domingo, 22 de julho de 2012

BOTAFOGO



Jogador rompe fronteiras da sua terra natal, faz estreia pelo Botafogo e começa nova fase da vitoriosa carreira no país que sempre admirou


Header de Materia - Seedorf (Foto: infoesporte)
Clarence Seedorf guarda no seu complexo esportivo, no Suriname, pinturas feitas à mão de seu rosto em diferentes fases da vida, com diferentes cortes de cabelo. Foram homenagens que ele recebeu. Em outra imagem, o jogador aparece em uma nota de 10 mil pesetas (moeda espanhola antes do Euro). Mas o valor do meia de 36 anos vai além das fases e do dinheiro. Herói nacional em Paramaribo, ele rompeu as fronteiras do seu país de origem, rodou o mundo e neste domingo dá o primeiro passo para começar sua história no futebol brasileiro. O camisa 10 do Botafogo faz sua estreia contra o Grêmio, às 18h30m, no Engenhão.
Em Paramaribo, bares se preparam para transmitir o jogo, que terá a audiência de surinameses e milhares de brasileiros residentes no país de Seedorf. O primeiro toque na bola com a camisa do Botafogo em solo brasileiro será apenas a continuação de uma relação estreita com o país, que envolve casamento com a brasileira Luviana e identificação sempre destacada nas declarações do camisa 10.
- Sempre me diziam que penso e jogo como um brasileiro - disse Seedorf, em entrevista antes da estreia pelo Botafogo.
As declarações são dadas em português claro. Luviana, sua mulher, foi criada em Realengo e era passista da Mocidade Independente de Padre Miguel. Os dois se encontraram quando ela foi com a escola de samba para uma temporada de shows em Roma, na Itália. O casal prima pela discrição e vida em família com os quatro filhos. O lugar escolhido para morar foi o bairro do Leblon, onde eles já tinham um apartamento.
Em seus gostos pessoais, Seedorf gosta de leituras sobre espiritualidade, psicologia e desenvolvimento pessoal, diz que curte todos os ritmos musicais, com exceção do techno. A batida do jogador é no ritmo da família.
- Gosto de passar tempo de qualidade com minha esposa e filhos. Eu gosto das oportunidades que temos para compartilhar o tempo juntos - descreveu o jogador.
No seu site oficial, revela ainda o gosto pelo calor ao falar sobre viagem de férias:
- Tudo o que importa para mim é que esteja pelo menos 28 graus. Eu adoro viajar.
No Rio, então, Seedorf está em casa, seja pela temperatura mas também pelo calor humano.
De origem humilde, o jogador conquistou sua independência financeira, mas nunca deixou de lado as crianças do Suriname e de outros cantos do mundo.
- Ele é uma grande pessoa, não só como jogador, mas como ser humano - declarou o jornalista Desney Romeo, do Suriname.
Admirador do líder sul-africano Nelson Mandela, Seedorf é um herói nacional no Suriname. Crianças sonham ser como o ídolo.
- Quero ser Clarence - repetem as crianças do Suriname.
De Paramaribo para o Rio de Janeiro, o homem de várias faces está pronto para ouvir dos meninos brasileiros em português claro:
- Quero ser Seedorf.
Momentos importantes na carreira de Seedorf:
29 de novembro de 1992: Faz sua estreia profissional pelo Ajax (contra o Groningen), com apenas 16 anos.
14 de dezembro de 1994: Faz um gol na sua estreia pela seleção da Holanda, contra Luxemburgo.
24 de maio de 1995: Ganha a Liga dos Campeões pela primeira vez, com o Ajax, quando derrotou o Milan por 1 a 0.
20 maio de 1998: Ganha seu segundo título da Liga dos Campeões, quando o Real Madrid venceu a Juventus por 1 a 0.
28 de maio de 2003: Pela terceira vez, conquista o título da Liga dos Campeões, desta vez com o Milan, quando derrotou a Juventus na final, em decisão por pênaltis.
23 de maio de 2007: Conquista o quarto título da Liga dos Campeões, o segundo pelo Milan: vitória por 2 a 1 sobre o Liverpool.
30 de agosto de 2007: Eleito o melhor meia da Europa em prêmio concedido pela UEFA.
07 de dezembro de 2007: Jogo de número 100 na Liga dos Campeões, contra o Celtic.
22 de julho de 2012: Faz sua estreia com a camisa 10 do Botafogo diante do Grêmio
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...