terça-feira, 2 de abril de 2013

LIBERTADORES



Apesar da pressão por parte da direção tricolor, atacante não estará em campo contra o Strongest, em La Paz, nesta quinta-feira


Luis Fabiano no treino do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)São Paulo tem recurso por Luis Fabiano negado, e
atacante será desfalque (Foto: Marcos Ribolli)
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) manteve a punição de quatro jogos de gancho ao atacante Luis Fabiano, apesar do recurso enviado pelo São Paulo na última semana. Assim, o jogador está fora da partida contra o  Strongest, nesta quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Hernando Siles, em La Paz.
Como já cumpriu uma partida na derrota do Tricolor por 2 a 1 para o Arsenal de Sarandí, na Argentina, o atacante ainda terá mais três jogos de gancho – além do confronto com o The Strongest, ele também perderá a partida contra o Atlético-MG, no estádio do Morumbi, marcada para o dia 17 de abril. Caso o Tricolor caia na primeira fase da Libertadores, ele não jogará a primeira partida da Recopa Sul-Americana, contra o Corinthians, no primeiro semestre.
Multado em US$ 5 mil (R$ 10 mil), Luis Fabiano foi punido pela expulsão no empate por 1 a 1 com o Arsenal no estádio do Pacaembu. Ao final da partida, o atacante reclamou com o árbitro colombiano Wilmar Roldán e acabou punido com o cartão vermelho, mesmo após o apito final. A diretoria do clube descartou qualquer punição ao jogador.
A revolta de Luis Fabiano era devido a um suposto pênalti não marcado sobre ele no segundo tempo do confronto com os argentinos. O tropeço em casa, somado à derrota na Argentina, complicou a situação do Tricolor na Taça Libertadores da América.  Na oportunidade, através de sua assessoria de imprensa, o São Paulo afirmou que “respeitava, mas não concordava” com a decisão da Conmebol.
Atualmente, o São Paulo ocupa a segunda colocação do Grupo 3, com quatro pontos ganhos. O líder da chave é o Atlético-MG, já classificado, com 12. O Tricolor disputa uma vaga nas oitavas de final com o Arsenal, que detém a mesma pontuação, mas perde nos critérios de desempate, e com o Strongest, que acumula três pontos.
Luis Fabiano recebe o cartão vermelho no final da partida do São Paulo (Foto: JF Diorio / Ag. Estado)Luis Fabiano é expulso pelo árbitro Wilmar Roldan (Foto: JF Diorio / Ag. Estado)

 

NOTICIAS



Craque deixa jogo no intervalo com lesão muscular e é dúvida para o jogo 
de volta das quartas. Franceses chegam ao 2 a 2 aos 48 do segundo tempo


Paris Saint-Germain e Barcelona experimentaram diferentes sensações na abertura das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, no Parque dos Príncipes. Com um fim de jogo quase como uma montanha russa, foram os donos da casa que terminaram sorrindo, justamente por conta de um empate por 2 a 2 achado aos 48 minutos do segundo tempo. De quebra, os franceses ainda viram Lionel Messi, autor do primeiro gol do jogo, sair no intervalo com uma lesão muscular. Xavi completou para os catalães, enquanto Ibrahimovic - em impedimento - e Matuidi anotaram para os donos da casa.
De qualquer forma, a equipe do craque argentino - imediatamente considerado dúvida para o confronto do próximo dia 10, no Camp Nou - está em ligeira vantagem. Empates por 0 a 0 e 1 a 1 diante de sua torcida colocam o Barça na semifinal. O PSG, que contou com os brasileiros Lucas, Thiago Silva, Alex e Maxwell desde o início, precisará de uma simples vitória ou de improváveis igualdades a partir do 3 a 3.
  •  
Mosaico PSG Barcelona Liga dos Campeões (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
No banco de reservas, a partida marcou ainda o retorno de Tito Vilanova ao comando do Barcelona: o técnico não comandava o seu time diretamente do gramado desde o dia 19 de janeiro. Depois, teve de abandonar o clube para tratar um tumor na glândula parótida em Nova York nos últimos três meses, deixando o cargo para o assistente Jordi Roura.
Messi em versão goleadora

