terça-feira, 3 de novembro de 2015

NOTICIAS

Rio 2016: federação de remo isenta água da Lagoa por doenças em atletas

Comunicado de entidade aprovou condições da Lagoa Rodrigo de Freitas após pesquisa com países que disputaram evento-teste em agosto: "Nível muito menor"

Por Rio de Janeiro
A Federação Internacional de Remo (Fisa) aprovou a qualidade da água da Lagoa Rodrigo de Freitas no evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016, disputado em agosto. De acordo com a entidade, a incidência de casos de doença foi menor do que em campeonatos realizados em anos anteriores em outros lugares.

A comissão médica da Fisa realizou pesquisa com as 54 federações nacionais que participaram do Mundial Júnior, que valeu como evento-teste. De acordo com o comunicado divulgado na segunda-feira, 40 federações não relataram doenças entre membros de suas equipes durante ou depois do evento; 13 relataram de um a cinco casos de doença; e uma equipe relatou mais de cinco casos de doença.
Evento-teste; remo (Foto: Rio 2016/ Alexandre Loureiro)Evento-teste do remo na Lagoa: água não foi culpada por doenças em atletas (Foto: Rio 2016/ Alexandre Loureiro)


Diretor-executivo da Fisa, Matt Smith disse ser normal que um grupo que viaje junto para outro país tenha o risco maior de doenças. 

- Isso pode ser por uma variedade de razões, incluindo o consumo de novos alimentos, o impacto de longos voos, assim como o efeito de novos ambientes e viagens com um grande número de pessoas. O nível de doenças no campeonato júnior no Rio foi menor do que em muitos outros campeonatos juniores - disse.

Depois da competição, a delegação dos Estados Unidos voltou do Rio com 13 dos 40 atletas com problemas estomacais. Na ocasião, a treinadora da equipe evitou culpar a água da Lagoa.

Na semana passada, a Federação Internacional de Vela (Isaf), divulgou comunicado no qual informa que nenhum caso médico no evento-teste da modalidade, também em agosto, esteve relacionado à qualidade da água da Baía de Guanabara. Na ocasião, o atleta sul-coreano Wonwoo Cho chegou a ser levado para o hospital com mal estar e depois da competição, e o alemão Erik Heil contraiu infecções nas penas e no quadril após deixar o Rio. Ele culpou a água da Marina da Glória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...