.

BRASILEIRAO 2012



Além da obra-prima, Pacaembu teve o maior público e o gol mais perdido da rodada. Na vitória do Galo, tento mal anulado provoca a ira da torcida


 Mesmo após o inédito título da Libertadores, a Fiel continua em lua de mel com o Corinthians. Assim como contra a Portuguesa (empate de 1 a 1), o Pacaembu encheu. Na última quarta-feira, 28.759 torcedores, o maior público da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, viram a vitória do Timão sobre o Cruzeiro por 2 a 0. Segundos antes do apito final, o aniversariante do dia, o volante Paulinho, ainda teve tempo de comemorar com um golaço. Emerson, que poderia ter matado o jogo logo no comecinho do segundo tempo, perdeu um gol incrível. O triunfo levou o time paulista à 11ª colocação do Brasileirão, com 15 pontos ganhos, sendo dez deles conquistados nas últimas quatro rodadas.
No Estádio Independência, um gol mal anulado provocou a ira da torcida atleticana. Aos 13 minutos da etapa inicial, o bandeirinha José Carlos Dias Passos invalidou o tento de Jô após lançamento primoroso de Ronaldinho Gaúcho. Mesmo com o erro da arbitragem, o Atlético-MG venceu o desfalcado Santos por 2 a 0, na última quinta-feira , e segue na ponta da tabela, com 31 pontos. No confronto, Danilinho e Réver balançaram a rede adversária. Além de fazer um dos gols da partida, o sarrafo da rodada também ficou com Danilinho. Com o resultado, o time mineiro soma sua sétima vitória consecutiva na competição.
Após duas derrotas consecutivas, Ponte Preta e Sport ficaram num empate de 1 a 1 no Estádio Moisés Lucarelli, que recebeu o menor público da rodada: foram 4.117 pagantes. Quando o coletivo não vai bem, um time precisa contar com a individualidade para decidir as partidas. O goleiro Magrão, do time pernambucano, foi um verdadeiro paredão no segundo tempo, freando o ataque pontepretano. Em um mesmo lance, fez duas defesas milagrosas e evitou aquele que poderia ser o segundo gol da Macaca aos 34 minutos. As equipes completaram três partidas sem vitória.
 GLOBOESPORTE.COM mostra as estatísticas e os selos da 12ª rodada. Confira!
Pacotão da rodada 12 (Foto: Globoesporte.com)
header golaço (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
No Pacaembu, Paulinho comemorou seus 24 anos e presenteou a torcida corintiana com uma pintura ao marcar o segundo gol do Timão contra o Cruzeiro. No último minuto de jogo, o volante acertou um lindo chute de fora da área e a bola foi na gaveta. O goleiro Fábio ficou batido no lance e apenas observou a redonda morrer no fundo da rede.
header mico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)


No Serra Dourada, o São Paulo perdeu para o lanterna Atlético-GO por 4 a 3 e Willian José deu uma tremenda furada. Aos quatro minutos da etapa inicial, Bruno Cortez levantou na área, o atacante dominou no peito cheio de estilo e errou feio o chute para desespero da torcida tricolor.

 
header erro (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

No Independência, dois gols anulados provocaram a ira dos atleticanos. Em um dos lances, Jô recebeu lançamento de Ronaldinho Gaúcho, invadiu a área e acertou o ângulo do goleiro Aranha. O árbitro apitou, mas o auxiliar número 2 assinalou impedimento inexistente do atacante. Menos mal que o Galo não precisou desse gol para vencer o Santos.
 
header defesa (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Ponte Preta e Sport empataram em 1 a 1, no Moisés Lucarelli, e o goleiro Magrão foi o grande responsável por evitar a derrota para o time paulista. Aos 34 minutos do segundo tempo, o arqueiro praticou duas defesas consecutivas. Na última, ele mostrou elasticidade e operou um verdadeiro milagre

.
header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)

O Corinthians venceu o Cruzeiro por 2 a 0 e o placar poderia ter sido ainda maior. No começo do segundo tempo, o goleiro Fábio saiu jogando errado, a bola bateu na mão de Fábio Santos, mas a infração foi ignorada pela arbitragem. Na sequência, o lateral-esquerdo rolou para Emerson, livre na pequena área e o atacante perdeu uma chance incrível.

 
header sarrafo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Na vitória do Atlético-MG sobre o Santos, por 2 a 0, Danilinho balançou a rede pela quinta vez no Brasileirão e tornou-se artilheiro do Galo na competição. Mas, o meia também foi notado por um lance desleal ao acertar a trava da chuteira no peito de João Pedro, que ficou caído no gramado. O árbitro Antônio de Moraes nem advertiu o atacante pela falta cometida.
header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

No clássico entre Vasco e Botafogo, Carlos Alberto teve boa atuação e levantou a torcida vascaína num lance que por pouco não resultou em gol. Aos 14 minutos do primeiro tempo, o meia deixou os laterais Lucas e Márcio Azevedo sentados no gramado e chutou no canto direito do goleiro Jefferson, mas a bola bateu na trave
.

