quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SELEÇÃO BRASILEIRA

Dunga brinca com golaço de Neymar no Barça: "Por que não faz comigo?"

Técnico usa bom humor, ao ser perguntado sobre obra prima do craque contra o Villarreal, e vê camisa 10 da Seleção acima de Messi e Cristiano Ronaldo em 2015

Por São Paulo
Dunga coletiva brasil são Paulo (Foto: André Mourão / Mowa Press)Dunga fez brincadeira sobre golaço de Neymar (Foto: André Mourão / Mowa Press)
Neymar está acima de Messi e Cristiano Ronaldo em 2015, na visão do técnico Dunga. O craque voltará para a Seleção com moral, por conta dogolaço marcado na vitória do Barcelona, por 3 a 0, sobre o Villarreal – ele marcou duas vezes no jogo. Antes, cumpriu suspensão recebida ainda na Copa América.
O golaço do craque do Barça gerou uma pergunta em tom de brincadeira por parte do treinador da Seleção, na véspera do clássico com a Argentina, nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), no Monumental de Nuñez, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
– Pensei: por que ele não faz comigo ? (risos). Essas coisas tornam o futebol bonito. Foi um gol plástico. Mas como diria o Dadá: gol é gol. Isso é o mais importante. Se for bonito, melhor ainda – afirmou, na última resposta da entrevista coletiva desta quarta-feira, na Arena Corinthians.
Dunga explicou a preferência por Neymar a Messi e Cristiano Ronaldo na temporada fazendocomparação aos números dos três na temporada
– Por números e estatísticas, o Neymar está demonstrando um aproveitamento superior. O Messi se machucou recentemente, o Cristiano Ronaldo tem cobrança para repetir agora o que fez no ano passado, e o Neymar vem em crescimento constante no Barcelona. Ele tem correspondido à expectativa sem o Messi no Barcelona e vive um bom momento – disse Dunga.
O técnico tratou como "especulação" uma pergunta sobre ter seu cargo ameaçado. Também nesta sexta-feira, Tite disse que não trocaria o Corinthians pela Seleção.
– Tem que ter assunto. É normal. Iniciamos um trabalho na Seleção, com dois jogos de eliminatórias, agora mais dois. Sobre divisor de águas, falamos em trabalho de longo prazo. E aí em dois jogos queremos resolver todos problemas anteriores. Ninguém é mágico. Tem de ter repetição, trabalho e treino. Alguns jogadores chegaram segunda, treinamos terça, quarta e vamos jogar. A dificuldade aumenta e é um desafio enorme superar tudo isso – disse Dunga.
Dunga durante coletiva da seleção brasileira (Foto: André Mourão / MoWA Press)Dunga vê Neymar acima de Messi e Cristiano Ronaldo em 2015, e faz brincadeira sobre golaço do brasileiro (Foto: André Mourão / MoWA Press)
O treinador descartou favoritismo brasileiro por conta dos desfalques do próprio Messi, além de Tevez e Aguero na Argentina, e projetou mais dificuldade ao Brasil justamente por isso. 
– É clássico. Não tem favorito. O time se supera nas dificuldades. Na teoria, sim, estamos em um bom momento, crescendo, e eles caindo de produção. Mas é clássico e tudo pode acontecer – disse.
Como esperado, o comandante da Seleção não confirmou o time titular, apesar de ter a definição na cabeça. Alisson, titular na vitória por 3 a 1 sobre a Venezuela, e Jefferson, que atuou na derrota por 2 a 0 para o Chile, são os favoritos no gol. Cássio é a outra opção. Na frente, a dúvida é sobre quem perde a vaga para a volta de Neymar. Douglas Costa e Willian, inicialmente, são favoritos para continuar, enquanto Oscar ou Ricardo Oliveira podem perder lugar.
Depois do clássico com a Argentina, o Brasil enfrentará a seleção do Peru, na próxima terça-feira (17), às 22h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os ingressos para o jogo estão esgotados. O time de Dunga é o quinto colocado, com três pontos, na tabela das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Neymar treino seleção brasileira São Paulo (Foto: André Mourão / MoWA Press)Neymar com moral na Seleção de Dunga, após golaço pelo Barça  (Foto: André Mourão / MoWA Press)
Confira os principais trechos da entrevista coletiva de Dunga:
PRESSÃO NO CLÁSSICO
A pressão é a mesma. Começamos com uma vitória e uma derrota. Nunca foi fácil eliminatória para o Brasil e para outros times. A tendência é ter mais dificuldade, pela experiência dos jogadores que estão na Europa. Pressão sempre vai existir. Qualquer coisa que acontece, vem a pressão. Não falamos em trabalho. E aí você vê o quanto é importante resultado na Seleção.
DESFALQUES ARGENTINA TORNAM SELEÇÃO FAVORITA
Joga em casa, foi vice-campeã Mundial e tem vários grandes jogadores, com um trabalho de 10 anos. Isso demonstra a dificuldade. Não tivemos Neymar nos dois primeiros jogos e nem por isso falaram que o adversário teria vantagem. Não há favoritismo. Toda seleção tem jogador de reposição.
BOM RETROSPECTO PESSOAL CONTRA ARGENTINA
Não é minha superioridade, mas dentro de campo os jogadores atuaram bem e venceram. Cada jogo é uma história. É um jogo especial por essa rivalidade. Cada jogo tem a sua história.
CRISTIANO RONALDO, MESSI E NEYMAR NO ANO
Por números e estatísticas, o Neymar está demonstrando um aproveitamento superior. Messi machucou recentemente, o Cristiano Ronaldo tem cobrança para repetir o que fez no ano passado,, e o Neymar vem em crescimento constante no Barcelona. Ele tem correspondido à expectativa sem o Messi no Barcelona e vive um bom momento.
TIME TITULAR
Tivemos um dia de treino (risos). Na cabeça tenho uma ideia do que vou fazer e o treino confirma o que você pode usar. Os jogadores precisam fazer o que fazem nos clubes, para me dar segurança e eu ter erro mínimo. Se chegar e jogar de forma diferente, atrapalha um pouco. Meu pai não está aqui mais, mas falava que era para jogar diferente na Seleção, e eu dizia: “Pai, eu não posso mudar característica. Se o treinador me escolheu, tenho de fazer o que vinha fazendo no clube”.
ESPECULAÇÃO DE CARGO AMEAÇADO / CLÁSSICO DIVISOR DE ÁGUAS
Você mesmo respondeu a tua pergunta: especulação. Especulação não tem o que falar. Tem que ter assunto. É normal. Iniciamos um trabalho na Seleção, com dois jogos de eliminatórias, agora mais dois. Sobre divisor de águas, falamos em trabalho de longo prazo. E aí em dois jogos queremos resolver todos problemas anteriores. Ninguém é mágico. Tem de ter repetição, trabalho e treino. Alguns jogadores chegaram segunda, treinamos terça, quarta e vamos jogar. A dificuldade aumenta e é um desafio enorme superar tudo isso.
TORCEDOR INCRÉDULO COM A SELEÇÃO
Não acredito em torcida contra a seleção brasileira. Há desconfiança normal com tudo que acontece no Brasil, e no mundo também. Há expectativa e cobrança acima do normal. Tem de saber trabalhar. Duvido e aposto que o torcedor não torce contra a seleção. Pode estar insatisfeito. A Seleção é igual a um filho: você pode dar bronca, mas jamais vai deixar de amar seu filho.
TIME DEFINIDO OU AGUARDA ATÉ ÚLTIMO MOMENTO
O time está na minha cabeça definido. Quem está aqui tem de estar concentrado na Seleção. Alto rendimento. É bom falar a vocês: não sou pai de ninguém, sou profissional. Todos precisam ser assim: pensar em fazer o melhor e jogar assim. Falamos de mudanças no futebol e vejo comentários que treinador tem de ser pai. Não, tem de ser profissional, com orientação.
O QUE ESPERA DO AMBIENTE DO CLÁSSICO
Temos conversado que tem essa rivalidade, mas o jogador brasileiro sabe fazer uma coisa: jogar futebol. Tem de se concentrar nisso. Sabemos que terá pressão da torcida, porque vivem momento delicado, mas há grandes jogadores do outro lado. Futebol tem evoluído e há respeito profissional. Antes era uma guerra, agora é jogo profissional. Tem respeito mútuo. Eles levam o relacionamento dos clubes com respeito para os jogos. Vão jogar firme e duro, querem ganhar do Brasil, assim como nós queremos vencer a Argentina. Temos de estar preparados para superá-los. Vai depender do que apresentarmos em campo.
ALISSON PREPARADO PARA PEGAR ARGENTINA
Todos que estão aqui têm condição de jogar. Se achar que com 23 ou 20 anos não pode jogar, não convocaria. Todos estão prontos. Taffarel jogou muito novo e está aí. Há tantos outros. Não cito Pelé porque é mito e não se faz comparação.
ELIAS MUDANÇA DE ATUAÇÃO ENTRE CORINTHIANS E SELEÇÃO
Tem a mesma liberdade do Corinthians. Não muda nada. Para relembrar, o Elias estava na reserva quando ele foi convocado. É característica do jogador. Se ele faz essa infiltração, não dá para fazer ele mudar. Se o jogador é individualista, se joga com dois toques, não se muda a característica. Apenas se aproveita.
ARGENTINA EM DIFICULDADE É PIOR 