Neste caso, foi necessário também uma ajudinha da enorme qualidade de seus atletas. Aos 38, quando já era melhor em campo, a equipe do reestreante Tito Vilanova chegou ao gol em jogada brilhante. Após sobra na intermediária, Dani Alves lançou Messi de trivela. O argentino aguardou o quique e chutou cruzado, no canto esquerdo de Sirigu. Foi o 33ª gol do camisa 10 após passe do brasileiro, o seu garçom oficial na carreira - Xavi, com 29 assistências, vem na sequência. O tento também o colocou como artilheiro em 20 diferentes cidades no continente em edições da Champions, ultrapassando Raúl González, ex-Real Madrid e Schalke, que marcou em 19 locais.
Foi preciso paciência e uma dose de sorte ao Barcelona no primeiro tempo no Parque dos Príncipes. Na memória estava a ineficaz atuação diante do Milan, no San Siro, em fevereiro, quando os catalães saíram derrotados por 2 a 0 e precisaram reencontrar o brilhante futebol para conseguirem a "remontada" na volta. De nada adiantou o alerta nos minutos iniciais, mas aos poucos o Barça tomou o controle do jogo à sua maneira e conseguiu furar a aguerrida marcação francesa.
Muito antes de abrirem o placar e também de quase ampliarem, novamente com Messi, aos 41, os visitantes provaram de contra-ataques perigosos dos franceses. Quase sempre com Lucas no comando pela direita, levando a melhor em duelo com Jordi Alba. O brasileiro, dono de algumas arrancadas, teve o esforço reconhecido pela torcida no "jogo de sua vida", como frisou nas últimas semanas, e foi aplaudido.
A melhor chance dos donos da casa, porém, não teve participação direta do ex-são-paulino. Logo aos quatro, Lavezzi invadiu a área pela direita, passou por Piqué e viu Busquets desarmá-lo. A bola carimbou a trave direita de Valdés e sobrou para Pastore, que não aproveitou. O próprio meia argentino voltaria a ter uma oportunidade aos 14, em conclusão de fora da área que quase surpreendeu o goleiro. Ibrahimovic, aos 18, também obrigou o catalão a trabalhar. Sete minutos depois, o próprio sueco finalizou para fora.
  •  
Daniel Alves  jogo PSG Barcelona (Foto: EFE)Daniel Alves acertou lindo passe para Lionel Messi abrir o placar no Parque dos Príncipes (Foto: EFE)
O outro e raro lado de Messi
Ao perder o volume de jogo - o PSG terminou o primeiro tempo com 30% da posse de bola -, a grande notícia para Ibrahimovic e companhia veio do outro lado: Lionel Messi, com uma lesão muscular na perna direita, deixaria o time no intervalo e de imediato se tornaria dúvida para o confronto no Camp Nou.
A saída do melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos inegavelmente deu ânimo ao PSG. Mas, com Fàbregas atuando como um "falso 9", parecia ser ainda mais difícil penetrar na defesa rival. Dificultava ainda mais o fato de Zlatan Ibrahimovic, o grande craque dos franceses, não estar tecnicamente na melhor de suas noites.
Mesmo sem Messi, o Barça foi quem chegou mais perto do gol na primeira metade do segundo tempo. Aos cinco, Busquets arriscou de fora da área e quase fez. Aos 24, em falta da entrada da área, Dani Alves assustou Sirigu e não acertou a trave por centímetros. Xavi, na mesma moeda, contou com um desvio na barreira aos 28 e viu a bola sair por cima.
Com problemas, Carlo Ancelotti resolveu colocar novo sangue em campo. Num intervalo de apenas nove minutos, saíram Beckham, Lavezzi e Pastore para as entradas de Verratti, Ménez e Gameiro. Pode-se dizer que deu certo. Na base da pressão, o empate surgiu como um brinde para o PSG.
Messi banco de reservas PSG Barcelona (Foto: AFP)Lionel Messi acompanhou o segundo tempo do banco de reservas (Foto: AFP)
Depois de quase marcar aos 32 em lance confuso, Ibrahimovic aproveitou a bola parada para deixar a sua marca num jogo de mata-mata da principal competição do continente. Aos 34, Maxwell cruzou, Thiago Silva cabeceou na trave e, no rebote, o sueco - impedido - completou para o fundo das redes. O árbitro alemão Wolfgang Stark e seus assistentes validaram o gol, apesar dos protestos dos catalães.
Fim de jogo emocionante
Dois lances isolados, porém, ainda mudariam o destino do jogo como uma montanha russa. O Barça experimentou a melhor sensação aos 44, quando Fàbregas deixou de calcanhar para Sánchez na grande área. O chileno driblou Sirigu e foi derrubado: pênalti que o capitão Xavi cobrou para praticamente assegurar a vitória e dar uma margem de segurança aos catalães para o jogo do Camp Nou, no próximo dia 10, ainda que Lionel Messi não esteja em campo.
O problema é que ninguém contava com o que estaria por vir. Nos acréscimos, em outro lance despretensioso, Ibrahimovic recebeu cruzamento e escorou para Matuidi chutar. A bola desviou em Bartra no meio do caminho e enganou Victor Valdés, que nada pôde fazer além de um leve desvio com as mãos.
  •  
Ibrahimovic gol PSG x Barcelona (Foto: AP)Franceses comemoram gol de Ibrahimovic: sueco estava em posição de impedimento (Foto: AP)

