quinta-feira, 5 de novembro de 2015

MOTO GP

CAS rejeita recurso, e Valentino Rossi largará em último lugar em Valência

Italiano apelou ao tribunal superior do esporte para reverter punição em razão de toque em Márquez na Malásia. Rossi decide título com Jorge Lorenzo neste domingo

Por Lausanne, Suíça
Valentino Rossi no pódio do GP da Malásia. Após polêmica, italiano chegou em 3º (Foto: Divulgação)Valentino Rossi no pódio do GP da Malásia. Após polêmica, italiano chegou em 3º (Foto: Divulgação)
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) divulgou nesta quinta-feira o veredicto sobre a apelação de Valentino Rossi contra a punição recebida em razão do polêmico acidente envolvendo Marc Márquezno GP da Malásia de MotoGP. Após ouvir representantes do piloto e da Federação Internacional de Automobilismo (FIM), a entidade decidiu manter a punição ao italiano. Assim, Rossi largará em último no GP de Valência, prova disputada neste domingo com transmissão ao vivo do SporTV (11h de Brasília) e que decidirá o título da temporada 2015. Valentino lidera o campeonato com 312 pontos, contra 305 do companheiro de equipe Yamaha, Jorge Lorenzo.  
Ao aplicar a punição, a direção de prova da FIM entendeu que o italiano da Yamaha agiu deliberadamente para derrubar o rival da Honda. Por causa do incidente, Rossi levou 3 pontos na carteira que, somados com 1 que havia recebido anteriormente, resultou na punição de largar da última posição do grid de largada na prova seguinte - no caso, a última do campeonato, de 6 a 8 de novembro, onde ele disputa o título com o companheiro de equipe, Jorge Lorenzo.  

No dia 30 de outubro, o multicampeão pediu ao CAS a anulação da penalidade, ou ao menos a redução dos pontos de 3 pontos para 1, o que cancelaria a punição de largar em último no grid, para que pudesse disputar a etapa decisiva normalmente. Junto com o apelo, Rossi anexou uma solicitação de urgência, para que o mérito fosse analisado a tempo da prova de Valência.
No dia 2 de novembro, Jorge Lorenzo enviou ao CAS um requerimento para participar da deliberação da entidade, mas o pedido foi negado. No entanto, o CAS concordou em anexar ao processo documentos fornecidos por Lorenzo. A tentativa de interferir no processo foi mal vista pela Yamaha, time de ambos os pilotos.
Valentino Rossi Jorge Lorenzo Yamaha MotoGP Valência (Foto: Divulgação/MotoGP)Valentino Rossi e Jorge Lorenzo: pilotos da Yamaha disputam o título da MotoGP em Valência (Foto: Divulgação/MotoGP)
Massimo Meregalli, chefe da Yamaha, e William Favero, diretor de comunicação e marketing da equipe, se declararam "decepcionados" com a atitude de Lorenzo. Eles afirmam que não entendem o por quê de o piloto espanhol se considerar uma das partes afetadas no caso envolvendo Rossi. 
- Estamos muito decepcionados com Jorge Lorenzo. Não pelo fato de ele ter decidido entrar como parte do processo de Rossi no CAS, mas por não ter nos informado antes, Valentino o fez (avisou) em todo o momento - revelou Meregalli em uma entrevista ao canal italiano "SkySport24". 
No GP da Malásia, Marc Márquez - já fora da briga pelo título - se envolveu em um incidente com o multicampeão Valentino Rossi. A disputa valendo o terceiro lugar da prova terminou com uma queda de Márquez graças a um suposto chute de Rossi (veja no vídeo acima). O italiano da Yamaha acabou punido, e largará da última colocação em Valência, palco da derradeira e decisiva etapa da temporada. 

Confira todas as possibilidades de título de Rossi e Lorenzo
- Se Lorenzo vencer, Rossi tem que ser 2º segundo para ser campeão
- Se Lorenzo for 2º, Rossi tem que terminar no pódio para ser campeão
- Se Lorenzo for 3º, Rossi tem que terminar em 6º ou à frente para ser campeão
- Se Lorenzo for 4º, Rossi tem que terminar em 9º ou à frente para ser campeão
- Se Lorenzo terminar entre 5º e 9º, Rossi pode terminar até seis posições atrás do espanhol 
- Se Lorenzo terminar abaixo de 9º, Rossi é campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...