quinta-feira, 21 de junho de 2012

COPA DO BRASIL 2012

Verdão mantém cautela com vantagem na semi da Copa do Brasil. Tricolor tem de fazer dois gols fora de casa, fato inédito nessa fase da competição

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
26 comentários
luxemburgo grêmio felipão palmeiras (Foto: Luis Gonçalves / Agência Estado)Luxemburgo e Felipão se reencontram
(Foto: Luis Gonçalves / Agência Estado)
Dois gols em 90 minutos. O Palmeiras precisa evitar, o Grêmio tem de executar. Nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), na Arena Barueri, os rivais voltam a se encontrar pela Copa do Brasil em situações bem diferentes de oito dias atrás, quando o Verdão, em baixa, fez 2 a 0, calou o Olímpico e obteve vantagem significativa nas semifinais da competição. O Tricolor, que vinha em bom momento, sentiu o baque e agora precisa marcar pelo menos duas vezes para levar a decisão da vaga aos pênaltis. O reencontro entre Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo tem tudo para ser ainda mais disputado.
A vitória em Porto Alegre deixa o Palmeiras em situação confortável, pois o rival só passa para a final de forma direta se fizer pelo menos três gols. O trunfo de Felipão é simples: ele encontrou a formação ideal justamente no momento decisivo da temporada, com Henrique jogando mais avançado, equilibrando o meio-campo e protegendo a defesa. Além disso, a lesão de Luan abre espaço para o iluminado Mazinho, que mudou o jogo de ida das semifinais, marcando um gol e participando do segundo. Sem finais nacionais desde a Copa dos Campeões de 2000, o Verdão encara o confronto como o jogo da década.
Do outro lado, a equipe de Luxemburgo promete chegar mais forte, com Kleber e Marcelo Moreno mais preparados depois de terem se recuperado de lesões. No jogo de ida, um saiu quando o outro entrou. Depois de uma semana de tranquilidade em Atibaia, interior de São Paulo, Luxa pôde armar sem grandes problemas a equipe que tentará o que ninguém conseguiu na história da Copa do Brasil.
Uma equipe abriu dois gols de vantagem sobre o rival nas semifinais da competição nacional em 17 oportunidades. Em nenhuma delas o derrotado do primeiro jogo conseguiu inverter a situação. O Grêmio, porém, é recheado de histórias de superação. Na Copa do Brasil, a equipe já buscou fora de casa uma vantagem que lhe foi tirada no Olímpico. Contra o Paraná, em 1992, o time levou 1 a 0 em casa e buscou o 2 a 1 em Curitiba.
O jogaço desta quinta-feira terá acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM a partir das 21h. O SporTV transmite para todo o Brasil. O árbitro será Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago e Guilherme Dias Camilo (ambos de MG).
header as escalações 2
Palmeiras: sem Luan, machucado, o talismã Mazinho vai ganhar uma chance no ataque ao lado de Barcos. A única dúvida fica por conta do aproveitamento de Valdivia, que se recuperou do sequestro-relâmpago, das dores no joelho, foi relacionado, mas não sabe se começa jogando. O resto do time é o mesmo da vitória por 2 a 0 no jogo de ida: Bruno, Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia (Daniel Carvalho); Mazinho e Barcos.

Grêmio: o time gaúcho está com a sua força máxima. Luxa tem os retornos do zagueiro Werley e do volante Souza, que treinaram normalmente na quarta-feira. O mistério está mais à frente. O técnico pode seguir com o esquema de três atacantes, usado diante do Náutico, pelo Brasileirão, ou sacar Miralles e jogar no ataque com Marcelo Moreno e Kleber. Fernando, que não atuou no Recife, também está de volta. O time: Victor; Edilson (Tony), Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antonio (Miralles); Kleber e Marcelo Moreno.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Palmeiras: Luan, com uma contratura na coxa direita, fica de seis a oito semanas fora. O lateral-direito Artur também tem problemas na coxa, mas deve retornar nas próximas rodadas. Já o volante Wesley se recupera de cirurgia no joelho direito e ainda tem mais cinco meses de recuperação.

Grêmio: Luxemburgo não conta com Julio Cesar, que passou por reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo, Saimon, que sofreu uma fratura no pé direito, e Naldo, com uma lesão muscular na coxa esquerda.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Palmeiras: Cicinho, Marcos Assunção e João Vitor
Grêmio: André Lima, Léo Gago e Edilson.

header fique de olho 2
Palmeiras:
 talismã verde e melhor jogador do time nos últimos dois jogos, Mazinho já mostrou ter condições de decidir a favor da equipe de Felipão. O belo gol no empate com o Vasco, após drible no selecionável Dedé, credencia o meia-atacante a uma vaga cativa na equipe. Em Porto Alegre, ele fez um gol dois minutos depois de sair do banco.

Grêmio: motor do meio-campo do Grêmio, batedor oficial de faltas e jogador com mais partidas em 2012, à exceção do goleiro Victor. Esse é Fernando, o volante de 20 anos e autor de seis gols nesta temporada. Suspenso, não atuou contra o Náutico pelo Brasileirão e agora retorna ao time como esperança, tanto para defender quanto para atacar, esta a grande necessidade tricolor na Arena Barueri, nesta quinta.

header o que eles disseram

Bruno, goleiro do Palmeiras: “Além de jogar por nós, vamos jogar por 14, 15 milhões de palmeirenses. A vontade de tentar chegar a uma final é muito grande. O Palmeiras não chega a uma decisão de competição nacional há 12 anos, desde a Copa dos Campeões de 2000, quando o Murtosa era o treinador. Queremos muito e vamos fazer de tudo para alcançar esse objetivo”.
Kleber, atacante do Grêmio: "Todo o contato que tive (com o torcedor) foi positivo. Aqui, no hotel, ou em Porto Alegre. Sei que há confiança. Nem precisava falar, mas todos sabem que o torcedor está com a gente. Isso mexe. E ele pode confiar. É difícil, mas vamos tentar reverter. Escrever mais uma página bonita na história do clube e buscar uma classificação heroica"
header números e curiosidades
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* O Verdão tenta empatar o placar de eliminações na Copa do Brasil. Depois de perder para o Grêmio nas quartas de final de 1993 e nas oitavas de 95, o time deu o troco nas semifinais de 96. Hoje, busca sua segunda classificação em cima do rival.
* O Grêmio nunca venceu o Palmeiras por dois gols de diferença jogando fora de casa. Nas únicas duas vitórias tricolores em São Paulo, dois 1 x 0, pelos Brasileiros de 2006 e 2008. Vitória pelo mesmo placar é insuficiente para os gaúchos.
* O Palmeiras ganhou as últimas dez partidas como mandante na Copa do Brasil. Marcou 24 gols e sofreu apenas um.
header último confronto v2
No dia 13 de junho, o Palmeiras venceu o Grêmio por 2 a 0 no primeiro jogo das semifinais, no Olímpico. Em um duelo truncado e com poucas oportunidades, o Verdão levou vantagem por conta do “nó” que Felipão deu no meio-campo, impedindo avanços do time da casa. O jogo só mudou aos 42 do segundo tempo, com um gol de Mazinho. Aos 45, Barcos fechou o placar e deixou os alviverdes em ótimas condições para o duelo decisivo desta quinta. Assista aos lances do jogo de ida no vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORINTHIANS

  Empresário admite propostas e revela que Corinthians recusou R$ 186 milhões por Yuri Alber to André Cury diz que atacante escolheu jogar n...