 

NOTICIAS



Com gols de Alaba e Thomas Müller, alemães dominam time italiano e vencem em casa o primeiro duelo das quartas da Liga dos Campeões

  • O  Bayern de Munique mostrou sua força em casa e justificou o rótulo de favorito ao título da Liga dos Campeões. Com maior poderio ofensivo, os atuais vice-campeões venceram o Juventus por 2 a 0, nesta terça-feira, na Allianz Arena, em jogo válido pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Alaba abriu o placar logo aos 25 segundos de partida, e Thomas Müller, em impedimento, ampliou a vantagem na etapa final.
Com o resultado, o Bayern de Munique pode até perder por um gol de diferença que avança às semifinais da competição continental. A Velha Senhora precisa vencer por dois ou mais para seguir viva no torneio. Em caso de repetição do placar, a partida vai para a prorrogação. As equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), no Juventus Stadium.
Mosaico - Bayern de Munique x Juventus (Foto: Editoria de Arte)Lances da partida entre Bayern de Munique e Juventus (Foto: Editoria de Arte)
Gol relâmpago e pressão alemã
Os times ainda se arrumavam em campo quando saiu o primeiro gol. Dono do melhor ataque da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique mostrou sua força logo aos 25 segundos. Depois de saída de bola errada de Pirlo, Schweinsteiger entregou para Alaba na intermediária. O lateral chutou de longe, a bola resvalou em Vidal, e encontrou o canto esquerdo de Buffon, que demorou para chegar na bola.
David Alaba gol Bayern de Munique Juventus (Foto: AP)David Alaba chuta de longe e coloca o Bayern de Munique à frente do placar (Foto: AP)
O gol no começo do jogo obrigou o Juventus a reagir. Uma das principais preocupações de Jupp Heynckes, Pirlo apareceu perigosamente. Aos 11 minutos, o apoiador cobrou falta da entrada da área mandando a bola rente à trave. Logo depois, a Velha Senhora assustou novamente em chute de longe. Dessa vez, Vidal arriscou no canto direito e levou perigo ao gol de Neuer. Foram as melhores chances dos italianos.
Na sequência só deu Bayern. Com mais presença no ataque e mais capacidade de organizar as jogadas, os bávaros acumularam chances. A primeira aconteceu com Robben. Aos 18 minutos, depois de cruzamento de Ribéry, o holandês que entrou no lugar de Kross, substituído por causa de uma lesão na virilha, chutou rasteiro, mas esbarrou na bela defesa de Buffon com os pés. A segunda saiu em jogada do francês. Dessa vez, Mandžukić tramou lance ofensivo e tocou para Ribéry, que chutou perigo ao time de Turim.
Sem conseguir segurar a bola no campo de ataque, o time de Antonio Conte teve dificuldades para assustar Neuer. Dessa forma, o Bayern de Munique mandou no primeiro tempo e só não foi ao vestiário com um placar mais vantajoso por causa dos gols perdidos. Aos 32 minutos, Müller avançou pela direita e cruzou para Robben na frente do gol italiano. O atacante, pela segunda vez, perdeu a chance de ampliar o marcador.
Mueller comemora, Bayern de Munique x Juventus (Foto: AFP)Mueller comemora o segundo gol do Bayern de Munique (Foto: AFP)
Soberania segue e Müller amplia
A superioridade alemã permaneceu na etapa final. Antes de chegar ao segundo gol, o Bayern de Munique criou dois lances de perigo para os italianos. Aos três minutos, Luiz Gustavo deu um belo lançamento para Mandžukić. O atacante escapou dos marcadores e bateu de primeira, mas ficou na defesa do arqueiro italiano. Na sequência, novo chute de Alaba de fora da área, desta vez defendido por Buffon.
Aos 17 minutos, não deu para o goleiro italiano. Luiz Gustavo chutou de fora da área, e Buffon espalmou para o lado direto. No rebote, Mandžukić, em impedimento, tocou para o meio. Müller apenas concluiu para o fundo do gol.
Com a desvantagem maior, o Juventus ainda tentou se lançar ao ataque. Porém, teve dificuldade para criar suas ações. Seus principais articuladores tiveram atuações discretas. O Bayern só precisou ter mais posse de bola para cotinuar dominando as ações nos minutos finais.
E por pouco o Juventus não foi para a Itália com um placar pior. Aos 44 minutos, novamente Müller e Mandžukić causaram novos problemas. Mas Buffon salvou e evitou o que seria o terceiro gol dos bávaros em Munique.