LONDRES 2012



Jogos de 2012 terão cerimônia de abertura às 17h desta sexta-feira com PauL McCartney, mensagem ecológica e sino gigante


"Não tenhas medo; esta ilha é cheia de sons". A frase de "A Tempestade", de William Shakespeare, inspirou o diretor de cinema Danny Boyle, vencedor do Oscar com "Quem quer ser um milionário?", a criar a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2012. E chegou o dia de apresentar a ideia ao mundo. Os Jogos de Londres serão abertos às 17h (horário de Brasília) desta sexta-feira, em uma festa que deve ter Paul McCartney, mensagens ecológicas, dez mil figurantes e um sino gigante - para espalhar pela capital inglesa os tais sons da ilha de fantasia criada por Boyle.
ensaio da abertura das olimpíadas de Londres (Foto: AP)Estádio Olímpico é o palco da abertura dos Jogos de Londres nesta sexta (Foto: AP)
A expectativa é de que um bilhão de pessoas ao redor do mundo assistam pela televisão à cerimônia no Estádio Olímpico de Londres - O SporTV transmite ao vivo com Milton Leite, Luiz Carlos Jr e a participação especial de Galvão Bueno. O "Conexão SporTV" abre os trabalhos já às 15h.
Galvão Bueno, Milton Leite e Luiz Carlos Jr. (Foto: SporTV.com)Luiz Carlos Jr, Galvão Bueno e Milton Leite farão
transmissão da abertura (Foto: SporTV.com)
Os organizadores espalharam pedidos para que as pessoas não divulgassem detalhes sobre a festa, para causar a maior surpresa possível. Entre informações que vazaram e detalhes que foram revelados, ficou como maior dúvida como será acesa a tocha olímpica.
Dada a crise na Europa, a celebração deve ser menos suntuosa do que em outros Jogos, em especial os de Pequim. Mesmo assim, a promessa é de mensagens emotivas, principalmente aos ingleses. A paisagem campestre do país será lembrada. A organização revelou números curiosos sobre alguns dos participantes da apresentação: 70 ovelhas, 12 cavalos, três vacas, duas cabras, dez galinhas, dez patos, nove gansos e três cachorros.
Em um dos ensaios, a imprensa inglesa sobrevoou o estádio e identificou a representação, no centro do campo, do Rio Tâmisa, uma identidade dos ingleses. O palco terá 15 mil metros quadrados, o equivalente a 12 piscinas de medidas olímpicas. Mas a atração que mais vem chamando a atenção é o sino. Ele tem dois metros de altura e três de largura. Pesa 23 toneladas. Nele, estará inscrita uma frase de "A Tempestade" - justamente a que abre este texto, pelo que informa a imprensa britânica.
estádio olimpico de londres 2012 abertura (Foto: Reprodução/Mail Online)Ensaio mostra representação do Rio Tâmisa (Foto: Reprodução/Mail Online)
Paul McCartney
Serão 204 os países que vão desfilar diante de 80 mil pessoas. A bandeira do Brasil será carregada pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa, medalha de ouro em Atenas 2004. Usain Bolt, o homem mais rápido do planeta, recordista mundial e olímpico, será uma das principais atrações, à frente da delegação da Jamaica.
A cerimônia vai homenagear a cultura britânica não só com a literatura de Shakespeare. É aguardada uma participação do ex-Beatle Paul McCartney, que deve cantar "Hey, Jude", um dos maiores clássicos da banda mais popular de todos os tempos. O grupo de rock Arctic Monkeys também é especulado como atração do evento
.

LONDRES 2012



Coreano Dong Hyun Im, que só enxerga as cores do alvo, supera a própria marca. Daniel Xavier sofre com alça de mira e fica em 51º no ranqueamento


Im Dong-Hyun na prova de tiro com arco em Londres (Foto: Reuters)Coreano bate recorde mundial no tiro com arco
individual em Londres (Foto: Reuters)
Dong Hyun Im tem apenas 10% da visão no olho esquerdo; no direito, 20%. É legalmente considerado cego de uma das vistas. Ao olhar o alvo, enxerga apenas as cores. E isso foi suficiente para que ele se tornasse um dos maiores nomes do tiro com arco. Nesta sexta-feira, dia do ranqueamento dos Jogos Olímpicos de Londres, o coreano superou seu próprio recorde mundial: 699 pontos - em 720 possíveis. O brasileiro Daniel Xavier fez a 51ª colocação, depois de um problema com a alça de mira.

- Estava esperando um lugar mais acima, mas tive um problema antes de começar a prova. A alça de mira estava se movendo um pouco. Só consegui consertar na última série de ensaio. Demorei a entrar na prova, e meu timing também estava diferente, pois estava nervoso - conta o brasileiro.

