quarta-feira, 14 de outubro de 2015

NOTICIAS

Surfe de concreto: como o tédio por falta de ondas ajudou a criar o skate

Com o mar em condições ruins na Califórnia, surfistas não tinham o que fazer e desenvolveram pranchas adaptadas com rodinhas para tentar "surfar" nas calçadas

Por Vista, Califórnia



Conhecido inicialmente como "sidewalk surf" (surfe no asfalto), o skate nasceu na Califórnia na década de 50 quando surfistas entediados pela falta de boas ondas resolveram pegar pranchas de madeira, colocar rodinhas de patins embaixo e sair "surfando" pelas calçadas.
- Na verdade, o skate e o surfe estão eternamente ligados porque os surfistas, quando não tinha onda, disseram "vamos andar ali no asfalto?". Então, montaram uma prancha com rodinhas e, de repente, estavam surfando na rua. O skate era um surfe no concreto. Então, a partir dali, muitos skatistas que tinham nome naquela época, Jay Adams, Tony Alva, essa galera, eram muito bons surfistas que andavam de skate. Eram surfistas skatistas - relembra Bob Burnquist.
Jay Adams Dogtown Z-Boys (Foto: Reprodução)Considerado pai do skate, Jay Adams em ação no filme Dogtown Z-Boys (Foto: Reprodução)


- Era muito divertido antes de ficar sério demais. A época amadora era ótima. Quando virou profissão, ficou muito sério. Parecia que o pessoal não estava se divertindo mais. Era um emprego - explicou Jay Adams, um dos Z-Boys, no documentário "Dogtown and Z Boyz". Em agosto de 2014, a lenda do skate mundial, Jay Adams,
 morreu de ataque cardíaco aos 53 anos. A primeira competição da modalidade aconteceu apenas em 1963, em Hermosa Beach, na Califórnia. Ali, começava o boom do skate nos Estados Unidos e no mundo todo. Mas é impossível falar da criação do skate sem falar dos Z-Boys, lendário grupo de skatistas da Califórnia que revolucionou o esporte, em Venice Beach. Os amigos Stacy Peralta, Tony Alva e Jay Adams transformaram o passatempo em esporte e foram o primeiro grupo a criar a sub cultura do skate.


O skate ficou ainda mais radical durante a década de 70, quando uma grande seca atingiu a Califórnia. Os skatistas passaram a fazer manobras em piscinas que estavam sem água. 

- No início, eu andava de skate por causa apenas do surfe. Mas, depois, eu vi que poderia viver disso. Poderia trabalhar com isso, porque era super acessível para as crianças, era barato e ainda havia muitas pistas para andar perto da minha casa - disse Tony Alva, outro dos Z-Boys.

Com o passar dos anos, os skatistas também criaram o street com o desenvolvimento de rampas de madeiras utilizadas em locais públicos. Além desses obstáculos, corrimões, paredes e escadas viraram novos desafios para os atletas.

Hoje, existem quase 200 pistas de skate espalhadas pelo estado americano. Uma delas é a MegaRampa de Bob Burnquist, a maior pista da modalidade do mundo, e local do MegaRampa 2015. O Esporte Espetacular mostra nesse domingo a competição entre dez dos melhores skatistas do mundo no quintal da casa do brasileiro.
Venice Park, complexo de skate na Califórnia (Foto: Divulgação)Venice Park, complexo de skate localizo na famosa Venice Beach, na Califórnia (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...