SELEÇAO BRASILEIRA



Atacantes são as principais atrações do grupo para o confronto em Santa Cruz de la Sierra. Parte da renda será doada para a família de Kevin Espada


Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Alexandre Pato é convocado por Felipão
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira a lista dos jogadores que vão participar do amistoso contra a Bolívia, no próximo sábado, às 16h30m (de Brasília), no Estádio Ramon "Taihuichi" Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra. E para o duelo, o comandante mesclou atletas experientes, entre eles os atacantes Neymar, do Santos, Alexandre Pato, do Corinthians, e Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, e revelações da equipe sub-20.
Felipão convocou quatro atletas que disputaram o Sul-Americano sub-20, na Argentina. Na ocasião, o time comandado por Emerson Ávila foi eliminado na primeira fase da competição e ficou fora do Mundial da categoria. O goleiro Matheus Vidotto, do Corinthians, o lateral Douglas Santos, Náutico, o zagueiro Dória, do Botafogo, e o atacante Leandro, do Palmeiras, estiveram na campanha irregular do Brasil e foram chamados pelo treinador da Seleção principal.
- Eu e Parreira conversamos pessoalmente com os técnicos. Todos foram muito receptivos e colaboraram para que pudéssemos reunir os 18 jogadores. O objetivo é aproveitar a partida ao máximo para observar jogadores que poderão voltar a ser convocados para a Seleção principal - disse o treinador da Seleção, em entrevista ao site da CBF.
A comissão técnica da Seleção usou como critério prejudicar o mínimo possível as equipes que estão disputando competições e jogos importantes durante a próxima semana.
A seleção brasileira vai se apresentar ao treinador na noite de sexta-feira e seguirá em voo fretado para Santa Cruz de la Sierra. Logo após o confronto, a delegação retorna ao Brasil e os jogadores poderão atuar normalmente por seus clubes nos campeonatos estaduais.
A Federação Boliviana informou que a renda do amistoso deste sábado será dividida entre a família do jovem Kevin Espada (morto no dia 20 de fevereiro durante jogo entre San José e Corinthians, pela Libertadores) e os ex-jogadores campeões da Copa América de 1963 pela seleção do país.
O confronto entre Brasil e Bolívia será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.
Confira a lista de convocados por Felipão:
Goleiros
Matheus Vidotto (Corinthians)
Jefferson (Botafogo)
Laterais
Douglas Santos (Náutico)
André Santos (Grêmio)
Zagueiros
Rever (Atlético-MG)
Dória (Botafogo)
Dedé (Vasco)
Meio-campistas
Jean (Fluminense)
Arouca (Santos)
Ralf (Corinthians)
Paulinho (Corinthians)
Jadson (São Paulo)
Atacantes
Neymar (Santos)
Ronaldinho (Atlético-MG)
Alexandre Pato (Corinthians)
Leandro Damião (Internacional)
Osvaldo (São Paulo)
Leandro (Palmeiras
)