Daniel somou 653 pontos após disparar as 72 flechas, em 12 séries de seis cada. Vai enfrentar o polonês Rafal Dobrowolski na primeira prova classificatória, que será nesta segunda-feira. O polonês fez 672 pontos: 14° lugar. Quem vencer, se classifica para a segunda fase, com 32 atletas.
Daniel estava no alvo 15. No oitavo, Dong Hyun Im tentava quebrar o próprio recorde mundial. Um dos compatriotas dele, Bubmin Kim, também superou a antiga marca, com 698 pontos. Em maio, Dong fez 696 em uma competição na Turquia. O recorde olímpico - 684 - vigorava desde 1996, com o italiano Michele Frangilli.
Sean Tej Chi, um dos cinco técnicos da equipe coreana, pouco se mobilizou com a façanha. No ranqueamento por equipes, a Coreia do Sul também bateu o recorde mundial, com 2087 pontos em 216 flechas. A França terminou em segundo, com 2021, e a China em terceiro, com 2019.
- Fiquei feliz pelo recorde, mas já era esperado.
Dong e seus colegas de equipe não concedem entrevistas. A tática coreana é blindar os atletas. E minimizar o problema visual do arqueiro.
- Ele só não consegue enxergar bem de perto - conta o técnico.
As provas de classificação do tiro com arco serão na segunda-feira, a partir de 5h (horário de Brasília). Daniel Xavier tenta superar a colocação de Luiz Gustavo Trainini, que não passou da primeira fase nos Jogos de Pequim. A melhor posição de um brasileiro na modalidade em Jogos Olímpicos foi em Moscou, em 1980, quando Renato Emílio, ficou na 27ª colocação. O Brasil não está classificado para a disputa individual feminina ou por equipes em Londres
.

LONDRES 2012



Depois de ter sido chamada para substituir atleta lesionada, ginasta faz o primeiro treinamento com equipe em Londres. A estreia é domingo


Harumi de Freitas ainda parece assustada. Aos 17 anos e a apenas dois dias da estreia olímpica, ela diz estar preparada para o desafio. Nesta sexta-feira, dia da cerimônia de abertura, a ginasta paranaense fez seu primeiro treino com a equipe feminina de ginástica na Greenwich Academy, o centro de treinamento em frente ao local onde vai começar a competir no domingo, em Londres. Harumi chegou à Vila Olímpica na noite de ontem para se juntar à seleção, depois do corte de Adrian Gomes, por causa de uma lesão nas costas.
Durante duas horas, a atleta mais jovem da equipe fez exercícios ao lado de Daniele Hypolito, Bruna Leal, Daiane dos Santos e Ethiene Franco. Harumi conta que levou um susto com a convocação repentina. Ela era a segunda reserva (Ethiene Franco já tinha sido chamada para substituir Laís Souza, que sofreu uma fratura na mão). Haru, como é chamada pelas companheiras de equipe, viajou com o grupo para a aclimatação em Ipswich, na Inglaterra, e, quando se preparava para voltar ao Brasil, recebeu a notícia.
Harumy de Freitas no treino da ginástica em Londres (Foto: Bianca Rothier / TV Globo)Harumi de Freitas faz seu primeiro treinamento com a equipe em Londres (Foto: Bianca Rothier / TV Globo)
- Eu já estava no ônibus, indo para o aeroporto, quando recebi uma ligação. Disseram que a Adrian talvez não pudesse competir e pediram para eu ficar no Crystal Palace até uma decisão ser tomada - contou. 
Adrian Gomes sentiu dores nas costas no treino de quarta-feira. Uma ressonância magnética e uma tomografia computadorizada da coluna revelaram uma lesão numa das vértebras, o que vai exigir entre 6 a 8 semanas de repouso, significando um adeus aos Jogos.
- Quando eu soube, não consegui ficar feliz, estou falando a verdade. Eu fiquei mais triste pela Adrian do que feliz por mim, mas aí todo mundo falou “você tem que pensar que está indo para as Olimpíadas”. Agora estou melhor - confessou.
A equipe brasileira tenta fazer o possível para não deixar o segundo corte em menos de duas semanas abalar o espírito do grupo para as Olimpíadas.
Harumy de Freitas no treino da ginástica em Londres (Foto: Bianca Rothier / TV Globo)Harumi de Freitas treina com as companheiras de equipe (Foto: Bianca Rothier / TV Globo)
- A gente sabe que pode acontecer com qualquer uma. Todo cuidado é pouco, ainda mais às vésperas da competição, mas não podemos entrar na paranoia. Acho que pensar no pior só atrai coisa ruim - afirmou Daiane dos Santos.
Durante a sessão desta sexta-feira, Daiane, Daniele, Bruna e Ethiene chegaram a parar seus exercícios para assistir a uma parte do treino de Harumi, sétima colocada no Mundial Juvenil de 2009. A caçula foi aplaudida pelas colegas.
- A gente ficou assistindo. Ela é muito expressiva, tem uns braços longos, faz uns movimentos muito diferentes. É bonito de ver - disse Daiane
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...