segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MMA


Brasileiro tenta desvendar o surpreendente comportamento respeitoso do falastrão até agora e diz que enxerga caminho curto até o cinturão do UFC

Chael Sonnen ficou conhecido no Brasil pela mania de provocar os lutadores do nosso país. Anderson Silva foi a maior vítima, mas o Spider deu o troco no octógono, com duas vitórias em duas lutas. Vitor Belfort, Wanderlei Silva, Lyoto Machida, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro também já foram alvo da metralhadora giratória do falastrão. Maurício Shogun naturalmente seria a próxima vítima, uma vez que o UFC marcou um duelo entre ele e Sonnen para este sábado, em Boston (EUA), mas o americano surpreendeu e até agora só mostrou respeito pelo rival. O porquê desse comportamento surpreendente? O curitibano tenta desvendar o mistério:
- Realmente, não sei (risos). Eu sempre fui um cara respeitoso, que nunca me envolvi em confusão, provocações e tal, então acho que foi por isso - disse ao Combate.com.
Maurício Shogun cinturões UFC Pride MMA (Foto: Divulgação)Maurício Shogun com os cinturões que conquistou no UFC e no Pride (Foto: Divulgação)
Shogun encara a luta contra Sonnen como qualquer outra, apesar de o oponente ser odiado por muitos brasileiros. E enxerga grande importância nela para um caminho curto até o cinturão dos meio-pesados do Ultimate, que já esteve em seu poder:
Não me importo se serei o
'Shogun do Pride' ou não, o que
me importa é treinar bem e conseguir os resultados dentro
do octógono"
Maurício Shogun
- A categoria é muito embolada, só tem cara bom, então duas ou três vitórias te colocam na frente para disputar o cinturão novamente. Estou centrado na minha luta contra o Sonnen, mas tudo isso é para chegar ao título mais uma vez.
O ex-campeão explicou as mudanças que teve em sua preparação, comentou os planos de voltar a enfrentar Minotouro, combate que seria realizado em junho mas foi cancelado por uma lesão do compatriota em cima da hora, recordou os tempos de Pride e disse que viu vitória do americano Phil Davis contra Lyoto Machida no polêmico coevento principal do UFC Rio 4, há cerca de dez dias. A seguir, veja a entrevista na íntegra:
COMBATE.COM: O Chael Sonnen até agora está sem te provocar. Pelo contrário, ele toda hora prega respeito por você. Por que acha que contigo está sendo diferente dos outros brasileiros, como Anderson, Vitor e Wanderlei?
MAURÍCIO SHOGUN: Realmente, não sei (risos). Eu sempre fui um cara respeitoso, que nunca me envolvi em confusão, provocações e tal, então acho que foi por isso. Eu o respeito como lutador e não ligo para o que ele fala ou deixa de falar.
Muita gente achou mal casada essa luta pelo UFC, pelo fato de teoricamente você estar acima do Sonnen na categoria. Acha que a responsabilidade da vitória está mais para o seu lado do que para o dele?
É engraçado, porque o Sonnen acabou de ter uma chance pelo título, mas não fez nada na categoria. Eu sempre tenho a responsabilidade pela vitória em mente. Para mim, sempre preciso vencer, então não ligo para essa necessidade de ter que vencer o Sonnen. Como falei, eu o respeito como lutador e me preparei muito para conquistar essa vitória no dia 17.
Cartaz UFC: Shogun x Sonnen (Foto: Reprodução/Twitter)Cartaz do evento (Foto: Reprodução / Twitter)
Cinturão é uma coisa em que você ainda pensa?
Claro! A categoria é muito embolada, só tem cara bom, então duas ou três vitórias te colocam na frente para disputar o cinturão novamente. Estou centrado na minha luta contra o Sonnen, mas tudo isso é para chegar ao título mais uma vez.
Acha que o cinturão está distante ainda ou o seu nome pode te ajudar a chegar na disputa mais rápido?
Como falei, duas lutas podem mudar o destino da categoria. O Lyoto mesmo estava bem colocado, mas acabou perdendo agora e já ficou um pouco para trás. É muita gente boa, é muita gente capaz de desafiar o campeão.
Se vencer o Sonnen, planeja enfrentar o Minotouro na sequência?
A luta contra o Minotouro era a luta que eu queria e que ele queria. Seria muito boa novamente. Foi uma pena ela não ter acontecido. Quem sabe no final do ano? Quem sabe no TUF Brasil? A decisão é do UFC, mas acho que os fãs querem assistir a uma luta nossa de novo.
O Glaube Feitosa comandou esse seu camp, como você havia anunciado? Quem são seus treinadores hoje?
Na realidade, fiz três campos de treinamento. Fiz um nos Estados Unidos, com o Freddie Roach, Jacob Harman, entre outros treinos que dei por lá. Depois, para a luta contra o Minotouro, me preparei em Curitiba com o Glaube, Harman, Gordo e mais uma galera de fora que trouxemos. Agora, o Renato Babalu ficou por aqui e treinamos muito juntos, principalmente no wrestling. O Glaube e o Roberto Gordo seguiram comigo e estarão no meu córner, junto com o Babalu.
Shogun x Gustafsson UFC (Foto: Getty Images)Shogun (E) tem 21 vitórias e sete derrotas e vem de revés para Gustafsson (D) (Foto: Getty Images)
Muita gente diz que seu auge foi no Pride e que, apesar de continuar entre os tops, é difícil você voltar a ser aquele monstro em todos os sentidos. Você concorda? O que acha disso?
A batida do Pride era diferente da batida do UFC. As regras eram diferentes. Acho que a agressividade do Pride colaborava para eu ser o lutador que fui lá. Não me importo se serei o "Shogun do Pride" ou não, o que me importa é treinar bem e conseguir os resultados dentro do octógono. É para isso que trabalho.
Como você viu a luta do Lyoto contra o Phil Davis? Quem venceu e por quê?
Eu assisti e achei que foi muito parelha, muito mesmo. Enxerguei uma pequena vantagem para o Phil Davis no primeiro e no segundo round, por isso achei que ele realmente ganhou a luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...