CORINTHIANS



El Campín recebe dois jogos da competição em 24 horas. Nesta terça, Santa Fé pega Cerro Porteño, e gramado é protegido para não ser mais castigado


O Corinthians não poderá fazer o reconhecimento do gramado do Estádio El Campín, em Bogotá. Isso porque o local vai receber outro jogo da Taça Libertadores a pouco mais de 24 horas do duelo entre Timão e Millonarios, quarta-feira, às 22h (horário de Brasília). Fechado para visitas e sem acesso à imprensa, o El Campín passou a segunda-feira sendo preparado para Independiente Santa Fé x Cerro Porteño, duelo válido pelo Grupo 6 da competição internacional.
El Campín (Foto: Diego Ribeiro)El Campín, palco do duelo entre Millonarios e Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)
Por isso, a atividade marcada para as 12h30 (10h30 no horário local) terá de ocorrer em um campo anexo ao estádio. Tudo para preservar o já castigado gramado para as duas partidas em sequência. O Corinthians deixou o Brasil sem ter a resposta a respeito da possibilidade de reconhecimento do local do jogo.

Na segunda-feira, o campo foi totalmente irrigado, e funcionários faziam os últimos retoques nas traves e na marcação das linhas. A administração do El Campín não permitiu fotos nem imagens em vídeo do local. O acesso pelo portão principal foi controlado.

O administrador responsável pelo estádio informou que o jogo entre Santa Fé e Cerro Porteño foi o único motivo que impossibilitou a realização do treino no El Campín. O Millonarios também teve de achar um local alternativo para trabalhar: numa sede campestre fora da cidade que utiliza para alguns treinamentos.

O treino da manhã de terça é o único que o Corinthians faz em Bogotá. Depois, o elenco fica em regime de concentração até a hora de deixar o hotel rumo à partida, na quarta. Com sete pontos no grupo, o Timão garante vaga na segunda fase se vencer o Millonarios e o San José tropeçar diante do Tijuana, em jogo a ser realizado no mesmo dia. Empate corintiano e derrota dos bolivianos também assegura um lugar na próxima etapa da Libertadores
.

CORINTHIANS



Atacante do Corinthians posta foto em seu Twitter 'tirando onda' na cabine do piloto


Alexandre Pato
 deu provas do clima de tranquilidade que toma conta dos jogadores do Corinthians para o duelo de quarta-feira, com o Millonarios, em Bogotá, pela quinta rodada  do Grupo 5 da Taça Libertadores. Chegando à capital colombiana, o atacante do Timão postou foto em seu Twitter visitando a cabine do comandante do avião.
Alexandre Pato, cabine do avião (Foto: Reprodução / Twitter)Pato fez visita à cabine do comandante que conduziu o Timão a Bogotá (Foto: Reprodução / Twitter)
Segundo colocado na chave, com  sete pontos (dois a menos que o Tijuana), o Corinthians garante antecipadamente sua classificação às oitavas de final em caso de vitória sobre os colombianos, desde que o San José-BOL (quatro pontos) não vença em casa o primeiro posicionado do grupo. O Millonarios é o lanterna (três pontos), mas ainda tem chances de classificação.

Na competição continental, o Corinthians vem de um convincente triunfo justamente sobre o líder, com direito a um gol de Pato.  Defendendo o título, a equipe do Parque São Jorge disputou até o momento quatro partidas, com duas vitórias, um empate e uma derrota (para o Tijuana)
.

COPA DO BRASIL 2013



Competição, a começar nesta quarta, invadirá Brasileirão, terá 86 clubes, sendo 13 debutantes, e o retorno dos times que disputam a Libertadores


