segunda-feira, 30 de setembro de 2013

BRASILEIRAO 2013


Raposa abre 11 pontos para o vice-líder do Brasileirão e credita boa fase à qualidade do grupo. ‘O elenco está fazendo a diferença’, diz Dagoberto


vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, neste domingo, em Novo Hamburgo, levou o Cruzeiro aos 53 pontos no Brasileirão e um cenário com a faca e o queijo na mão para conquistar o título: aproveitamento de 73,6%, dez jogos de invencibilidade (nove vitórias e um empate), 11 pontos de vantagem para o segundo colocado e, segundo o matemático Oswald de Souza, 94% de chances de levantar a taça. Os números impressionam. E o dia a dia dentro do campo também. Ao contrário de todas as outras equipes, a Raposa não oscila, não tropeça, não falha. A explicação passa por alguns pontos chaves, como qualidade, foco, encaixe, fator casa. Mas nenhum parece tão determinante quanto algo dito na Toca da Raposa desde os primeiros meses do ano: a força do elenco.
- Talvez o Cruzeiro não oscile porque o trabalho está consistente. Talvez pela qualidade de elenco, que me dá condição de ficar sem Goulart e Lucas Silva, e os substitutos fazerem partidas ótimas, tanto o Henrique quanto o Dagoberto. E o Cruzeiro encaixou, até muito mais rápido do que a gente imaginava. Isso é fruto também do ambiente de trabalho. Trinta e poucos jogadores, nunca tive um problema de insatisfação de não ter sido relacionado para um jogo – tentou explicar o técnico Marcelo Oliveira.
Willian gol Cruzeiro contra o Internacional (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)Willian festeja seu gol contra o Internacional no domingo (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)
Quando se imaginava que o time teria jogos mais complicados, como nas duas últimas rodadas, o que se viu foi o oposto. A distância para o vice-líder, que era de quatro pontos antes do confronto direto com o Botafogo, pulou para 11. O Cruzeiro empatou com o Corinthians e venceu o Inter, ambos fora de casa. Já o alvinegro carioca saiu derrotado em duas partidas no Maracanã, contra Bahia e Ponte Preta.
É verdade que essa distância de 11 pontos nos ajuda bastante, nos encoraja. Mas existem 14 rodadas. É pé no chão, continuar trabalhando da mesma maneira"
Ceará
Para o atacante Dagoberto, que é reserva mas foi titular diante do Inter, a vantagem aberta nesta altura do campeonato não foi à toa. Com a sequência de jogos e o desgaste dos jogadores, ficou mais evidente a interferência do elenco.
- Eu vejo que nós chegamos a um momento no campeonato em que você vai ter resposta de vários clubes. Vocês da imprensa são inteligentes e estão vendo que o elenco fazendo diferença. Quando sai um jogador, entra o Henrique, entro eu. Graças a Deus conseguimos manter um ritmo bacana. Nosso time vai buscando a cada dia melhorar. Esse é nosso objetivo - afirmou.
O caminho do título
Só uma série de tropeços improváveis é capaz de tirar o título do Cruzeiro. O time celeste evita fazer contas, fala no jogo a jogo, mas, embora o discurso entre os jogadores seja de pés no chão, destacando os 42 pontos que ainda serão disputados, a matemática mostra que a taça está perto. E para isso basta manter uma escrita. Invicto no Mineirão nesta temporada, o Cruzeiro ainda terá sete jogos em casa. Se vencer todos, chega aos 75 pontos, suficientes para o título em todos os outros anos do Brasileirão por pontos corridos.
- É verdade que essa distância de 11 pontos nos ajuda bastante, nos encoraja. Mas existem 14 rodadas. É pé no chão, continuar trabalhando da mesma maneira, pois na quarta ainda há uma partida difícil – disse o lateral Ceará.
O único tropeço
Para não dizer que o Cruzeiro nunca tropeçou, houve um jogo no Brasileirão que foi lamentado na Toca da Raposa. Foi o empate por 1 a 1, no Canindé, com a Portuguesa (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). E a Lusa, em ascensão, é justamente o próximo adversário. Para o meia Éverton Ribeiro, o Cruzeiro não pode repetir os erros daquele jogo.
- Foi um jogo difícil. Nós desperdiçamos muitas oportunidades e acabamos ficando apenas no empate, embora merecêssemos a vitória. Dentro de casa não podemos dar esse vacilo. Até por isso, temos que ficar atentos com a Portuguesa, pois vem numa crescente e vai dificultar para a gente no Mineirão - previu
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...