sábado, 26 de janeiro de 2013

UFC COMBATE



Campeão peso-pena revela detalhes de sua preparação para enfrentar o ex-campeão dos leves, como, por exemplo, voltar a treinar jiu-jítsu de quimono


Há mais de um ano parado, José Aldo tem pela frente um dos maiores desafios da carreira. No próximo sábado, no UFC 156, em Las Vegas (EUA), o campeão peso-pena do Ultimate coloca o cinturão em jogo contra o americano Frankie Edgar, em um confronto que estava marcado inicialmente para outubro de 2012. Um acidente de moto três semanas antes da luta deixou o brasileiro fora de combate, o que serviu de mais motivação para o manauara.
- Naquela ocasião a gente tinha só um mês de treinamento, já que a luta inicialmente estava marcada contra o Erick Koch, que se lesionou. Não acreditei quando me acidentei e fiquei fora da luta, que era algo que eu queria muito e pedi para o Ultimate manter meu adversário. Agora tive o tempo necessário para me preparar bem. Acho que eu fico motivado por ser uma grande luta, é uma superluta, que vai ficar na história, quando encerrar minha carreira todo mundo vai comentar desse combate. A motivação é enorme, eu chegava aqui nos treinos e procurava ganhar todo tipo de treino porque sei que vai ser épico - contou Aldo.
Dudu Dantas, Marlon Sandro, Dedé Pederneiras, Renan Barão e José Aldo MMA UFC (Foto: Ana Hissa/ SporTV.com)Dudu Dantas, Marlon Sandro, Dedé Pederneiras, Renan Barão e José Aldo: treino de quimono leva o campeão peso-pena, que é faixa-preta, de volta às origens no jiu-jítsu (Foto: Ana Hissa/ SporTV.com)
Recuperado dos ferimentos, Aldo iniciou o treinamento no fim de novembro. Com quase 20 confrontos marcados entre janeiro e fevereiro, o líder da Nova União, André Pederneiras, optou pelo trabalho com a base de lutadores da academia. Alguns reforços vieram,  como Bruno Carvalho, experiente no muay thai, Davi Souza, medalhista pan-americano de boxe, e o atleta do UFC Gray Maynard, que ajudou o brasileiro para a luta contra Chad Mendes no UFC Rio 3 e já enfrentou Edgar três vezes na categoria dos leves.
- Por conta de problemas pessoais - minha operação no joelho e o nascimento da minha filha - só vim durante um tempo, mas é tudo que ele precisa. Aldo aprende muito rápido, você ensina para ele algo em um dia e ele já está fazendo exatamente o que você passou. Em todas as áreas é o melhor de todas as categorias, acho que ele é o melhor peso por peso do mundo. Agora ele sabe as pegadinhas do Edgar, o que é muito bom para evitar surpresas. Ele sempre foi muito bom em defender quedas e aplicar quedas. Quando você chega no topo não são grandes coisas, apenas pequenos ajustes que fazem com que você melhore - afirma Gray, ressaltando a estatística de que Aldo é um dos melhores atletas em defesa de queda do Ultimate, com 75% de aproveitamento no quesito.
Aldo aprende muito rápido, você ensina para ele algo em um dia e ele já está fazendo exatamente o que você passou"
Gray Maynard, lutador do UFC
Para Dedé, o caminho para vencer a luta vai ser dado pelo adversário. Entretanto, a preocupação com o bom nível de wrestling de Edgar foi uma constante nos treinos. Por conta disso, Pederneiras inovou na preparação -  inseriu um treino de pano combinado com o de luta olímpica, para preparar bem o campeão para situações com as costas no chão.
- A gente sempre procura criar coisas diferentes a cada luta e nessa eu voltei a adaptar o treino de quimono porque é algo que te deixa mais pesado e quando você tira o quimono você fica mais leve e mais rápido. Eu acho que todo mundo que lutou com o Aldo ultimamente derruba muito bem, o Edgar é mais um que derruba muito bem, não sei se ele é melhor ou pior, se naquele momento da luta ele vai conseguir fazer melhor do que os outros, tudo vai depender do momento. Eu posso dizer que o Aldo é um faixa-preta muito bom, a gente fez um trabalho muito forte de quimono para essa luta agora e todos que treinaram com ele de quimono - que são atletas que competem de pano frequentemente - falaram a mesma coisa: se ele lutasse em algum campeonato de jiu-jítsu ele seria campeão. Ele tem uma base muito boa de chão - disse Dedé.
