quarta-feira, 27 de junho de 2012

UFC COMBATE


Antes e depois de histórico confronto no UFC 117, desafetos tiveram atuações memoráveis tanto no Ultimate como em eventos como Pride e WEC


Mini header anderson silva e Chael sonnen luta do século 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A primeira luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen, em 7 de agosto de 2010 no UFC 117, foi um dos melhores combates da história do MMA e, por isso, a revanche entre os dois no UFC 148 é considerada por muitos como a "luta do século". A performance de cada um dos lutadores é também au concurs entre as melhores atuações de suas carreiras. Contudo, tanto Anderson, quanto Sonnen, têm desempenhos de alto nível e ainda melhores em seus cartéis. Confira a seguir as cinco melhores lutas de cada um:
As cinco melhores lutas de Anderson Silva:
luta entre anderson silva  e alex stiebling (Foto: Reprodução)Anderson contra Alex Stiebling (Foto: Reprodução)
Alex Stiebling - Pride 21, 23 de junho de 2002
O americano Alex Stiebling foi o primeiro adversário de Anderson Silva no Pride, maior evento de MMA no mundo na primeira metade da última década, e chegou ao combate com o apelido de "Brazilian Killa" ("Matador de Brasileiros") por ter derrotado seis brasileiros em seguida antes de pegar "Spider". Anderson, todavia, precisou de menos de dois minutos para quebrar o tabu e apresentar seu cartão de visitas ao mundo. O brasileiro abriu a luta com um chute alto. Logo depois, um direto de esquerda entrou. O golpe vitorioso foi uma canelada no rosto, que abriu um corte no supercílio direito do americano. Stiebling colocou Anderson no chão, mas a luta foi interrompida para que o americano fosse atendido pelo médico, que o declarou incapaz de continuar por conta do corte. Nocaute técnico e vitória em 1m23s.
luta entre anderson silva x carlos newton (Foto: Reprodução)Newton encara Anderson Silva (Foto: Reprodução)
Carlos Newton - Pride 25, 16 de março de 2003
Era a terceira luta de Anderson Silva no Pride e 12ª no total. Do outro lado, estava ninguém menos que Carlos Newton, ex-campeão peso-meio-médio do UFC e considerado um dos melhores representantes do jiu-jítsu no MMA. Com menos de um minuto, Newton o colocou no chão. Anderson, por sua vez, conseguiu controlá-lo e evitar uma finalização. Após alguns minutos de pouca ação, o juiz recolocou os dois de pé. Newton ficou de guarda baixa e, em pouco tempo, levou uma joelhada voadora no rosto. O canadense caiu abalado, e Anderson partiu para cima com socos. Fim de luta, nocaute técnico. Anderson Silva comemorou dançando a la Michael Jackson.
FRAME Lee Murray luta Anderson Silva 2004 (Foto: Reprodução)Lee Murray luta com Anderson (Foto: Reprodução)
Lee Murray - Cage Rage 8, 11 de setembro de 2004
Cerca de um ano depois de ter deixado a Chute Boxe, antiga academia, Anderson Silva fazia sua segunda luta pelo Cage Rage, evento inglês, e disputava o cinturão contra o atleta local Lee Murray, uma espécie de "Chael Sonnen britânico" que rasgou a bandeira brasileira na pesagem e tentou intimidá-lo desde sua chegada. Mas "Spider" começou o combate com um chutaço de esquerda no rosto de Murray e logo o colocou no chão com um golpe de judô. No restante do combate, mostrou o jogo de pés e a técnica de esquiva pela qual ficou conhecido, além de jabs, pisões, chutes altos e baixos. "Spider" quase conseguiu o nocaute com um pisão alto e um jab no terceiro round, e controlou a luta até o fim para levar o cinturão por decisão unânime.
Anderson Silva Dan Henderson  mma ufc (Foto: Getty Images)Spider encara Dan Henderson (Foto: Getty Images)
Dan Henderson - UFC 82, 1º de março de 2008
Neste ponto, Anderson Silva já era campeão do UFC e enfrentava Dan Henderson, último campeão peso-médio e peso-meio-médio do Pride. O brasileiro havia dominado seus quatro oponentes no Ultimate e ainda não havia perdido nenhum round na competição. Henderson foi o primeiro a vencer um assalto contra o "Spider", graças à queda que o americano conseguiu com cerca de dois minutos de luta. "Hendo" caiu de guarda passada e, apesar de Anderson defender bem a movimentação do adversário, o brasileiro sofreu muitos socos e cotoveladas no rosto. No segundo round, porém, o campeão reagiu com tudo, castigou o americano com chutes e socos e defendeu uma queda de Henderson. Na segunda tentativa, Anderson ficou por cima e aproveitou que o americano deu as costas para encaixar os ganchos e fechar um mata-leão, finalizando Henderson com 10s restando no round.
Forrest Griffin x anderson silva mma ufc (Foto: Getty Images)Griffin de frente para Anderson (Foto: Getty Images)
Forrest Griffin - UFC 101, 8 de agosto de 2009
