A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DO FUTEBOL E OS ESQUEMAS TÁTICOS

Sempre se ouve que qualquer pessoa, que entende um pouco, é capaz de trabalhar no futebol! Verdade? Talvez sim, mas com sucesso não! Um profissional bem-sucedido necessita de algumas características e uma dose de dedicação e sacrifício.
Segundo Stephen Covey, autor do livro Os Sete Hábitos das Pessoas Muito Eficazes, “não existe atalho algum para o desenvolvimento. A lei da colheita nos governa. Sempre colhemos o que semeamos – nem mais, nem menos”. O autor defende que os modelos mentais são as lentes por meio das quais vemos o mundo, o que determina o nosso modo de pensar e de agir. Isso quer dizer que enxergamos o mundo não exatamente como ele é, mas como nós estamos condicionados a vê-lo.
Após realizar um treinamento com executivos de centenas de grandes empresas, Covey, em seu livro, sugeriu os sete hábitos que distinguem as pessoas bem-sucedidas: a conduta proativa, o estabelecimento de objetivos, a capacidade de priorização, a postura ganha-ganha, a atitude de primeiro compreender e depois buscar ser compreendido, a sinergia e a renovação.
Esses hábitos valem para todo e qualquer ser humano que pretenda pautar seu modo de vida em busca da eficiência. Se os seres humanos são as criaturas do hábito, conseqüentemente, será ele que os definirá.
No caso do futebol, as atitudes e os hábitos diários, ou seja, o acúmulo de experiências que o profissional adquire ao longo dos anos é que definirão uma carreira bem sucedida ou não. Pensando nesses aspectos, para um profissional do futebol atingir o sucesso, sugere-se que:
Ser um profissional do futebol bem-sucedido, ao contrário do que muitos possam imaginar, está muito distante da “sorte” de cair de pára-quedas num clube bem estruturado, de contar com a simpatia de dirigentes ou de possuir uma boa equipe. Ser um profissional do futebol bem sucedido é fazer com que as oportunidades permitam que tudo isso ocorra. Antes de se encontrar numa situação vantajosa, o profissional de sucesso preocupa-se com seu autoconhecimento, sua capacitação e com o desenvolvimento de seus comandados; possui ética e competência profissional e, pauta sua conduta nos princípios fundamentais da saudável convivência humana. Assim, é preciso rever os hábitos e as atitudes de hoje, pois, sem dúvida alguma, essa é a matéria-prima do seu destino, do seu futuro... Do seu sucesso ou do seu fracasso.
Por : Fabio Aires da Cunha.
Foto : Treinador Valdo Oliveira da Seleção de Guaratuba profissional do futebol ligado nos esquemas táticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário