segunda-feira, 30 de novembro de 2015

NOTICIAS

Circuito de canoagem sofre ajustes e ganha mais obstáculos no evento-teste

Local vai receber o projeto "Meninos do Rio", voltado para a seleção brasileira e o 
desenvolvimento das categorias de base. Ideia é criar núcleos em bairros cariocas

Por Rio de Janeiro
O circuito de canoagem slalom para as Olimpíadas do Rio, em 2016, foi oficialmente aberto no evento-teste da modalidade, no último fim de semana, no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Oeste da Cidade Maravilhosa. Em um primeiro momento, o circuito artificial, que simula um rio com suas correntezas, foi aparentemente fácil para os atletas. Aos poucos, ao longo da disputa, a partir das semifinais e finais, principalmente, os obstáculos móveis foram sendo modificados, tornando o percurso mais complicado, com diversos pontos de dificuldade. Por esta razão, alguns campeões olímpicos e mundiais foram eliminados e sequer chegaram às finais. Os competidores reclamaram de falta de água em alguns trechos, mas elogiaram a instalação. Os ajustes serão feitos até março do ano que vem, quando o local vai receber a seleção brasileira para treinos. 
Rio 2016 obra Circuito de Canoagem Slalom pronta (Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio)Circuito de canoagem slalom visto de cima (Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio)
- A instalação é muito bonita, tudo novo. Eu gostei. O percurso estava muito fácil no início, mas, depois, eles fizeram pequenas mudanças. Não estou muito acostumado ao percurso e confesso que fiquei um pouco surpreso quando vi o circuito. Achei que seria um pouco mais difícil, como em Londres 2012, mas foi diferente. Não estou dizendo que é ruim, mas aqui você vai ter que mostrar outras habilidades, não só ser rápido nas corredeiras, mas também buscar a perfeição na hora de ir até as portas (obstáculos). Mas isso é bom. É legal você se concentrar em outras coisas e não apenas remar dentro de um canal. Achei o circuito um pouco menor do que Londres, e as correntes são um pouco imprevisíveis. Você precisa ter uma boa reação, ser rápido e manter a direção correta até as portas, se não, já era. Foi o que aconteceu comigo (risos). Acho que não estou na minha melhor forma, mas não fiquei chateado, pois estou fora de temporada. Foco em três ou quatro competições por ano e treinei pouco aqui - analisou o atual campeão olímpico Jiri Prskavec, da República Tcheca, eliminado nas semifinais do K1.
Pedro Silva Pepe (Foto:  Buda Mendes/Getty Images)Pepe disse se sentir em um parque de diversões no circuito (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
Diretor de esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia explicou que a mudança de dificuldade no percurso da canoagem foi proposital. 
- Os atletas só deram retorno positivo em relação à qualidade do percurso. Há um ano, todos questionavam se Deodoro estaria pronto. Vimos aqui uma competição de altíssimo nível, com os melhores atletas do mundo. Agora só falta um ajuste fino para os Jogos. O trajeto muda se tirarmos ou colocarmos as portas. Nos primeiros dias, o percurso estava mais fácil. A ideia era realmente facilitar, mas, para as finais, modificamos as áreas de portas. A canoagem slalom tem essa possibilidade, facilitar ou dificultar. O objetivo do evento-teste é conhecer o canal, através das opiniões dos competidores. A instalação foi entregue, mas não havia sido testada com atletas de alta performance - explicou Rodrigo. 
É como se nós estivéssemos na Europa ou nos Estados Unidos. Estar dentro da água é como um parque de diversões. Toda a vez que entramos para treinar ou competir, temos uma sensação diferente, é fantástico. Estar em casa, com a torcida, e conhecer cada pedacinho desse canal, vai ser excepcional. O tempo treinamento aqui vai ajudar a gente a buscar medalhas em 2016" 
Pedro Silva
Pedro Gonçalves, o Pepê, promessa da canoagem brasileira, rasgou elogios ao circuito. Ele despontou no esporte no projeto social batizado de Instituto Meninos do Lago, que trabalha com crianças e adolescentes de comunidades carentes de Foz do Iguaçu (PR), na Usina de Itaipu. 
