quinta-feira, 10 de março de 2016

NOTICIAS

Beckham, Ronaldo, Maldini... Adriano terá que brigar por espaço em Miami

Imperador será apresentado nesta quinta como jogador e sócio do Miami United. Nos EUA, disputará mercado com outros astros que também investem em clubes da região

Por Direto de Miami, EUA
Adriano Miami United (Foto: Divulgação)Imagem de divulgação da chegada de Adriano Imperador ao Miami United (Foto: Divulgação)
Acabaram as “férias”. Adriano está de volta. Uma decisão tomada por ele não apenas pela vontade de estar novamente em campo. Foi atraído também por um projeto ambicioso do modesto Miami United. Mais do que jogador, o brasileiro deve se tornar um dos donos do pequeno clube, que tenta expandir e se consolidar em uma das regiões dos Estados Unidos com maior potencial para o futebol. Porém, ele não é o único grande nome de olho nesse mercado:Ronaldo, Paolo Maldini e, principalmente, David Beckham são outros que buscam explorar comercialmente o futebol na “cidade mágica”.
Adriano será apresentado nesta quinta-feira pelo Miami United. O evento está marcado para começar às 21h (de Brasília) e terá acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com, direto dos Estados Unidos. Em seu contrato com o novo clube, que ainda deve ser assinado nos próximos dias, Adriano receberá parte das ações do clube (estimativa é de algo entre 40% e 50%), se tornando o principal sócio do proprietário, o italiano Roberto Sacca. O Imperador terá participação em todo o lucro, incluindo negociação de jogadores, venda de camisas e bilheteria.
- Isso é muito bom para o meu futuro – resumiu Adriano ainda antes de sair do Brasil.
Outro que, assim como Adriano, também está de olho no futuro do futebol em Miami é David Beckham. O inglês foi um dos principais responsáveis por alavancar o crescimento da Major League Soccer (MLS, considerada a primeira divisão do país) na última década. Entre idas e vindas, foram quase cinco temporadas completas com a camisa do Los Angeles Galaxy entre 2007 e 2012. Como parte do contrato, Beckham recebeu o direito de entrar com um novo clube na liga americana quando se aposentasse. Algo que vem traçando como meta desde que deixou os campos em 2013. 
Beckham Miami (Foto: Getty Images)Beckham com de representante da MLS e do governo de Miami: planos de um time na cidade (Foto: Getty Images)
Nos últimos meses, o projeto de Beckham vem ganhando forma. Miami foi a cidade escolhida pelo astro, que já conta com um grupo de investidores ao seu lado e iniciou no fim de 2015 as negociações para a construção de um novo estádio. Sempre que pode, o inglês também fala em atrair grandes nomes do futebol para sua nova franquia: Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic seriam alguns deles.
Ronaldo Fort Lauderdale Srtikers (Foto: Agência AP )Sócio, Ronaldo posa com a camisa do Fort Lauderdale Srtikers (Foto: Agência AP )
- Creio que o projeto do Beckham é o mais ambicioso. O que se fala é de trazer grandes nomes, como Cristiano Ronaldo. Dentro de mais ou menos dois anos, que é o prazo que se estima para que ele inicie seu clube, Ronaldo já vai estar com 33, 34 anos, talvez, sem muito espaço no Real Madrid. A vinda de um jogador desse nível para Miami iria causar um impacto gigantesco. É uma cidade que gosta muito de futebol – avaliou o editor de esportes do jornal "Miami Herald", Luiz Sánchez.
Além do projeto de Beckham de colocar um time de Miami na elite do futebol nos Estados Unidos, outras estrelas recém-aposentadas dos gramados também estão investindo na região, com apostas em clubes participantes de ligas menores. É o caso do brasileiro Ronaldo, que se juntou a empresários brasileiros no comando do Fort Lauderdale Strikers, em 2015. Como ação de marketing, o Fenômeno chegou até a cogitar voltar aos gramados para alguns jogos pelo clube, que disputa a North American Soccer League (NASL), espécie de segunda divisão (Fort Laudardale fica a menos de 50 quilômetros de Miami).
O GloboEsporte.com acompanhará em Tempo Real a apresentação de Adriano pelo Miami United a partir das 21h (de Brasília) nesta quinta
Um dos rivais do time de Ronaldo na NASL em 2016 será o Miami FC. Curiosamente, é o mesmo nome de fundação dos Strikers, que em seu início (2006), chegou a ter Romário e Zinho no elenco. Em 2011, o clube adotou Fort Lauderdale, resgatando a memória de uma antiga franquia que existiu na região na década de 80. 

A alcunha “Miami FC” passou pouco tempo livre no mercado. Em 2015, o ex-capitão da seleção da Itália e do Milan, Paolo Maldini, se uniu a um empresário também italiano para fundar uma nova equipe na cidade, que estreia nas competições este ano.
- Acredito fortemente no crescimento do futebol nos Estados Unidos e este projeto é perfeito para o desenvolvimento de um time de elite em uma das cidades mais importantes do mundo. Miami vem sendo minha segunda casa por 15 anos, então, estou ansioso para passar mais tempo aqui como coproprietário do Miami FC e contribuindo para seu sucesso – disse Maldini em entrevista publicada na página oficial do time.
Maldini Miami FC (Foto: Divulgação)Paolo Maldini ao lado do italiano Riccardo Silva, seu parceiro no comando do Miami FC (Foto: Divulgação)
É neste cenário concorrido que Adriano entrará em ação com seu Miami United. O clube, fundando em 2012, faz parte da National Premier Soccer League (NPSL), um campeonato semiprofissional dividido por regiões e que equivale à quarta divisão nos Estados Unidos - atrás da MLS, da NASL e também da United Soccer League (USL).
O novo time do Imperador tem como principal rival o Miami Fusion, franquia que já fez parte da MLS e que atualmente está na NPSL. No ano passado, o Fusion foi responsável por deixar o United fora dos playoffs. Segundo o jornalista Luiz Sánchez, uma das esperanças do sócio de Adriano, Roberto Sacca, é associar seu time ao de David Backham em um futuro próximo. Esse seria o grande trunfo para o Miami United deixar os concorrentes para trás e despontar como uma das forças do futebol na cidade.
- Pela ligação de Beckham com o Manchester United, uma das ideias que eles têm é tentar algo como vender o nome ou se associar de alguma forma ao novo time que entrar na MLS. Os clubes da MLS costumam manter segundas equipes na USL, que atualmente é algo referente à terceira divisão. Então, o que me parece é que, a longo prazo, esse é o projeto do Roberto Sacca com o Miami United – concluiu Sánchez.
Adriano Miami United chegada (Foto: Fabricio Marques)Adriano posa ao lado do presidente Roberto Sacca na chegada a Miami (Foto: Fabricio Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...