sábado, 23 de junho de 2012

BRASILEIRAO 2012

Há quatro anos, treinador levou São Paulo ao título brasileiro em grande recuperação, após ser eliminado no torneio continental

Por Lincoln ChavesSantos, SP
2 comentários
Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Muricy Ramalho quer Santos igual ao Tricolor de
2008 (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
Muricy Ramalho já conquistou quatro vezes o Campeonato Brasileiro. No entanto, um dos títulos é apontado como o mais marcante: o de 2008, quando o treinador conduziu um São Paulo desacreditado e recém-eliminado nas quartas de final da Taça Libertadores da América ao tricampeonato nacional, após uma arrancada impressionante no segundo turno da competição.
Quatro anos depois, o comandante do Peixe tem a oportunidade de repetir, no Santos, o feito atingido com o Tricolor - assim como o rival do Morumbi, o Peixe se despediu mais cedo da Libertadores, ao ser superado pelo Corinthians nas semifinais. Para isso, Muricy terá de tirar o Alvinegro da zona de rebaixamento e buscar o que pode ser o primeiro título brasileiro da geração de Neymar e Paulo Henrique Ganso.
E o próprio técnico admite que o cenário de 2008 no São Paulo, quando a equipe foi superada pelo Fluminense nas quartas de final do torneio continental, tem suas semelhanças com o atual momento santista.
- Está parecido sim, porque também vínhamos de uma eliminação (na Libertadores) que a gente não merecia. Foi um gol no finalzinho (aos 46 minutos do segundo tempo), contra o Fluminense. Apesar disso, saímos da competição fortes, e tivemos uma boa recuperação do elenco. Era até muito mais difícil (do que hoje) porque o São Paulo tinha decidido não investir mais naquele time, porque a distância era grande demais e o Grêmio (líder do Brasileirão na ocasião) estava muito forte - recordou.
Para o comandante santista, nesse momento, a superação dos jogadores é o que deve falar mais alto para que o objetivo seja atingido.
Estamos muito no começo do campeonato para se pensar na matemática. Temos de ganhar jogos e sermos regulares"
Muricy Ramalho
- Só que a gente não desistiu, e aí é aquela coisa da superação, de time que quer vencer. Houve conversa, os jogadores reagiram, o time ficou muito forte e conseguimos aquela virada impressionante. Esperamos que isso também aconteça por aqui. Temos um elenco forte e estamos bem concentrados. Vamos esperar que dê certo mais uma vez - emendou o treinador.
Na ocasião, a reação foi esboçada na 21ª rodada, logo após uma derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no Olímpico. Foi o último tropeço tricolor naquele Brasileirão. Daquele jogo em diante, foram 18 jogos de invecibilidade, com 12 vitórias e seis empates - entre a 27ª e a 36ª rodadas, foram nove triunfos e só uma igualdade. A arrancada, aliada aos tropeços do líder Grêmio, levaram o time paulista à liderança. O título foi assegurado na última jornada, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Goiás.
Mas há, afinal, uma receita para que a reação se repita? Na visão de Muricy, não.
- Estamos muito no começo do campeonato para se pensar na matemática. Temos é que ganhar jogos e sermos regulares. É isso - resumiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...