segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COPA 2014



A 500 dias da abertura, apreensão e luto 




se misturam no país da Copa


Com apenas dois dos 12 estádios concluídos e muito trabalho pela frente, Brasil corre para entregar tudo até 2014. Tragédia cancela festividades


Header-500-DIAS_COPA (Foto: infoesporte)
Pressa, preocupação e tristeza se misturam nesta segunda-feira, quando o Brasil celebra a data simbólica de 500 dias para a abertura da Copa do Mundo de 2014. A proximidade do evento aflige governos e organizadores, que correm contra o tempo para entregar tudo sem falhas. O otimismo é grande, mas todos sabem que não cabem mais atrasos. A data também ocorre um dia após a tragédia que abalou o país. O incêndio que matou 231 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, cancelou a solenidade que seria realizada em Brasília.
A 500 dias da Copa do Mundo, o GLOBOESPORTE.COM preparou um balanço sobre os preparativos das 12 cidades-sede para o Mundial de 2014 (veja no infográfico abaixo). No caso de seis delas (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), a correria é ainda maior, uma vez elas que serão sedes da Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho deste ano. A Fifa estipulou 15 de abril como data limite para a entrega dos estádios. Até o momento, no entanto, apenas Castelão e Mineirão estão concluídos.
Festividades canceladas
Nesta segunda-feira, seria lançado na capital federal o pôster oficial da Copa do Mundo de 2014. A festividade contaria com as presenças de políticos, membros do COL e da Fifa. A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, eram esperados. O evento foi cancelado, e a solenidade transferida para o Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira.
Apesar de a festividade ter sido adiada, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebe nesta segunda-feira em Brasília o secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da CBF, José Maria Marin, e os  membros do Conselho de Administração do COL, Bebeto e Ronaldo. Eles visitarão o Estádio Nacional Mané Garrincha e depois participarão de uma coletiva de imprensa.
Castelão jogo (Foto: Diego Morais)Com jogos deste domingo, Castelão foi o primeiro estádio da Copa a ter bola rolando (Foto: Diego Morais)
Bola rolando
Neste domingo, pela primeira vez a bola rolou em um estádio da Copa do Mundo de 2014. Sob os olhares de Jérôme Valcke, o Castelão foi inaugurado e recebeu uma rodada dupla da Copa do Nordeste. Kleberson, do Bahia, teve a honra de marcar o primeiro gol da nova arena. O próximo estádio a receber jogo será o Mineirão. No próximo domingo, em Belo Horizonte, Atlético-MG e Cruzeiro vai reinaugurar a arena
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...