terça-feira, 12 de junho de 2012

EUROCOPA 2012

Atacante usa termo vulgar para descrever homossexuais e tem de pedir
desculpas em comunicado. Jornalista afirma que há dois gays no grupo

Por Victor CanedoDireto de Cracóvia, Polônia
Antonio Cassano durante coletiva da Itália (Foto: AP)Antonio Cassano durante coletiva da Itália nesta
terça-feira: polêmica sobre gays da seleção (AP)
O sorriso de diversos jornalistas ao verem Antonio Cassano chegar para a coletiva já era um indício de polêmica. O atacante do Milan e da seleção italiana fugiu de todo o protocolo e concedeu uma entrevista nada convencional. Em vez da tradicional frase “buscar os três pontos” contra a Croácia, próxima adversária pelo Grupo C da Eurocopa 2012, o jogador de 29 anos aqueceu o assunto sobre gays na seleção. Falou abertamente sobre o caso na Casa Azzurri, em Cracóvia, o que lhe rendeu uma pequena dor de cabeça.

Quando perguntado sobre a existência de metrossexuais e homossexuais entre os 23 atletas concentrados, o companheiro de Alexandre Pato, Robinho e Thiago Silva no clube rossonero sorriu ironicamente. Ele já sabia que deveria ter cuidado com a resposta depois de o técnico Cesare Prandelli o ter avisado da possibilidade de o tema voltar à tona.

– O que é um metrossexual? Seja simples – indagou, antes de disparar a falar.
Se eles são gays o problema é deles"
Cassano
– Se eles são “frocio” (termo vulgar em italiano para se referir a gays), o problema é deles. Eu espero que não exista qualquer “frocio” na seleção. Mas se eles são isso, é com eles. Não sei se existe alguém. Deixo assim, caso contrário, já sabem, virão os ataques de todas as partes – despistou, antes de emendar para o tradutor ao lado. – Você não vai traduzir isso para a imprensa polonesa, né?
Cesare Prandelli, que havia esrito em abril um prólogo sobre a homossexualidade no mundo do esporte, acabou surpreendido com as reações públicas. Na época, o treinador reforçou que considera a homofobia uma forma de racismo.
– No futebol e no esporte ainda existe um tabu sobre a homossexualidade, quando as pessoas deveriam viver livres de acordo com seus próprios desejos e sentimentos. Quando falamos de amor e sentimentos, o povo deveria poder armar quem quisesse – afirmou.
cassano itália (Foto: AFP)Cassano se diz contra homossexuais na seleção da Itália (Foto: AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...