sábado, 16 de junho de 2012

BRASILEIRAO 2012

A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni
1 comentário
O Cruzeiro fez bonito na volta a Belo Horizonte, após mais de dois anos perambulando pelo interior, sem residência fixa para mandar seus jogos. Com um gol de Wellington Paulista, venceu o Figueirense, por 1 a 0, no Estádio Independência, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
A presença da torcida cruzeirense foi fantástica, com direito a mosaico nas cadeiras, muita festa e barulho ensurdecedor. O Figueirense, que foi melhor em campo durante boa parte do jogo, valorizou muito a vitória do Cruzeiro, que faz um início de campeonato muito bom, superando todas as expectativas.
O resultado faz com que o Cruzeiro durma na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com 11 pontos. O Figueirense, que perdeu a invencibilidade na competição, fica no 10º lugar, com seis pontos.
Na próxima rodada, o Cruzeiro vai a São Januário, no Rio de Janeiro, enfrentar o líder Vasco, sábado, às 18h30m (de Brasília), enquanto o Figueirense recebe o Bahia, domingo, às 16h, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Figueira melhor
O Cruzeiro começou quente, no embalo da torcida, que lotou o Independência e fez uma linda festa. Jogando com três atacantes, partiu pra cima do Figueirense nos minutos iniciais do jogo, mas sem exercer pressão verdadeira e causar perigo. Foram dos catarinenses as duas primeiras chances de gol, entretanto. Túlio e Aloísio tiveram as oportunidades, mas ambos pararam em boas intervenções do goleiro Fábio.
Mais organizado em campo, o Figueira tocava bem a bola, tomava conta do meio-campo e chegava facilmente à área adversária. Para se ter uma ideia da facilidade encontrada pelo time de Santa Catarina, foram oito finalizações em menos de 20 minutos, inclusive uma na trave, numa falta bem cobrada por Júlio César.
O time mineiro tentava se achar, mas os erros de passes e a distância entre os jogadores em campo tornavam as coisas mais difíceis. O único armador do Cruzeiro na partida era Montillo. Bem marcado como sempre, o argentino pouco conseguia produzir. O trio de atacantes também não se justificava em campo, com pouca mobilidade e iniciativa de jogo.
Alheio aos problemas do adversário, o Figueirense continuava superior em campo, sem ser incomodo de forma mais efetiva. O Cruzeiro até ensaiou uma pressão nos minutos finais, mas somente com bolas alçadas sobre a área de Wilson, que foi um mero espectador no primeiro tempo. Como o time de Floripa também não conseguiu superar Fábio, o 0 a 0 desceu com ambos para o vestiário no intervalo.
Cruzeiro acordado
Celso Roth mexeu no Cruzeiro na volta para o segundo tempo, colocando Leandro Guerreiro no lugar de Amaral, que teve atuação irregular nos primeiros 45 minutos. Mas logo no primeiro lance, a impressão de que o panorama do jogo continuaria o mesmo ficou mais forte. Em um ataque veloz, Aloísio chegou cara a cara com Fábio, obrigando o goleiro a fazer mais uma importante defesa.
Vendo que as dificuldades do Cruzeiro na partida continuavam grandes, Celso Roth mudou o esquema tático, ao substituir Wallyson por Souza, e, o 4-3-3 pelo 4-4-2, consequentemente.
O Cruzeiro melhorou sensivelmente. Montillo apareceu mais em campo e Souza cumpriu papel duplo no meio-campo, ajudando na marcação e na armação. O jogo ficou aberto porque a Raposa se mandou para o ataque, dando ao Figueira a possibilidade de contragolpear.
As estrelas de Souza e Celso Roth brilharam e o Cruzeiro abriu o placar. O meia fez linda jogada no meio e deu passe na medida para Wellington Paulista. Cara a cara com Wilson, WP9 teve tranquilidade para dar um leve toque, passar pelo goleiro e marcar um golaço, aos 20 minutos.
O gol deu tranquilidade para o time mineiro, que passou a tocar a bola de forma consciente. A entrada de Willian Magrão no lugar de Fabinho fechou o time e dificultou a vida do Figueirense. Argel mandou Botti, Luiz Fernando e Jackson para o jogo, mas os catarinenses não tiveram forças para buscar o empate e impedir a bela festa da torcida cruzeirense na volta do time a Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...