José Aldo e Gray Maynard UFC MMA (Foto: Ana Hissa/ SporTV.com)Gray Maynard (dir.) veio dos EUA para ajudar nos treinos de Aldo (Foto: Ana Hissa/ SporTV.com)
Faixa-preta na arte suave, Aldo também se diz mais confiante no jogo por baixo.
- Essa foi uma das vezes que eu mais treinei jiu-jítsu, eu sempre treino jiu-jítsu quando passam minhas lutas. Acho que o Dedé puxando novamente esse treino combinado com o wrestling foi muito bom, porque um anda ao lado do outro. A gente treinou muito em pé, sempre caindo e praticando o chão, para resgatar. É bom rever o passado porque foi de onde a gente surgiu - reafirmou Aldo.
Outro fator que impressiona no jogo do americano é a movimentação no octógono e o ritmo frenético imposto. A aposta para parar o adversário pode estar nos potentes chutes baixos de Aldo, que deixaram um ex-desafiante, Urijah Faber, com as pernas debilitadas após o confronto.
- Acho que conectando bons chutes a gente consegue frear a movimentação dele, acho que quantos mais chutes encaixados na perna ele vai ficar mais preso, acho que vai ficar um pouco mais receoso, então pode ser, sim, o caminho das pedras - conta o campeão, que também vê na descida de peso um fator a seu favor no combate.
- É a primeira vez que ele vai ter que bater o peso-pena, acho que quando você tem que perder peso não é a mesma coisa de você ficar jogando no peso que você tem, a resistência diminui. Acho que tudo muda porque é a primeira vez que ele está baixando. Isso a gente vai procurar também porque a gente sabe que não é a mesma resistência do que quando ele jogava nos leves.
Parceiro de treinos de Aldo, o atleta do Bellator Marlon Sandro também vê nos chutes o caminho para a vitória.
- O Edgar é um cara que não bloqueia chutes, mesmo movimentando... Ninguém nunca chutou ele tanto, o chute que ele recebeu na perna ele não bloqueia... E todo mundo sabe que o Aldo tem uma perna muito pesada, eu que o diga, a gente sofre aqui com os chutes dele mesmo com caneleiras quando ele quer bater forte, ele vai minar ali. O Aldo é um cara que tem um reflexo muito bom, uma esquiva muito boa, acho que ele vai conseguir ir para cima o tempo todo e quem sabe conseguir um nocaute ainda em pé.
cinturão José Aldo Frankie Edgar UFC (Foto: Getty Images)José Aldo e Frankie Edgar na época em que ambos tinham cinturão do UFC (Foto: Getty Images)
Em dezembro, Junior, como é conhecido entre os amigos, viu o xará peso-pesado Junior Cigano perder o cinturão para Cain Velasquez. Mas o peso-pena garante que não se sente pressionado a manter um dos três cinturões do Brasil no UFC - os outros dois são de Renan Barão, campeão interino dos galos, e Anderson Silva, nos médios.
- Acho que cada pessoa é uma pessoa, não sinto peso algum, eu sou o José Aldo. O José Aldo vai estar lá dentro, e eu vou lutar por mim e vou sair vencedor. Para mim todas as lutas são meu grande desafio. Eu acho que essa vai ser um grande desafio, a próxima também... Sempre a próxima é a luta da minha vida que eu não posso perder.
Da última vez que esteve em ação, Aldo surpreendeu na comemoração, ao se jogar nos braços da torcida após a vitória em cima de Chad Mendes do UFC 142. E dessa vez, não será diferente.
- No Brasil, não poderia ser diferente, eu falei que ia fazer isso porque a galera estava vibrando e cantando, então, nada mais justo que ir para a galera. Com certeza vai ter uma galera brasileira em Las Vegas eu estou contando com a invasão do pessoal e com certeza vou fazer algo para eles
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...