terça-feira, 1 de dezembro de 2015

COPA DO BRASIL

Do Paulistão à Copa do Brasil: o que mudou em Palmeiras e Santos

Depois de se enfrentarem na final estadual, com título para o Peixe, equipes voltam a se encontrar em nova decisão, agora nacional, com várias novidades

Por Santos e São Paulo



O troféu da Copa do Brasil, que estará em jogo nesta quarta-feira, não é o primeiro disputado por Palmeiras e Santos em 2015. Em maio deste ano, os rivais se enfrentaram pelo título do Campeonato Paulista, e o Peixe levou a melhor. Desde então, muita coisa mudou nas duas equipes. Agora, Verdão tenta o troco. Após perder por 1 a 0, na Vila Belmiro, no jogo de ida, o time alviverde tem de vencer por dois gols para ser campeão. Caso vença por um, leva a decisão para os pênaltis.
A situação semelhante à do Paulista, mas quem jogava pelo empate na volta era o Palmeiras. O segundo jogo da decisão do Paulistão foi realizado no dia 3 de maio, na Vila Belmiro. Depois de vencer por 1 a 0 em casa, o Palmeiras tinha a vantagem do empate, mas perdeu por 2 a 1. A disputa, então, foi para os pênaltis, e o Alvinegro levou a melhor: 4 a 2.
JOGOS DEPOIS DO PAULISTA

Palmeiras: 47 jogos - 20 vitórias, 10 empates e 17 derrotas

Santos: 48 jogos - 24 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.
Os quase sete meses foram suficientes para que os rivais se transformassem. Nesse período, o Santos disputou 48 partidas: venceu 24, empatou 11 e perdeu 13. O Palmeiras entrou em campo 47 vezes: 20 vitórias, 11 empates e 17 derrotas. Marcelo Fernandes e Oswaldo de Oliveira, técnicos das equipes nas finais estaduais, deram lugar a Dorival Júnior e Marcelo Oliveira.
No Paulista, por exemplo, o Verdão era o grande favorito ao título, principalmente por ter contratado 25 jogadores, ao contrário do Peixe, que perdeu atletas na Justiça por salários atrasados e adquiriu apenas atletas sem custos.
Na Copa do Brasil, a situação é inversa. Com o bom futebol apresentado após a chegada de Dorival Júnior, o time decolou, deixou de disputar as últimas posições do Brasileiro, e chega à decisão como favorito - já venceu o jogo de ida, quarta passada, na Vila Belmiro, por 1 a 0, e agora joga pelo empate.
MELHORES SEQUÊNCIAS APÓS O ESTADUAL

Palmeiras: 8 jogos sem perder - 7 vitórias e 1 empate

Santos: 13 jogos sem perder - 10 vitórias e 3 empates
Entre as escalações do segundo jogo da final estadual e o primeiro da decisão da Copa do Brasil, 12 mudanças -  seis de cada lado.
Palmeiras iniciou a finalíssima do Paulista com: Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo, Zé Roberto, Gabriel, Robinho e Valdivia; Rafael Marques, Dudu e Leandro Pereira.

Na jogo de ida da Copa do Brasil, na Vila, o Palmeiras entrou em campo com: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales e Arouca; Robinho, Dudu e Gabriel Jesus; Barrios. 
PIORES SEQUÊNCIAS

Palmeiras: 6 jogos sem vencer - quatro derrotas e dois empates

Santos: 6 jogos sem vencer - três derrotas e três empates
O Peixe foi escalado por Marcelo Fernandes na decisão estadual com: Vladimir, Victor Ferraz, Werley, David Braz e Chiquinho; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira e Robinho.

Na Copa do Brasil, Dorival Júnior mandou a campo: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Gabriel e Ricardo Oliveira.
Além de mudanças nas escalações, o times apresentaram alterações no banco de reservas. O Verdão começou 2015 com Oswaldo de Oliveira e contratou Marcelo Oliveira, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em junho, enquanto o Peixe iniciou o ano com Enderson Moreira e efetivou o auxiliar Marcelo Fernandes antes de trazer Dorival Júnior, em julho. Por coincidência, o último trabalho de Dorival havia sido justamente no Palmeiras - o treinador foi demitido em dezembro e passou seis meses parado.
Fernando Prass e Ricardo Oliveira - Santos x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Fernando Prass e Ricardo Oliveira são remanescentes da final do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...