terça-feira, 17 de novembro de 2015

SANTOS

"Dona" do Paulista e desejada, base do Santos reúne filosofias e cria DNA

Todas as categorias da base do Peixe chegaram às decisões do estadual neste ano. O time sub-13 venceu o Corinthians e foi campeão, mas o sub-11 ficou com o vice

Por Santos, SP
Conhecido mundialmente por revelar craques para o futebol, o Santos está dando show em todas as categorias do Campeonato Paulista de base neste ano. Com estilo de jogo ofensivo e de toque de bola, o Peixe chegou às decisões com todos os times de Meninos da Vila, do sub-11 ao 20. 
No último domingo, o Santos conquistou o título estadual sub-13 ao fazer 4 a 0 no Corinthians na Vila Belmiro. Os garotos do sub-11 precisavam vencer o Palmeiras, mas não conseguiram superar a defesa adversária e ficaram com o vice. O Alvinegro ainda luta pelo título do Paulista sub-15, contra o Audax, sub-17, contra o São Paulo, e sub-20, contra o Corinthians. 
base Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)Time sub-13 comemora título após goleada sobre o Corinthians (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

Os bons resultados, porém, não apareceram de uma hora para a outra. Para que um menino se torne jogador profissional, a base do Santos conta com sala de estudos, psicólogo, alojamentos, academia e três campos para treinamentos. A cada ano, o clube tenta aprimorar ainda mais a estrutura.
Não temos que copiar ninguém. Temos que pegar um pouco de cada um para criar uma filosofia própria, aplicada no dia a dia, com sua realidade e elenco disponível"
Marcos Soares, técnico do sub-20 do Santos
Para uniformizar o desempenho das categorias, o Peixe adotou, no ano passado, um padrão tático para todas as equipes, sem levar em conta o profissional. O objetivo é  diminuir a dificuldade de transição dos atletas de uma categoria para a outra, além de dar consciência tática a eles. 
Assim, quando chega ao sub-20, o garoto já está praticamente pronto para ir para o profissional. O técnico Marcos Soares, do time mais "velho" da base santista, tem grande participação nisso. Contratado há pouco mais de um mês, depois da saída de Pepinho Macia, ele tem experiências de estágios no Bayern de Munique, com o técnico Pep Guardiola, e no Atlético de Madrid, com Diego Simeone. 
Marcos Soares Santos sub-20 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)Marcos Soares orienta jogadores durante treino no CT Rei Pelé (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)
Por isso, acredita que a principal receita para fazer com que o trabalho dê ainda mais certo na Vila Belmiro é criar um DNA do Santos. 
– Não temos de copiar ninguém. Temos de pegar um pouco de cada um para criar uma filosofia própria, aplicada no dia a dia, com sua realidade e elenco disponível. E o que eu penso de futebol vai ao encontro do DNA do Santos, dessa característica de atacar, de manter a bola nos pés, de agredir o adversário sempre – disse, em entrevista ao GloboEsporte.com.
Para que as filosofias se encaixem, todos os departamentos da base do Peixe se reúnem semanalmente na Vila Belmiro. No encontro, os técnicos apresentam "relatórios" do que foi trabalhado e está sendo projetado. Quem também participa ativamente disso é o fisiologista Gustavo Jorge, que mostra relatórios da preparação física por categoria dos jogadores e tenta apresentar maneiras de melhorar ainda mais o condicionamento deles.
Santos sub-17 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)União também ajuda base do Santos a conquistar bons resultados (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)
Toda a estrutura e os ótimos resultados, que não são de hoje, fazem com que a base santista seja desejada no futebol. Basta ficar algumas horas na recepção da Vila Belmiro para perceber que pais e empresários vão até lá diariamente oferecer jogadores. O Santos tem procurado aproveitar isso.
Desde o início do ano, tem contratado diversos atletas de outros clubes para o times times sub-20 e 23, que não disputa competições. O Peixe utiliza a força de sua base e a grande utilização de garotos na equipe profissional para convencer com mais facilidade os jogadores. Dá certo. 
E o interesse de jogar no Alvinegro não é a toa. O elenco comandado pelo técnico Dorival Júnior tem 35 atletas: 18 deles saíram direto das categorias de base santista para o time profissional. Enquanto fabrica novos raios, o Santos busca mais títulos estaduais nos dois próximos finais de semana. 
*Colaborou sob supervisão de Adilson Barros.
base Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)Parte física também é bastante explorada nas categorias de base (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...