Se mantiver média, camisa 10 deverá se tornar o maior artilheiro da história
do Barcelona até setembro. Marcas pela Argentina também estão próximas
Esqueça, ao menos por ora, os debates envolvendo Pelé, Diego Maradona ou qualquer outro craque de bola que habitou a Terra no último século. Enquanto Lionel Messi estiver em atividade - e muito provavelmente depois de se aposentar -, as discussões subjetivas seguirão sem fim, com argumentos para todos os lados. Alguns pensam que a Copa do Mundo é um objeto necessário para que o camisa 10 do Barcelona possa ser apontado como o maior da história. Outros, por sua vez, alegam que a Liga dos Campeões já é o torneio que reúne os melhores do planeta - e nesta categoria o argentino é especialista. Fato mesmo é que, depois de quebrar um recorde ao conquistar sua quarta Bola de Ouro consecutiva, La Pulga briga por outras dez marcas relevantes em 2013 (veja no gráfico abaixo).
A maioria envolve diretamente gols. O astro, por enquanto, soma apenas um no ano, marcado de pênalti na vitória sobre o Espanyol, por 4 a 0, no Camp Nou, no último domingo. Em 2012, foram incríveis 91 - o que o colocou acima do alemão Gerd Müller e de todos os mortais restantes como o principal artilheiro de uma só época. Num exercício de imaginação e lógica, é possível prever Lionel Messi estabelecendo ao menos sete dos dez principais objetivos individuais caso mantenha a média assombrosa.
saiba mais
Um deles é a consagração como goleador máximo do Barcelona - incluindo jogos não oficiais -, feito que poderia ser atingido no mês de setembro (contando possíveis amistosos da pré-temporada 2013/2014). O líder do quesito é Paulino Alcántara, que defendeu o clube catalão entre 1918 e 1927, com 369 gols. Messi soma 311 e ainda tem a sua frente Josep Samitier (333 gols entre 1919 e 1932).
Ainda com a camisa azul-grená, o craque tem em mente mais seis "categorias". A artilharia da Liga dos Campeões é um sonho viável, mas ele precisaria melhorar as estatísticas de 2012, quando anotou 13 vezes entre o mata-mata de um torneio e a fase de grupos de outro. Com 56 gols, ele está empatado com o holandês Ruud Van Nistelrooy, ex-Manchester United e Real Madrid. O espanhol Raúl González, ex-Real e Schalke, é o líder, com 71.
O maior rival, inclusive, também é assunto para Lionel. Apesar de ter apenas 25 anos, Messi já marcou 17 gols no Superclássico e está a apenas um do argentino Alfredo Di Stéfano, talvez o maior ídolo da história do time merengue, pelo qual atuou entre 1953 e 1964.
Pela Argentina, outras três importantes marcas podem estar a caminho. A mais complicada é quanto ao topo da artilharia da seleção - o dono da marca é o ex-centroavante Gabriel Batistuta, com 56 gols. Messi, com 31 após os 12 tentos marcados em 2012, pode não chegar no ex-jogador da Fiorentina, mas terá jogos suficientes para ultrapassar Diego Maradona (34) e Hernán Crespo (35). Apenas nas eliminatórias para a Copa do Mundo serão sete compromissos - que o ajudariam a superar o próprio Crespo na artilharia geral, com 19 gols (Messi tem 11), e Ivan Zamorano, goleador máximo de uma edição, para o Mundial de 1998, com 12 gols (sete para o argentino).
Lionel Messi acaricia a Bola de Ouro: craque mira mais recordes em 2013 (Foto: Getty Images)
Lionel Messi tem recordes a bater também com a

Douglas comemora gol na vitória do Flamengo em Rio Preto (Foto: Bê Caviquioli / Futura Press)
Jogadores do Botafogo comemoram gol contra o Comercial (Foto: Rogério Moroti / Assessoria BFC)
Apesar da chuva, torcida foi em bom número (Foto:
Marília está fora de briga pelo título após a segunda
Em jogo disputado, Mirassol levou a melhor e eliminou o Marília (Foto: Daniel Rizzi/Agência Bom Dia
América só precisa de empate para se classificar (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com
Botafogo sofreu com o contra-ataque do Gama, mas conseguiu virar (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)
Jogadores do Botafogo comemoram gol de empate
Verdão de Bruno Oliveira não passa pela barreira do Sertãozinho (Foto: Marcos Bezerra/Agência Estado)
Jogadores do Taubaté comemoram gol contra o Santo André (Foto: Jonas Barbetta/ Top 10 Comunicação)
Renan chuta para abrir o placar para o Taubaté sobre o Santo André (Foto: Jonas Barbetta/ Top 10 Comunicação)
Dedé treina no Vasco sem ter certeza de que ficará