terça-feira, 17 de novembro de 2015

NOTICIAS

Equipe com três brasileiros escala mais alta montanha virgem dos Andes

Em projeto que durou dois meses, alpinistas do país, acompanhados de uma inglesa, subiram 12 cumes, dentre eles, um de 5845m, ao qual deram o nome de Parofes

Por Rio de Janeiro
Um grupo formado por três alpinistas brasileiros e uma inglesa conquistou 12 montanhas, sendo cinco virgens, na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Dentre elas, havia uma que, até então, era a mais alta da região ainda não escalada. Maximo Kausch, Pedro Huack, Jovani Blume e Suzie Imber venceram o desafio de 5845m de altitude, no interior da Província de La Rioja, na Argentina, em quatro dias de caminhadas e escaladas. Toda o projeto durou cerca de dois meses.
Montanha vencida pelos brasileiros e pela inglesa nunca fora escalada (Foto: Caio Vilela)Montanha vencida pelos brasileiros e pela inglesa nunca fora escalada (Foto: Caio Vilela)


No fim das contas, ainda deram ao monte o nome de Parofes, apelido de Paulo Roberto Felipe Schmidt, ex-companheiro de escaladas que trabalhava com Maximo e Pedro em sua empresa, a "Gente de Montanha", especializada em levar pessoas leigas para escalar. Ele faleceu de leucemia após lutar por dois anos contra a doença.

- Ele não queria ser esquecido e agora ficará eternizado para sempre nas alturas dos Andes - comenta Pedro Hauck, que há um ano leva as cinzas do amigo ao topo de todas as montanhas que escala, já foram mais de 20 somente nos Andes.

A equipe enfrentou o isolamento e temperaturas que chegaram até 31 graus negativos. Para acessar a montanha, eles tiveram de realizar uma travessia de 90km em um veículo com tração nas quatro rodas, enfrentando muitas dificuldades, como neve, areia e rochas.
Brasileiros deram ao monte o apelido de amigo morto, Parofes (Foto: Caio Vilela)Brasileiros deram ao monte o apelido de amigo morto, Parofes (Foto: Caio Vilela)


O carro foi uma das maiores preocupações. Pela manhã do segundo dia da expedição eles perceberam que o aditivo do radiador havia congelado. Foi preciso drenar o produto para que o mesmo não rompesse mangueiras e o bloco do motor. Após a aproximação usando o veículo, o grupo seguiu à pé e estabeleceu acampamento a 5,4 mil metros de altitude na metade do caminho até o cume. À noite, o vento carregou a neve e encheu uma das barracas com gelo, obrigando que o trio se espremesse em uma única barraca. 

- Foi uma noite terrível, onde dormimos muito mal. Fez 31 graus negativos dentro da barraca, e ela ficou branca de gelo - falou Jovani Blume.
Paisagens incríveis foram encontradas pelos alpinistas no caminho (Foto: Caio Vilela)Paisagens incríveis foram encontradas pelos alpinistas no caminho (Foto: Caio Vilela)


No dia seguinte, os alpinistas seguiram até o ponto culminante da montanha, percorrendo 10km de um terreno que nunca havia sido pisado por alguém. Eles levaram 16h ao todo e, no retorno, tiveram dificuldade em encontrar o acampamento na escuridão. A volta até o carro e a chegada na cidade mais próxima aconteceu no quarto dia, quando o mecânico da equipe teve algumas dificuldade em dar a partida no veículo devido ao frio forte.

O ineditismo do feito foi confirmado por alpinistas locais da Argentina que deram o direito do trio de batizar o monte, que é também um vulcão. 
Ao todo, os alpinistas chegaram ao cume de 12 montanhas nos Andes (Foto: Caio Vilela)Ao todo, os alpinistas chegaram ao cume de 12 montanhas nos Andes (Foto: Caio Vilela)


Confira os 12 cumes conquistados durante nos Andes:

12/09/2015 - Nevado Famatina - Argentina, La Rioja 6097m
28/09/2015 - Cerro La Brea (virgem) - Argentina, San Juan 5250m
02/10/2015 - Cerro Lagunas Bravas - Chile, Região de Copiapó/Atacama, 5304m
03/10/2015 - Montanha sem nome - Chile, Região de Copiapó/Atacama, 5020m
03/10/2015 - Lomas Coloradas (virgem) - Chile, Região de Copiapó/Atacama, 5268m
04/10/2015 - Cerro Morado (virgem) - Chile, Região de Copiapó/Atacama, 5250m
13/10/2015 - Sierra de Aliste (virgem) - Chile, Região de Copiapó/Atacama, 5167m
23/10/2015 - Nevado Copiapo - Chile, Região de Copiapó/Atacama, 6052m
26/10/2015 - Nevado Patos - Chile/Argentina, Região de Copiapó/Atacama/Catamarca, 6288m
27/10/2015 - Sierra Nevada - Chile/Argentina, Região de Copiapó/Atacama/Catamarca, 6137m
27/10/2015 - Cerro Paso Cerrado - Chile, Região de Copiapó/Atacama, 5079m
04/11/2015 - Monte Parofes (era a maior montanha virgem dos Andes) - Argentina, Província de La Rioja, 5845m
Belas paisagens foram motivação para os alpinistas no desafio, que durou dois meses (Foto: Caio Vilela)Belas paisagens foram motivação para os alpinistas no desafio, que durou dois meses (Foto: Caio Vilela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...