sábado, 19 de janeiro de 2013

ESTADUAIS



Chegou com tudo: Penapolense bate o 



Ituano em estreia na elite paulista


Mesmo com pênalti perdido, time venceu por 3 a 0, em Penápolis, e mostrou que pode surpreender em seu primeiro Paulistão


Nem parecia estreia: com desenvoltura de time grande, como se estivesse acostumado a disputar o Campeonato Paulista há anos, o Penapolense venceu o Ituano por 3 a 0 e fecha o primeiro dia na liderança do Estadual, com 3 pontos e saldo de 3 gols, à frente até do poderoso São Paulo, que venceu o Mirassol por 2 a 0.
A festa em Penápolis estava montada: vários reforços em campo, estádio reformado com arquibancada repintada, vestiários novos para o time visitante, gramado remodelado. Faltava apenas o bom futebol, e deu tudo certo: com um futebol envolvente, os comandados do técnico Edison Só motraram entrosamento e poderiam até ter vencido com um placar mais elástico.

O Penapolense tenta manter sua boa sequência na quinta-feira, às 19h30, fora de casa, contra o Mogi Mirim. O Ituano busca a reabilitação em seu primeiro jogo em casa, na quarta-feira, contra o Atlético Sorocaba, também às 19h30.
O Ituano, por sua vez, mostrou que ainda precisa melhorar bastante se quiser cumprir sua meta de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.
Penapolense x Ituano - Paulistão (Foto: Divulgação)Guaru marcou duas vezes, o segundo de pênalti Penapolense x Ituano - Paulistão (Foto: Divulgação)
A todo vapor
Com a maioria do time formada por reforços recém-chegados, e vários remanscentes do acesso no banco de reservas, o Penapolense demorou um pouco a se acertar na partida e só conseguiu  criar sua primeira boa jogada aos 12 minutos, com Neto, que fez boa jogada pela direita e cruzou para Guaru; o camisa 10 dominou e bateu colocado, à esquerda do gol.
Foi um sinal do que seria o jogo em diante: muita correria pelo time da casa, empurrado por uma pequena, mas barulhenta torcida (cerca de 1.500 torcedores pagaram pelo menos R$ 40 para o jogo), enquanto o Ituano apenas se defendia e apelava para os chutões para criar jogadas.
A pressão do Penapolense aumentou a partir dos 25 minutos, sempre em jogadas pela direita, com o lateral Luis Felipe, ou pela esquerda, com o atacante Viola, que voltava ao clube depois de três anos fora - período no qual o time conseguiu subir da Série A3 para a A2 e, depois, para o Paulistão. Com rápidos passes, o time da casa envolvia o rival e a abertura do placar saiu aos 30 minutos: Luis Felipe cruzou, Fio escorou de cabeça e Guaru bateu forte, sem defesa para o goleiro Anderson.
Penapolense x Ituano - Paulistão (Foto: Divulgação)Penapolense fecha o primeiro dia do Paulistão
na liderança (Foto: Divulgação)
O Ituano mal teve tempo de reagir e já levou o segundo: a jogada novamente começou com Fio, que tocou para Guaru. O meia foi derrubado e cobrou o pênalti com tranquilidade, marcando seu segundo gol na partida - ele é, ao lado de Neymar, o artilheiro do Paulistão, os únicos com dois gols neste sábado.
Ao ataque, para nada
O técnico Roberto Fonseca tentou deixar o Ituano mais ofensivo no segundo tempo, com a entrada dos meias Cambará e Kleiton Domingues no lugar dos volantes Marcinho Guerreiro e Paulinho, mas não adiantou nada: o Penapolense continuou soberano em campo e muito mais próximo de construir uma goleada do que o Ituano de buscar o empate.
Logo aos 15 minutos, saiu o terceiro gol: Guaru tocou para Viola, que bateu cruzado para o gol. A bola ia sair, mas Fio entrou de carrinho e matou Marcelo.
Como no primeiro tempo, o Penapolense quase marcou de novo: Guaru sofreu outro pênalti, aos 17 minutos, mas cobrou na trave. O Ituano tentou ameaçar, especialmente em faltas cobradas por Fernando Gabriel, mas o goleiro Marcelo estava atento e o jogo, nos 15 minutos finais, foi ataque contra defesa, com o Penapolense perdendo várias chances de transformar a vitória em goleada.
Nem precisava: com a vitória por 3 a 0, o time que há dois anos disputava a terceira divisão do Paulista mostrou seu cartão de visitas e fez bonito em sua estreia entre os grandes. Pareceu ter se sentido em casa
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...