segunda-feira, 9 de novembro de 2015

NOTICIAS

Dante lamenta ofensas racistas e rebate: "Tenho orgulho de ser negro"

Zagueiro do Wolfsburg foi alvo de torcedores em redes sociais e acusado de facilitar vitória alemã no 7 a 1: "Não entendi o motivo. Desconfiaram da minha honestidade"

Por Rio de Janeiro
Dante Lewandowski Wolfsburg Bayern (Foto: Getty Images)Dante em ação pelo Wolfsburg (Foto: Getty Images)
As mensagens chegaram de surpresa e aos montes. O domingo que era de descanso após a derrota por 2 a 0 do Wolfsburg para o Mainz, pela 12ª rodada da Bundesliga, foi marcado por ofensas a Dante em redes sociais. Com uma hashtag racista, um internauta fez a convocação e outros muitos passaram a criticar o zagueiro de maneira ofensiva. Em pauta ainda estava o 7 a 1 sofrido pelo Brasil na semifinal da última Copa do Mundo. Há 12 anos na Alemanha, o defensor sofreu com acusações de que teria facilitado a partida para os adversários. Episódio frustrante para o brasileiro que garante nunca ter sido alvo de algo parecido na Europa.   
- Fiquei triste pela situação. Nosso mundo se desenvolveu tanto e ainda há esse tipo de caso. Não sou o primeiro. Não sei de onde tiraram essas ideias, mas é lamentável. Em 90% das entrevistas, me perguntam se sofri racismo na Alemanha e digo que não. Sempre me trataram bem, sempre exaltei a cultura do nosso país, a mistura. Aí, vou sofrer racismo no meu país? É uma pena. Não por me atingir. O que me preocupa é o exemplo, o que as pessoas hoje em dia vão pensar. O cara tem problema e acha que pode descarregar nas outras nas redes sociais. Minha família é toda de negros. Tenho orgulho de ser negro. É realmente uma pena acontecer isso. Nosso país é tão bonito com a miscigenação, a mistura de cores.   
Na convocação para ofender Dante, o internauta usou o fato do jogador morar fora do país para se considerar imune a ações da Justiça. O zagueiro, por sua vez, garante não estar preocupado em identificar o agressor, mas ressalta que tais ofensas não podem passar despercebidas.   
Em 90% das entrevistas, me perguntam se sofri racismo na Alemanha e digo que não. Sempre me trataram bem, sempre exaltei a cultura do nosso país, a mistura. Aí, vou sofrer racismo no meu país?
Dante, zagueiro do Wolfsburg
- Nem parei para pensar nisso. Não estou preocupado. Não me atingiu e minha família estando bem é o mais importante. Não podemos dar voz para essas pessoas. Eles querem se tornar importantes. Não quero saber quem escreveu. O que me preocupa é o exemplo para as pessoas, as crianças que acabam lendo isso. É algo inadmissível. Não estou preocupado em prender ninguém.   
Mais do que o cunho racista, Dante se mostrou incomodado com as acusações de que teria facilitado a vitória alemã na partida do Mineirão. Como Thiago Silva estava suspenso, o zagueiro foi titular no duelo que tirou as chances do hexa da seleção brasileira.   
- Não entendi o motivo. Falaram da Seleção, desconfiaram da minha honestidade. Estou há 12 anos na Alemanha trabalhando duro, acordando cedo. Um sonho não se vende. As pessoas têm que colocar os pés no chão e perceberem que há muito mais do que dinheiro. Sou um cara sonhador, as pessoas conhecem minha índole. Falar do jogador é direito de cada um, mas de minha índole... Não podem criar uma opinião pública. Aí, é o fim do mundo.   
Aos 32 anos, Dante defendeu apenas o Juventude, de Caxias do Sul, no Brasil. Em 2004, o zagueiro foi negociado com o Lille, da França, e passou ainda por Charleroi, Standard Liege, ambos da Bélgica, Borussia Mönchengladbach e Bayern de Munique antes de chegar ao Wolfsburg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...