Na teoria, melhor pegar o time em dificuldade. Mas se tratando de uma grande seleção, eles tiram algo de dentro de si, porque entram mais concentrados para jogar coletivamente. Vai tirar o orgulho de dentro e tudo complica.
SELEÇÃO É NEYMAR E MAIS 10
É Neymar e mais 22. Do contrário, como ficaríamos nos primeiros jogos? Tem de criar uma forma de superar desfalque.
OPÇÃO DE PREPARAÇÃO EM SÃO PAULO 
Por logística, pela facilidade que todos jogadores têm de chegar a São Paulo e do aeroporto ficar perto do CT (Joaquim Grava). A programação tem uma série de fatores. O futebol está profissionalizado. Quando você é autêntico, as vezes não é compreendido. Há muitos aspectos no futebol. O primeir é a técnica: a facilidade dos jogadores de chegarem a São Paulo.
MARCAÇÃO ESPECIAL NO NEYMAR
Os treinadores conhecem os jogadores. Ele (Tata Martino) teve convívio com Neymar, mas você nunca sabe o que vai fazer... ou melhor, até sabe, mas tem de saber o momento da jogada. Depende do raciocínio rápido para fazer a marcação. Tem uma criatividade fantástica. Muito difícil de marcar. Sempre acredito que um só para marcar jogadores de talento é pouco. A equipe tem de marcar coletivamente.
GOLAÇO DO NEYMAR 
Pensei: por que não faz comigo (risos). Essas coisas fazem o futebol bonito. Um gol plástico. Mas como diria o Dadá: gol é gol. É o importante. Se for bonito, melhor ainda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...