quinta-feira, 26 de julho de 2012

LONDRES 2012



Donos da casa, que não participavam de um torneio mundial desde 1960, saem na frente, mas acabam levando um gol no fim do segundo tempo

Sem participar de um grande evento esportivo mundial desde 1960, a seleção olímpica britânica voltou aos Jogos Olímpicos na tarde desta quinta-feira e quase comemorou a data histórica com uma vitória. No lotado estádio Old Trafford, do Manchester United, o time do técnico Stuart Pearce, que perdeu para a seleção brasileira por 2 a 0 em amistoso realizado no último dia 20 de julho, chegou a abrir o placar com o experiente Craig Bellamy, do Liverpool, mas acabou levando um gol no fim do segundo tempo, esfriando a festa dos torcedores.
A Grã-Bretanha (união de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda) conquistou o ouro no primeiro Torneio Olímpico de Futebol Masculino da história, em 1900, repetindo a façanha em 1908 e 1912. Em seguida, participou de seis edições consecutivas, mas sem o mesmo brilho. Em 1972, no entanto, a Federação Inglesa de Futebol passou a reconhecer apenas jogadores profissionais. Essa mudança impediu vários atletas de representarem a Grã-Bretanha com a camisa da seleção olímpica.
Com o resultado, Grã-Bretanha e Senegal marcam um ponto. O Uruguai, que venceu os Emirados Árabes mais cedo por 2 a 1, lidera o Grupo A, com três. Os britânicos voltam a jogar no domingo, contra os árabes, às 15h45 (de Brasília). Mais cedo, às 13h, Senegal pega os uruguaios. O torneio olímpico de futebol masculino conta com 16 seleções, divididas em quatro chaves. Os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas de final.
Craig Bellamy comemorando gol contra o Senegal (Foto: Agência Reuters)Craig Bellamy correpara comemorar o primeiro gol contra a seleção do Senegal (Foto: Agência Reuters)
Apoiado pelos torcedores que lotaram o estádio Old Trafford, o time da casa começou melhor e logo teve a primeira chance com o experiente Ryan Giggs, de 38 anos. Ele recebeu no bico da grande área e chutou forte para a boa defesa de Mane. Porém, o goleiro não conseguiu impedir o primeiro gol da Grã-Bretanha no ataque seguinte. Craig Bellamy, um dos três jogadores convocados com mais de 23 anos, aproveitou um rebote da zaga e bateu de primeira para abrir o placar.

Senegal assustou aos 26. O goleiro Butland chutou errado e a bola caiu no pé do atacante Gueye. Ele avançou em direção ao gol e tentou encobri-lo, mas acabou perdendo uma chance clara para empatar. Após o lance, o goleiro levantou os braços pedindo desculpas.

A Grã-Bretanha foi melhor durante todo o primeiro tempo. Aos 39, o time ainda teve mais uma boa oportunidade para aumentar. O atacante Sturridge recebeu belo lançamento dentro da área, mas na hora de finalizar, chutou torto para fora.

Senegal pressiona no início do segundo tempo
Senegal voltou melhor para a etapa final. O técnico Diouf colocou o apoiador Kouyate no lugar do volante Gueye e o resultado foi visto logo nos primeiros minutos. Aos oito, Souare recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola passou raspando o travessão da Grã-Bretanha. No ataque seguinte, o lateral Ciss arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Butland a fazer uma ótima defesa. Silêncio no estádio Old Trafford.

O time local não conseguia repetir a boa atuação do primeiro tempo e sofria para retomar a posse de bola e, consequentemente, armar alguma jogada de perigo. Os torcedores sentiam o momento ruim e reclamavam. Senegal aproveitava a força física para dominar o jogo.

As 25, um lance polêmico. Giggs lançou para Bellam, que entrou na área e foi derrubado de maneira forte. Os jogadores britânicos correram para reclamar com o árbitro de um pênalti, mas ele ignorou e apenas deu tiro de meta. Começou uma confusão entre os jogadores dos dois times, que acabaram acalmados por outros companheiros.
Cansado, Craig Bellamy, de 33 anos, pediu para ser substituído e saiu de campo sendo aplaudido de pé pelos torcedores. Mas, de tanto pressionar, Senegal chegou ao empate faltando nove minutos para o fim. Konate invadiu a área e, com categoria, tocou na saída do goleiro. O placar não mudou até o apito final do árbitro
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...