- É como se nós estivéssemos na Europa ou nos Estados Unidos. Estar dentro da água é como um parque de diversões. Toda a vez que entramos para treinar ou competir, temos uma sensação diferente, é fantástico. Estar em casa, com a torcida, e conhecer cada pedacinho desse canal, vai ser excepcional. O tempo treinamento aqui vai ajudar a gente a buscar medalhas em 2016. Eu estava bem tranquilo, sem pressão, mas acabei sendo punido por um detalhe na prova (K1), coisa de 10cm, e fiquei fora da final. Vou trabalhar mais forte e o fator casa vai dar certo - disse Pepê.
A área de competição concentrou as atenções dos organizadores do evento-teste, assim como a equipe de salvamento, que não precisou entrar em ação ao longo dos quatro dias de disputas. Os salva-vidas ajudam, por exemplo, quando um atleta vira o barco e não consegue voltar à superfície. O trabalho dos voluntários, o transporte e o armazenamento dos barcos também correu conforme o planejado. 
Circuito da canoagem slalom de 2016 é inaugurado (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio)Circuito da canoagem slalom de 2016 tem canal que simula rio, com correntezas (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio)
A arquibancada terá uma estrutura temporária e será montada no ano que vem. Assim como em outras modalidades do Parque de Deodoro, como o hóquei sobre grama, os assentos temporários deverão ser alugados em meados de abril. 
- Temos uma equipe complexa, incluindo profissionais preparados para o salvamento e  voluntários. O fato de ser tranquilo deixa a gente até preocupado. Quando não há erros, a gente começa a pensar no que pode dar errado nos Jogos Olímpicos. Aí é um trabalho ainda maior. A arquibancada será montada na área de gramado em frente ao circuito. As estruturas temporárias serão instaladas bem perto dos Jogos. É um trabalho longo de planejamento, por isso, precisamos de sete anos para organizar tudo - acrescentou Rodrigo Garcia.
A instalação olímpica está praticamente concluída. Em fevereiro deste ano, o prefeito do Rio disse imaginar que o circuito de canoagem slalom se tornaria um grande "esquibunda" comunitário após as Olimpíadas. Eduardo Paes inaugurou a estrutura no Parque Radical de Deodoro na última quinta-feira e entregou uma chave simbólica ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman. Este é o segundo circuito de alto nível no país, depois de Foz do Iguaçu, onde fica concentrada a seleção brasileira permanente. No ano que vem, a instalação olímpica receberá ao menos nove atletas, que treinam no momento no Paraná, em busca de bons resultados nos Jogos Olímpicos. 
PROJETO SOCIAL "MENINOS DO RIO": CELEIRO DE ATLETAS
Seguindo o modelo dos Meninos do Lago, que revela uma série de talentos no esporte, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em parceria com a Prefeitura, anunciou o Meninos do Rio, que deverá ser inaugurado no ano que vem. O circuito de canoagem slalom se transformará em um parque público que promete ser uma referência no mundo. 
Ana Sátila brilha em Deodoro e fica em segundo (Foto: Divulgação Rio 2016/Paulo Mumia)Ana Sátila, um dos destaques do Brasil, faz parte do Instituto Meninos do Lago (Foto: Divulgação Rio 2016/Paulo Mumia)
Além de ser a casa da seleção brasileira, o espaço receberá os jovens do projeto social. A ideia é formar núcleos por bairros do Rio de Janeiro e promover uma competição saudável entre as crianças e os adolescentes, criando uma base forte para a modalidade. 
- O Brasil hoje conta com dois grandes circuitos, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. Isso vai promover um desenvolvimento do esporte. Teremos um legado, e eu só tenho a agradecer por terem criado essa estrutura que será o lugar de treinamento da nossa equipe de agora até os Jogos Olímpicos. Já estamos com tudo acertado com a Prefeitura em relação ao projeto Meninos do Rio. Teremos um uso público, sábado e domingo, um lazer da cidade e, durante a semana, o uso para a seleção brasileira e para os envolvidos no projeto social. Queremos formar núcleos, de cada bairro da Baixada Fluminense, para que eles disputem entre si e criem uma rivalidade construtiva - revelou o presidente da CBCa, João Tomasini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...