quarta-feira, 1 de maio de 2013

COPA 2014



Mês de abril é marcado por inauguração em Salvador e jogo-teste no Rio de Janeiro. Reabertura do Mané Garrincha é adiada para maio e preocupa


torcida reabertura maracanã (Foto: Felippe Costa)Maracanã: primeiro evento-teste aconteceu no
último sábado (Foto: Felippe Costa)
Abril era a data limite imposta pela Fifa para que os seis estádios da Copa das Confederações estivessem prontos. No entanto, o mês chegou ao fim e ainda há muito a ser feito. Arena Fonte Nova, em Salvador, e Maracanã, no Rio de Janeiro, passaram por eventos-teste. Porém, a arena carioca ainda não está concluída e carece de acabamentos.

O caso mais preocupante é o Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal. A arena deveria ter sido inaugurada em 21 de abril - aniversário da cidade -, mas o evento foi adiado para 18 de maio, a menos de um mês da abertura da Copa das Confederações (15 de junho). A justificativa do GDF foi que o gramado não teria condições de ser instalado por conta das fortes chuvas que prejudicaram a drenagem.  A promessa é que o palco de abertura do torneio da Fifa, atualmente com 96% de conclusão, seja inaugurado na decisão do Campeonato Brasilense. Uma semana depois, no dia 26 de maio, o estádio terá seu grande teste, com o jogo entre Santos e Flamengo, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O atraso acendeu o sinal de alerta na Fifa, e o secretário-geral, Jérôme Valcke, admitiu preocupação com a abertura da Copa das Confederações.
- Temos uma preocupação real com a abertura da Copa das Confederações, porque a entrega do estádio de Brasília tem um atraso de um mês. Esse é um problema real, pois não temos um plano B – disse o dirigente.
No fim de abril, no entanto, o gramado foi plantado, o tom mudou, e o Mané Garrincha recebeu elogios de COL e Fifa, que passaram a fazer inspeções diárias no estádio.
A Arena Pernambuco, por sua vez, será inaugurada somente em 14 de maio, com um jogo do Náutico, ainda sem adversário definido. No dia 14 do mês passado, o estádio foi entregue oficialmente pelo governo estadual, apesar de as obras ainda não estarem totalmente finalizadas. No momento, 98% dos trabalhos foram concluídos.
Desde o dia 1º de outubro de 2011, o GLOBOESPORTE.COM publica no início do mês um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede.
Maracanã volta a ter futebol
Após dois anos e sete meses fechado para reforma, teve bola rolando no Maracanã em abril. No último sábado, o estádio recebeu seu primeiro evento-teste. A partida, repleta de craques do  passado, foi entre amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo. Não houve venda de ingressos, e cerca de 27 mil pessoas (convidados do governo do Rio de Janeiro, imprensa, operários do estádio e seus familiares) acompanharam o jogo.
A beleza do novo Maracanã impressionou, o jogo correu sem maiores problemas, e os telões e sistemas de luz e áudio encantaram. No entanto, alguns pontos do estádio ainda passam por obras. As tribunas de imprensa, por exemplo, não estão prontas, enquanto houve pequenos problemas estruturais, como falta d'água em alguns banheiros, elevador parado e cadeiras soltas. A saída do estádio também foi um pouco confusa pela falta de informações.
Mineirão enfrenta problemas com a Seleção
Mineirão, Brasil x Chile (Foto: Valeska Silva)Mineirão recebeu o confronto entre Brasil e Chile na última quarta-feira (Foto: Valeska Silva)
Inaugurado em janeiro, o Mineirão vem recebendo jogos oficiais desde então. O grande teste, no entanto, ocorreu no dia 24 de abril, no empate por 2 a 2 entre Brasil e Chile. Mais de 53 mil torcedores acompanharam o amistoso.
O Comitê Organizador Local (COL), responsável pelo evento, admitiu que houve problemas, mas ressaltou que foram pontuais e que o teste serviu exatamente para identificar e sanar as falhas já na Copa das Confederações.

A beleza no estádio, porém, não apagou os diversos problemas enfrentados pelos mineiros. O trânsito foi caótico, as filas enormes e houve duplicação de ingresso. Em abril, o Mineirão recebeu outros três jogos: América-MG 1 x 4 Cruzeiro, Cruzeiro 5 x 0 Nacional e Atlético-MG 2 x 1 Villa Nova
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...