quinta-feira, 8 de agosto de 2013

BRASILEIRAO 2013

DESTAQUES DO JOGO
  • arbitragem
    ruim
    Raphael Claus errou feio duas vezes. Não expulsou Pierre - que tinha cartão amarelo - após falta perto da área. E ignorou pênalti para o Galo.
  • o teimoso
    Luan
    Jogador que mais finalizou na partida (cinco vezes), Luan não teve uma grande atuação, mas mostrou insistência e conseguiu seu primeiro gol no nacional.
  • estatística
    R10 e Lodeiro
    O atleticano, que marcou um belo gol de falta, levantou 16 bolas na área. Lodeiro foi quem mais usou esse artifício no Bota, mas apenas quatro vezes.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O Atlético-MG mostrou coração de campeão da Libertadores nesta quarta-feira. Atrás no placar por duas vezes, aproveitou o recuo do Botafogo no Independência e teve a sua insistência premiada, conseguindo o gol de empate em 2 a 2 aos 48 minutos do segundo tempo. O resultado tira os cariocas da liderança do Campeonato Brasileiro, posto que agora é ocupado ironicamente pelo Cruzeiro, arquirrival do Galo. As duas equipes na ponta da tabela somam 24 pontos, mas a celeste leva a melhor no saldo de gols (15 contra oito).
Todos os gols nasceram de bola parada. Elias abriu o placar para os botafoguenses, de cabeça, após escanteio. Ronaldinho empatou em bela cobrança de falta, ainda no primeiro tempo. Lodeiro chutou bonito, em lance originado num lateral, e deixou os visitantes em vantagem na segunda etapa. E Luan aproveitou uma cobrança de falta do meio-campo, de Marcos Rocha, para igualar o placar mais uma vez.

O Galo chegou a 11 pontos, subiu para o 16º lugar e passou a sua vaga no Z-4 para o Criciúma, que tem um jogo a mais. E teve, além do fim do jejum de Luan, uma noite boa de Ronaldinho Gaúcho, que além do golaço distribuiu lindos passes e não desistiu em momento algum.
- Sei como é ficar um tanto de jogos sem fazer gol, com a gente precisando do resultado. Fiquei chateado por ter tomado o terceiro cartão, queria jogar (na próxima rodada), mas é um empate com gosto de vitória, que faz a gente se distanciar da zona de rebaixamento - afirmou Luan, que não marcava desde o empate em 2 a 2 com o Tijuana, pela Libertadores, no dia 23 de maio.
Com a ausência de Seedorf, que segundo Oswaldo de Oliveira não tinha condições de jogo, Lodeiro foi a cabeça pensante do Botafogo. Um pouco apagado no primeiro tempo, apesar das tentativas de tabelas, ele evoluiu após o intervalo, com um belo gol. Não se omitiu no jogo e vacilou apenas ao tirar a camisa na hora de celebrar. Resultado: cartão amarelo.
O goleiro Jefferson reclamou muito após a partida:
- Não costumo falar da arbitragem, mas uma hora ia acontecer. Ele (árbitro) ficou caçando falta na beira da nossa área. Ia dar nisso.
Na 13ª rodada, o Botafogo pega o Goiás no Mané Garrincha, e o Atlético-MG visita o Náutico na Arena Pernambuco. As duas partidas serão às 18h30m de sábado. 
Luan gol Atlético-MG contra Botafogo (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Luan vibra com gol, seu primeiro no Brasileiro, nos acréscimos (Foto: Bruno Cantini / Site do Atlético-MG)
Galo muito mais participativo
O primeiro tempo mostrou o Atlético-MG mais ligado em campo. Foi superior em todas as estatísticas no primeiro tempo: finalizações, chances reais de gol, bolas levantadas na área, jogadas pela lateral, desarmes, roubadas de bola e contra-ataques. E também teve mais posse de bola: 56%. E daí? Foi o Botafogo que abriu o placar, com Elias, raspando ótima cobrança de escanteio feita por Vitinho.
Ronaldinho fazia a sua parte para não deixar os mineiros atrás no marcador. Deixou Luan na cara de Jefferson duas vezes. O gol parecia uma questão de tempo. E ele veio no erro do Botafogo em fazer faltas perto da área. Na primeira vez, R10 obrigou o goleiro adversário a fazer grande defesa. A outra foi uma pintura: 1 a 1.
Bota começa bem e depois recua
Retraído no primeiro tempo, o Botafogo voltou do intervalo preocupado em ocupar espaços no campo de ataque e foi recompensado. O jogo ficou equilibrado, e antes dos dez primeiros minutos cada equipe já havia chegado com perigo. Os cariocas estavam mais compactos, e foi comum ver os ofensivos Elias, Rafael Marques e Vitinho roubando bolas na defesa. A entrega dos botafoguenses logo resultou em gol, em mais uma demonstração de polivalência do time. Marcelo Mattos, tal qual um camisa 10, aproximou-se da área rival e serviu a Lodeiro, que desempatou com chute seco, perfeito: 2 a 1.
A postura exemplar no início da etapa final, porém, não perdurou até o fim. Diante de um Galo disposto a empatar a qualquer custo, o Botafogo voltou a recuar. Jô apareceu duas vezes na cara do gol. Parou em Jefferson na primeira e chutou muito forte por cima na segunda. Ronaldinho teve mais uma falta na entrada da área, mas carimbou a barreira. Quando o jogo se encaminhava para o fim, Luan deu o empate aos atleticanos, numa sobra na área após cobrança de falta do meio de campo.
Lodeiro jogo Botafogo e Atlético-MG (Foto: Yuri Edmundo / Agência Estado)Lodeiro tentou suprir ausência de Seedorf e foi destaque no Bota (Foto: Yuri Edmundo / Ag. Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...