sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

LIBERTADORES

Libertadores de 2016 já tem 27 times classificados; confira os que estão lá

Com título do Palmeiras na Copa do Brasil, Brasil chega a quatro clubes confirmados na competição. Argentina já conhece cinco de seus seis representantes; veja a lista

Por Rio de Janeiro
Tabela classificados Libertadores (Foto: GloboEsporte.com)1ª fase corresponde à fase prévia, e 2ª à fase de grupos
Caso o Cerro vença também o Clausura, o Guaraní irá para a segunda fase
O Palmeiras conquistou a Copa do Brasil e se tornou a 27ª equipe garantida na Libertadores de 2016 – como nos últimos quatro anos, a competição terá 38 clubes. Dentre os que estão lá, 10 já levantaram a taça. O Verdão é o quarto brasileiro com classificação assegurada. Além dele, Corinthians, campeão do Brasileirão 2015, e Atlético-MG e Grêmio, que disputam quem fica com a segunda colocação, estão confirmados. Todos para a segunda fase da competição, a de grupos. São Paulo (4º colocado) e Internacional (5º) disputam a última vaga, que dará lugar em um confronto da fase prévia do principal torneio sul-americano. O sorteio dos grupos e dos confrontos da primeira fase será no dia 22 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. 
A Argentina já tem cinco classificados de suas seis vagas: o atual campeão River Plate, os dois primeiros colocados de seu campeonato nacional, Boca Juniors e San Lorenzo, o Rosario Central, vice-campeão da Copa Argentina – torneio vencido pelo Boca –, e o Huracán, melhor argentino na Copa Sul-Americana. Desses, somente o último irá para a fase prévia. O último representante do país será conhecido em um torneio seletivo, que já está em sua decisão. Os rivais de Avellaneda Racing e Independiente estão na final, e La Academia venceu o primeiro jogo por 2 a 0. 
O Uruguai já conhece seus três representantes: os gigantes Nacional e Peñarol, campeão e vice no Campeonato Uruguaio de 2014/2015, respectivamente, e o River Plate-URU, terceiro colocado na tabela anual do torneio nacional. O futebol paraguaio já tem dois representantes assegurados: o campeão do Apertura, Cerro Porteño, e o Guaraní, semifinalista da Libertadores em 2015, por ter a maior pontuação no ano. O Olimpia está perto do título no Clausura e deve ficar com a terceira vaga.   
Os bolivianos também já preencheram suas três vagas. A dupla The Strongest e Bolívar, frequente na competição continental, estará novamente no torneio. O Bolívar é campeão do Apertura e do Clausura, e seu rival foi o segundo melhor pontuador na temporada. O Oriente Petrolero será o terceiro representante do país. Na Venezuela, o campeão Deportivo Táchira e o vice Trujillanos estão garantidos na fase de grupos. O Caracas, terceiro melhor, irá para a fase prévia.   
Campeão do Clausura no Chile, o Cobresal está garantido nos grupos. O Universidad de Chile ganhou a Copa em seu país e está na fase prévia. A terceira vaga do país está entre Colo Colo e Universidad Católica, que disputam ponto a ponto o Apertura. Colômbia e Equador conhecem apenas um representante cada. Ambos têm direito a três lugares. O Deportivo Cali é o atual campeão do Apertura colombiano e está assegurado na segunda fase. A LDU venceu a primeira etapa do Campeonato Equatoriano e também já assegurou um lugar na fase de grupos.  
No México, Pumas e Toluca estão classificados. Os dois são os melhores colocados no Apertura e que não disputarão a Liga dos Campeões da Concacaf. O terceiro representante mexicano é o Puebla, vencedor da Supercopa no país. A equipe entrará na fase prévia. O Peru é o único país sem representantes definidos. Os três melhores colocados do Campeonato Peruano vão para a Libertadores. O campeonato nacional está nas semifinais com os seguintes confrontos: Melgar x Real Garcilaso e Sporting Cristal x Universidad César Vallejo. Os finalistas vão para a fase de grupos, e o vencedor do duelo entre os perdedores das semis vai para a fase prévia. 
Para a próxima edição, a Conmebol fará um ranking que servirá de base para definir os cabeças de chave dos grupos. Os últimos 10 campeões do torneio terão peso extra na nova lista. A entidade também planeja aumentar o valor das premiações para a competição.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...