quinta-feira, 5 de novembro de 2015

NOTICIAS

Em nota, arena do Palmeiras lamenta morte de torcedor e nega demora

Responsáveis pelo estádio dão a mesma versão do clube paulista, que cuida da equipe médica em dias de jogos, contestada por torcedores do Flu presentes no local

Por São Paulo
Os responsáveis pela arena do Palmeiras divulgaram nesta sexta-feira uma nota oficial dando sua versão para o fato ocorrido na última quarta-feira, quando Flávio Gusmão de Figueiredo Mendes, torcedor do Fluminense de 51 anos, morreu ao sofrer um infarto logo após a disputa de pênalti entre as equipes, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil.  
A publicação, veiculada em página oficial do estádio em uma rede social, diz que o atendimento ao torcedor tricolor foi imediato. De acordo com a nota, entre o primeiro alerta e a chegada de equipe de serviços médicos, o período foi de apenas 40 segundos – fato que asseguram ser possível comprovar pelo sistema de segurança do local.  

A versão de torcedores presentes no local é diferente. De acordo com eles, levou cerca de 30 minutos para que Mendes fosse levado, em uma maca de madeira, para o ambulatório. Os tricolores fizeram um corredor para abrir passagem e vaiaram muito a equipe de atendimento(assista no vídeo acima). Depois, Mendes seguiu para o hospital Santa Casa de Misericórdia, acompanhado também pelo médico e torcedor do Fluminense que realizou os primeiros socorros.  
A nota também lembra que a operação da arena em dias de jogos é de total responsabilidade do Palmeiras. O clube já havia se pronunciado sobre o caso na quinta, dizendo que o torcedor recebeu os cuidados necessários de forma imediata no estádio. 
Veja abaixo a nota oficial na íntegra:
O Allianz Parque lamenta o falecimento de Flávio Mendes, ocorrido nesta quinta-feira, 29, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mendes passou mal nas dependências da arena, logo após a partida Palmeiras x Fluminense, realizada na quarta-feira, 28, pela semifinal da Copa do Brasil. 
O atendimento ao torcedor fluminense foi realizado pelos brigadistas e pela equipe de serviços médicos contratada pela Sociedade Esportiva Palmeiras, para a operação do jogo. 
Cabe informar que, entre o primeiro alerta de que o torcedor passava mal e a chegada da primeira equipe ao local, passou-se menos de um minuto (40 segundos, conforme pôde ser comprovado pelo sistema de segurança da arena). E que, quando deixou as dependências do estádio, em UTI Móvel, o torcedor já estava monitorado e medicado. 
Em que pese o fato de a operação em dias de jogos caber à Sociedade Esportiva Palmeiras, a equipe do Allianz Parque está constantemente de prontidão e à disposição.
O Palmeiras também se manifestou sobre o assunto. Confira a nota:
A Sociedade Esportiva Palmeiras vem a público esclarecer o ocorrido na noite da última quarta-feira (28), no Allianz Parque, quando o Sr. Flávio Mendes passou mal após a semifinal da Copa do Brasil.
1) Não procedem as afirmações de que houve negligência e atraso no atendimento ao torcedor. Do instante em que policiais militares foram avisados do ocorrido (00h22m54) passaram-se apenas 24 segundos até a chegada do primeiro bombeiro civil ao local (00h23m18), conforme registro das câmeras internas do estádio.
2) São inverídicos os relatos de que os profissionais que prestavam socorro levaram tempo exagerado na localização da maca naquele setor.  Após identificada a necessidade de remoção do Sr. Flavio Mendes para o ambulatório (00h25m26), foram decorridos exatos 45 segundos até o retorno de um dos atendentes com o equipamento (00h26m11).
3) As constatações acima estão todas comprovadas com imagens obtidas pelo sistema de câmeras de segurança do Allianz Parque.
4) O clube reitera comunicado divulgado na noite de ontem (29) em que afirma peremptoriamente que o Sr. Flávio Mendes recebeu pronto atendimento após as equipes de socorro terem sido contatadas. O torcedor foi encaminhado ao ambulatório, realizou exames e constatou-se que não houve parada cardiorrespiratória. Em seguida, deixou o estádio consciente e em diálogo com os profissionais que o acompanharam na ambulância até a chegada à Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que passou a cuidar do caso.
5) A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente o falecimento do torcedor do Fluminense e se solidariza com a dor de familiares e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...