quarta-feira, 11 de julho de 2012

COPA DO BRASIL 2012



Vilson Andrade diz que título irá consolidar clube entre os grandes do país


Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba, com a nova camisa (Foto: Divulgação / Coritiba)Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba
(Foto: Divulgação / Coritiba)
Faltando poucas horas para a segunda partida da final da Copa do Brasil, o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, mantém a serenidade e a calma, mesmo sabendo que o clube terá que inverter uma vantagem de dois gols construída pelo Palmeiras no primeiro jogo da decisão, realizado semana passada na Arena Barueri, em São Paulo.
- Estou muito tranquilo, pois o trabalho realizado pela equipe até aqui na competição foi muito bem feito. Agora, é traduzir em campo o trabalho realizado para conseguir o resultado necessário e conquistar no campo o segundo título mais importante da história do Coritiba, atrás somente do Campeonato Brasileiro de 1985.
Além de ser uma conquista inédita na história do clube, o título da Copa do Brasil servirá para coroar definitivamente a grandeza do Coxa no estado do Paraná e no restante do país."
Vilson Ribeiro
Segundo Vilson, a Copa do Brasil será fundamental para consolidar o Coritiba entre os grandes times do futebol brasileiro.
- Além de ser uma conquista inédita na história do clube, o título da Copa do Brasil servirá para coroar definitivamente o reconhecimento da grandeza do Coxa no estado do Paraná e no restante do país. Pela segunda vez iremos disputar a Libertadores. Isto sem falar na exposição de mídia e nos ganhos financeiros que não dão para mensurar.
Esta é a segunda vez consecutiva que o clube chega à final da Copa do Brasil. Ano passado, o time acabou sendo superado pelo Vasco na decisão. Para que o sonho desta vez se transforme definitivamente em realidade, o presidente conta mais uma vez com o apoio dos torcedores, que irão lotar o Estádio Couto Pereira na partida de logo mais.
- A torcida é fundamental. Afinal de contas é a razão da existência da instituição. No Couto Pereira, a torcida tem sido um fator diferencial, nos ajudando muito em todos os jogos. É uma cumplicidade muito grande que existe entre torcida, time e diretoria. Cumplicidade esta que ainda dará muitas conquistas ao clube.
Presidente não acredita em repetição de goleada
Ano passado, o Coritiba aplicou uma goleada histórica de 6 a 0 no Palmeiras no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil de 2011. Apesar de reconhecer que no futebol tudo pode acontecer, o presidente Vilson não acredita num placar dilatado na decisão deste ano.
A goleada ocorrida ano passado faz parte apenas da história e das estatísticas. Não é referência para o jogo de hoje."
Vilson Ribeiro
- O que aconteceu ano passado foi um acidente de percurso, um resultado inesperado. O Coritiba estava num momento excelente, enquanto o Palmeiras estava num momento ruim. O jogo de hoje é outro, os jogadores não são mais os mesmos e o contexto da história é diferente. O resultado vira é em função da competência e do envolvimento emocional dos jogadores. A goleada ocorrida ano passado faz parte apenas da história e das estatísticas. Não é referência para o jogo de hoje.
Ciente das dificuldades que o Coritiba irá enfrentar durante a partida decisiva, Vilson prefere não arriscar um placar nem qual jogador irá marcar o gol do título.
- Placar eu não sei, só sei que vamos ser campeões. Todos os jogadores são fundamentais. Não importa quem faça o gol, mas sim que o Coxa seja campeão.
Segundo o presidente, um dos segredos do Coritiba é ser um time sem estrelas e totalmente comprometido com o trabalho.
- A manutenção da comissão técnica comandada pelo treinador Marcelo Oliveira por médio e logo prazo, dando condições de ele conhecer todo o elenco e o investimento nas categorias de base também contribuem para os bons resultados conquistados pelo clube – complementa Vilson.
Na opinião do presidente, o objetivo das categorias de base não é conquistar títulos, mas sim, revelar bons jogadores. Ele também destaca o trabalho realizado por todo o Departamento de Futebol do clube.
- Marcelo é uma das peças da engrenagem. Sendo assim, o trabalho realizado por outras pessoas, entre elas o superintendente Felipe Ximenez, é fundamental para os bons resultados apresentados pela equipe nos últimos anos.
Clube estabeleceu metas após rebaixamento de 2009
Diríamos que apenas 50% do trabalho foi feito. Faltam ainda os outros 50%. Queremos colocar o Coritiba entre os seis maiores clubes do Brasil"
Vilson Ribeiro
Após o rebaixamento para a Série B no Brasileiro de 2009, o Coritiba fixou quatro metas para serem cumpridas num prazo de cinco anos: resgatar a auto-estima do torcedor; reestruturar o quadro associativo – o Coxa tinha 2.500 sócios e atualmente 31.000 -; promover o saneamento financeiro do clube, mantendo um equilíbrio entre a receita e a despesa; além de profissionalizar todas as áreas do clube com a melhoria da infraestrutura esportiva.
Atualmente, o clube possui contratos longos, com média de três anos, com praticamente todos os jogadores. Como se não bastasse, o Coxa possui em média 60% dos direitos federativos de todo o elenco.
- Isto traz uma tranquilidade muito grande para o plantel, pois os jogadores sabem que têm o apoio da diretoria e da torcida para jogar – afirma o presidente Vilson.
Apesar dos bons resultados obtidos até agora, ele afirma que ainda tem muita coisa a ser feita.
- Diríamos que apenas 50% do trabalho foi feito. Faltam ainda os outros 50%. Além de manter os atuais resultados, o clube deseja continuar disputando títulos com uma administração séria e as finanças em dia como forma de colocar o Coritiba entre os seis maiores clubes do Brasil.
O presidente Vilson não se considera uma pessoa supersticiosa.
- Quanto mais eu trabalho, mais eu tenho sorte
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...