O caminho considerado mais curto para a Libertadores promete ser também cheio de obstáculos. A competição que de longe mobiliza a maior quantidade de clubes do futebol nacional terá um número recorde e o retorno dos grandes astros da companhia. Tudo bem: Desportiva Ferroviária e Atlético-AC disputaram primeiro uma seletiva pela última vaga - vencida pela equipe capixaba. Mas nesta quarta-feira, 3 de abril de 2013, é que será dado o pontapé inicial e oficial da Copa do Brasil mais robusta da história.
A competição terá as maiores forças do futebol brasileiro. Que estarão na ponta dos cascos"
Junior, comentarista da TV Globo
De abril a novembro, passarão por ela 86 clubes, juntando todas as fases. Oitenta times dão a largada - 13 jogos serão nesta quarta-feira - num mata-mata para classificar 40 para a segunda fase. Permanece no regulamento que uma vitória dos visitantes por dois gols de diferença elimina a partida de volta nas duas primeiras fases. Nas oitavas, os cinco clubes na Libertadores (Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras), além do Vasco, ocupante da vaga aberta no critério técnico do Brasileirão pelo São Paulo, campeão da Copa Sul-Americana - aliás, único grande ausente da Copa do Brasil -, entram na briga e dão o charme que andava em falta.
Para os mais críticos, acabou a moleza. Sim, desde 2001, quando foram retirados da disputa os clubes que jogavam a Libertadores devido à simultaneidade de datas das duas competições, a Copa do Brasil tinha perdido em qualidade. Por outro lado, ganhara em emoção ao aumentar as chances dos pequenos de mostrar ousadia. Como o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, campeões em cima da dupla Fla-Flu. Os clubes do interior paulista até eliminaram outros grandes no caminho, mas naquele momento sem a força dos atuais times que disputam a maior competição sul-americana.
Info_TIMES-COPA-BRASIL-03 (Foto: Infoesporte)
- Sem dúvida, agora vai ser muito difícil acontecer o que houve com o Palmeiras no ano passado (o time foi campeão do certame em 2012 e depois caiu para a Série B no Brasileiro). A competição terá as maiores forças do futebol brasileiro. Que estarão na ponta dos cascos por terem disputado a Libertadores. E os que não conseguirem o título sul-americano terão nova chance de se redimir e voltar no ano seguinte pela Copa do Brasil. Vão fazer de tudo para ganhar. Aí vai ser bom até para tentar reparar alguma injustiça - afirmou o ex-jogador Junior, atual comentarista da TV Globo.
"Não existe zebra na Copa do Brasil. Um time não chega até a final e vence por sorte"
Péricles Chamusca, técnico campeão no Santo André em 2004, hoje na Lusa
Campeão em 1990 pelo Flamengo, em final contra o Goiás, um dos maiores ídolos da história rubro-negra acha que zebras como a do Santo André em 2004 e do Paulista em 2005 serão cada vez mais raras agora. Mas Péricles Chamusca, técnico campeão pelo clube do ABC paulista em 2004, hoje na Portuguesa, que jogará a Copa, vê a coisa de outra forma.
- Não existe zebra na Copa do Brasil. Um time não chega até a final e vence por sorte. Tanto no Brasiliense (foi vice-campeão em 2002) quanto no Santo André (campeão em 2004) eu tinha um grupo de qualidade, com alguns jogadores de destaque, que eram os líderes da equipe. Eram times centrados, que não se assustavam com o peso da camisa adversária e ainda tinham a posse de bola. Foram bons trabalhos, nada foi por acaso.
Neymar volta com status
Se os pequenos são vistos como zebra ou não, o certo é que os técnicos dos gigantes do futebol brasileiro não escondem a preocupação, principalmente por conhecerem pouco o adversário. É o caso de Muricy Ramalho, técnico do Santos, que fará sua estreia dia 10 de abril no Albertão contra o modesto Flamengo do Piauí.
- Estamos atentos ao adversário, colhendo informações. Esses times mudam muito, às vezes montam uma equipe só para esse jogo, que é importante. Isso é uma dificuldade a mais para nós - reconheceu o treinador, que este ano, fora da Libertadores, vê a competição um melhor caminho e uma tábua de salvação.
Estamos atentos ao adversário, colhendo informações. Esses times mudam muito"
Muricy Ramalho, técnico do Santos
Falar de Santos é falar também de Neymar, craque que estourou justamente no título da Copa do Brasil de 2010. Três anos depois,  retorna à competição com outro status.
