terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CORINTHIANS




O OCE abre o ano de 2013 com um post trazendo um novo ranking dos clubes de futebol. Rankings são legais, geram boas discussões e servem sempre para comparações, às vezes boas, às vezes ruins, mas sempre inevitáveis. Todo ranking é, igualmente, ponto gerador de críticas, queixas, elogios, inconformismo…
Cada ranking tem um critério, portanto, é comum que os diferentes rankings tenham posições coincidentes, bem como divergências. Ao ver um ranking, é fundamental conhecermos os critérios utilizados para a sua confecção e é o que veremos agora com esse novo ranking, criado pela Pluri Consultoria.
Os critérios de avaliação da Pluri levaram em consideração o grau de dificuldade de cada competição, em função do nível e da quantidade de adversários. Seus analistas também buscaram atribuir pontuação além dos tradicionais 1º e 2º lugares, visando a uma melhor percepção do nível de distribuição de forças em termos regionais e nacionais.
Dois rankings são bem conhecidos dos leitores: o da Folha de S.Paulo e o da Revista Placar.  Ambos já existem há muitos anos e abrangem um período maior do futebol brasileiro. No caso presente, a Pluri optou por trabalhar com os últimos 5 anos – de 2008 a 2012. Uma novidade nesse trabalho é termos as quatro divisões do Campeonato Brasileiro representadas, bem como a perda de pontos por rebaixamento nas séries A, B e C do Brasileiro.
Um dado importante para o conhecimento do leitor é que os dados desse ranking servirão de base para o cálculo do IPEG – Indice Pluri de Eficiência de Gestão – que será conhecido após a publicação dos balanços do ano recém-findo, prevista para até o dia 30 de abril. O IPEG correlaciona o desempenho em campo com os gastos dos clubes com o futebol, de acordo com os números dos balanços e proporciona uma boa ideia de como os recursos vêm sendo transformados em resultados.
Nos últimos cinco anos o Brasileiro da Série A teve 4 diferentes campeões: Fluminense duas vezes, São Paulo, Flamengo e Corinthians. A Copa Libertadores teve, em igual período, três campeões brasileiros: Internacional, Santos e Corinthians. São as duas competições com maior pontuação, ao lado do Mundial de Clubes, e seus campeões despontam nos primeiros lugares desse ranking. Como era de se esperar, o líder no acumulado e no ranking somente de 2012 é o Corinthians, seguido, no ranking de 5 anos, por Internacional, Santos, Fluminense e São Paulo. No ranking de 2012 o Atlético Mineiro toma o lugar do Internacional, reflexo do excelente ano do Galo e do péssimo ano do Colorado.
Vamos, portanto, às tabelas desse novo ranking.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...