Esta é considerada quase que por unanimidade a melhor atuação de Anderson no Ultimate. Após uma luta morna com Thales Leites, criticada pelo presidente do UFC, Dana White, Anderson Silva foi escalado para lutar na categoria de cima, peso-meio-pesado, contra um ex-campeão da divisão, Forrest Griffin. "Spider", porém, parecia estar sempre um passo à frente do adversário e mostrou o melhor de sua esquiva, lutando com a guarda baixa na maior parte do combate. O brasileiro conseguiu dois knockdowns, um no jab de direita e outro no direto de esquerda. O nocaute veio com um jab de direita, andando para trás. Griffin caiu no chão pedindo clemência, e saiu do octógono antes que o árbitro levantasse a mão do vencedor, humilhado.
As cinco melhores lutas de Chael Sonnen:
Sonnen luta contra Paulão Filho (Foto: Reprodução)Sonnen luta contra Paulão Filho (Foto: Reprodução)
Paulão Filho - 12 de dezembro de 2007, WEC 31
Ironicamente, uma das melhores lutas de Chael Sonnen terminou da mesma forma que seu combate contra Anderson Silva: em derrota, por finalização com triângulo. A diferença foi que a submissão foi já no segundo round, e que o americano não bateu. Na época, Paulão Filho era companheiro de equipe de Anderson e era considerado o melhor peso-médio do mundo. Todavia, Sonnen levou vantagem no boxe, usando sua maior envergadura, e o levou para o chão com facilidade, onde fez o mesmo que fez com o "Spider": jogou golpe atrás de golpe no ground and pound. Assim como contra Anderson, porém, Sonnen deu uma bobeira e sofreu um triângulo. O americano gritou de dor, mas não bateu em desistência, nem pediu para pararem a luta. O árbitro Josh Rosenthal, porém, julgou que Sonnen havia pedido o fim e encerrou o combate, dando a vitória para Paulão. Onze meses depois, o americano venceu a revanche contra o brasileiro numa luta sem graça e só não levou o cinturão porque Paulão não bateu o peso. Apesar disso, o carioca enviou seu cinturão para Sonnen após o combate, em reconhecimento ao seu desempenho.
Dan Miller chael sonnen  mma ufc (Foto: Getty Images)Dan Miller diante de Sonnen (Foto: Getty Images)
Dan Miller - 23 de maio de 2009, UFC 98
O combate contra Dan Miller foi importante porque Chael Sonnen provou que poderia vencer um adversário especialista em jiu-jítsu, após derrotas para Forrest Griffin, Renato Babalu, Paulão Filho e Demian Maia. Desta vez, o americano conseguiu defender efetivamente tudo o que Miller tentou, seja guilhotinas, chaves de joelho, chave de braço e até o famigerado triângulo. Sonnen dominou através de seu jogo de botar para baixo e dominar no ground and pound. O "Gângster de West Linn" venceu por decisão unânime, com todos os cartões de pontuação apontando 30-27 a seu favor.
Chael Sonnen Yushin Okami   mma ufc (Foto: Getty Images)Okami caiu para Sonnen (Foto: Getty Images)
Yushin Okami - 24 de outubro de 2009, UFC 104
Após esta luta, Yushin Okami ficou tão impressionado que foi treinar com o americano na academia Team Quest, nos EUA. Sonnen começou a luta mostrando superioridade justamente no forte de Okami, a luta agarrada, com boas quedas e cinturadas no primeiro round. No segundo, o americano tomou o centro do octógono e dominou em pé, com bons jabs, chutes baixos e rodados. No fim, pegou as costas do adversário e terminou a luta com mais ground and pound. Vitória por decisão unânime, e apenas a segunda derrota de Okami no UFC.
Chael Sonnen Nate Marquardt mma ufc (Foto: Getty Images)Marquardt enfrenta Chael Sonnen (Getty Images)
Nate Marquardt - 6 de fevereiro de 2010, UFC 109
Mais uma clássica atuação de Chael Sonnen: ataque imediato, double leg e ground and pound. Foi assim que o americano derrotou Nate Marquardt desde o início do primeiro round. Marquardt, que já havia enfrentado Anderson Silva e era considerado o terceiro melhor lutador da categoria, atrás apenas de Silva e Vitor Belfort, só conseguiu sair de baixo de Sonnen uma vez, durante o primeiro assalto, e logo foi colocado de volta ao chão. No segundo round, Marquardt abriu um corte no supercílio de Sonnen com uma cotovelada e, mesmo assim, o americano não parou de atacá-lo e dominá-lo. No último assalto, mais do mesmo. Sonnen ainda escapou de uma guilhotina e esteve em desvantagem na posição norte sul, mas saiu vitorioso.
Chael Sonnen x Brian Stann ufc (Foto: Getty Images)Sonnen derruba Brian Stann (Foto: Getty Images)
Brian Stann - 8 de outubro de 2011, UFC 136
Chael Sonnen não lutava havia 14 meses, desde que fora suspenso após sua luta com Anderson Silva, mas ao enfrentar Brian Stann, considerado uma das promessas da categoria, o americano voltou melhor do que nunca. Stann parecia ainda maior do que Okami e Marquardt, mas foi colocado para baixo com facilidade tanto no primeiro, quanto no segundo round. Sonnen não deu chances para o ex-soldado americano usar seu jogo em pé, sua especialidade, e impressionou pela evolução em seu jiu-jítsu. Tanto foi que o americano finalizou Stann com um kata-gatame, em apenas 3m51s do segundo round. Após a vitória, Sonnen não perdeu tempo e acrescentou a cereja do bolo: desafiou Anderson à revanche, que acontece, enfim, no próximo dia 7 de julho. Será que esse combate entrará na lista de melhores lutas de ambos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...