Antes promessa, tornou-se um dos maiores jogadores do planeta depois da conquista diante do Vitória e promete tornar o bye-bye Brasil santista uma procissão de fãs enlouquecidos, tal como numa beatlemania. Teresina promete ficar pequena com sua chegada para o jogo.
Pato, Seedorf e Dunga estreiam
O astro do Santos já sabe o que vai encontrar pela frente Brasil afora. Mas outras estrelas vão sentir pela primeira vez o calor do torcedor pelo interior do país. É o caso de Alexandre Pato. Nos tempos de Inter, o atacante nem teve tempo de participar da competição. Após a conquista do Mundial de Clubes, partiu para o Milan e agora, de volta e com a camisa do Corinthians, vai dar seu alô à Copa do Brasil com 23 anos e a partir das oitavas.
Mas não basta ser jovem para tirar o selinho. O veterano e astro holandês Seedorf, que completou 37 anos nesta segunda-feira, é outro que debutará. O palco será o Bezerrão, no dia 17 deste mês, contra o Sobradinho-DF.
Mosaico Copa do Brasil apresentação Neymar Dunga Pato (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Neymar estourou com o título da Copa do Brasil conquistado pelo Santos em 2010. Agora, volta como pop star. Outros, como o técnico Dunga, Pato e Seedorf, farão sua estreia  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Seja novo, seja veterano ou seja treinador de seleção brasileira que disputou Copa do Mundo. Dunga, técnico do Brasil na Copa de 2010, na África do Sul e agora no Inter, terá sua primeira experiência na competição nesta quarta-feira, contra o Rio Branco do Acre, na Arena da Floresta, às 22h. E vai comandar um dos favoritos para vencer a competição, junto com os grandes que virão da Libertadores. Com um elenco redondo, o Colorado, também de ressaca por não figurar na principal competição sul-americana, tem tudo para fazer uma boa campanha.
Fla e Cruzeiro apostam fichas
É o que querem também os outros grandes que iniciam a empreitada. Praticamente eliminado da Taça Rio e, por consequência, do Campeonato Carioca, o Flamengo reconhece que o jeito agora é apostar suas fichas na Copa do Brasil. O time entra em campo no Mangueirão, às 22h, diante do Remo, que pode se tornar adversário difícil.
- Será um novo desafio para um grupo que está sendo formado, por pessoas que foram contratadas e promessas que subiram. Vamos tentar encaixar o time da melhor forma possível para tentar chegar ao titulo - disse o meia Gabriel, ex-Bahia.
Outro gigante fora da Libertadores, o Cruzeiro começa a apostar as fichas no dia 10, contra o CSA, em Alagoas. Tetracampeã do certame ao lado do Grêmio, a Raposa sabe que o novo formato dificultará mais o caminho para o título. É o que pensa também o goleiro do Fluminense Diego Cavalieri.
- Agora aumentou o número de participantes e consequentemente diminui o tempo de descanso no nosso calendário, que já é corrido.  Mas é uma competição importante nacionalmente, e quando o Fluminense entrar em campo vai ser com a intenção de vencer. A Copa do Brasil tem lá o seu charme. Alguns times não muito conhecidos para o grande público podem causar grandes surpresas eliminando favoritos por ser mata-mata. É interessante - disse.
Será um novo desafio para um grupo que está sendo formado"
Gabriel, meia do Flamengo
Um dos primeiros a surpreender foi o Criciúma, campeão em 1991 sob o comando de Luiz Felipe Scolari, que na época nem era Felipão. Com o clube no nome de profissão, Sílvio Criciúma guarda a medalha da Copa do Brasil entre os pertences dos tempos de jogador. Deixou a zaga e saiu das quatro linhas em 2008. Era quase um aspirante aos 20 anos, quando participou da maior conquista do Tigre. Situação que o faz sonhar com a segunda medalha, desta vez como auxiliar técnico. O time estreia nesta quarta, contra o Noroeste, no interior paulista.
- O caminho ficou maior, e a concorrência, muito grande em relação ao ano em que fomos campeões. Os clubes começaram a valorizar este caminho mais curto para a Libertadores. Porém, o Criciúma já conquistou e tem as mesmas condições dos concorrentes, apesar de haver pelo menos quatro favoritos em virtude de virem da Libertadores. Mas a partir do momento que começa, cada um dos 80 times tem as mesmas chances.
Dado o recado, é esperar para ver
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...