terça-feira, 15 de dezembro de 2015

NOTICIAS

"Salvadores da pátria" disputam título final de 2015 no Prêmio Brasil Olímpico

Em ano preocupante para o país em modalidades estratégicas para 2016, duplas da praia, Ana Marcela, Murer, Isaquias e Marcelo Melo brilham e concorrem a troféus

Por Rio de Janeiro
Se alguns dos medalhões do esporte brasileiro não corresponderam às expectativas em 2015, um grupo seleto conseguiu transformar o suor em medalhas e títulos históricos. Em um ano com desempenho aquém do esperado em esportes considerados cruciais para o cumprimento da meta de chegar ao top 10 nos Jogos de 2016, uma temporada fantástica para o país no vôlei de praia e brilhos individuais no atletismo, na canoagem, na maratona aquática e no tênis definiram os indicados ao troféu de melhor atleta do ano. Nesta terça-feira, os "salvadores da pátria" Ana Marcela CunhaÁgathaBárbara SeixasFabiana MurerAlison/Bruno Schmidt, Isaquias Queiroz e Marcelo Melo concorrem por mais uma consagração na 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. Como de hábito, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) distribuirá dois prêmios, um para cada gênero.
A cerimônia será realizada em um teatro na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e terá transmissão do canal SporTV a partir das 19h30 (horário de Brasília). Assinantes também podem assistir à festa através do SporTV Play.
Montagem Prêmio Brasil Olimpico (Foto: Editoria de arte)Ana Marcela, Bárbara/Ágatha, Murer, Alison/Bruno, Isaquias e Marcelo Melo concorrem (Foto: Editoria de arte)
Única modalidade com atletas indicados nos dois naipes, o vôlei de praia brasileiro teve um ano espetacular em 2015, levando cinco das seis medalhas em disputa no Campeonato Mundial da Holanda – campeões em Haia, Ágatha/Bárbara e Alison/Bruno Schimidt também conquistaram o Circuito Mundial no feminino e no masculino, respectivamente, e garantiram-se entre os convocados pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) na lista para as Olimpíadas.
Entre as mulheres, competem com a dupla das areias Ana Marcela Cunha e Fabiana Murer. A nadadora de 23 anos conquistou uma medalha de cada metal em Kazan e tornou-se a mulher brasileira com mais medalhas em campeonatos mundiais de esportes olímpicos: foi bicampeã nos 25km, prata na equipe mista de 5km e bronze no individual de 10km, prova que integra o programa dos Jogos. 
- Estou muito feliz por ter sido lembrada novamente. Já bati na trave duas vezes, vamos ver se agora consigo ganhar este prêmio - disse Ana Marcela, derrotada por Murer em 2010 e por Martine Grael e Kahena Kunze no ano passado.
Considerada uma das veteranas da elite internacional do salto com vara, Murer superou o trauma dos Jogos de Pequim 2008 para voltar ao Ninho do Pássaro, igualar a melhor marca da carreira (4,85m) e conquistar a medalha de prata, única do Brasil na competição. 
Entre os homens, Alison e Bruno terão como concorrentes Isaquias e Marcelo. Em 2015, o canoísta baiano faturou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e garantiu classificação em duas provas nos Jogos de 2016 ao sagrar-se campeão mundial no C2 1000 e levar o bronze no C1 200. O tenista mineiro, por sua vez, tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar o posto de número 1 do mundo no ranking de duplas da ATP. Tal feito foi possível devido a uma série de títulos, dos quais se destacam o Grand Slam de Roland Garros e uma sequência de quatro vitórias em cinco torneios disputados entre outubro e novembro deste ano. 
PREFERIDOS DO PÚBLICO E HOMENAGEADOS
Atleta da Torcida Prêmio Brasil Olímpico 2015 (Foto: Montagem COB / www.cob.org.br)Oito atletas concorrem na preferência popular (Foto: Montagem COB / www.cob.org.br)
Se os melhores do ano serão eleitos pelo colegiado do Comitê Olímpico do Brasil, o público pode fazer valer sua preferência no prêmio Atleta da Torcida. Criado em 2014, quando a ginasta Flávia Saraiva foi agraciada, o prêmio tem oito esportistas, quatro de cada gênero, concorrendo. Dos seis atletas que concorrem ao título de melhor, cinco estão também neste páreo: Alison/Bruno, Marcelo Melo, Isaquias, Ana Marcela e Fabiana Murer. A eles juntam-se Yane Marques, do pentatlo moderno, Érika Miranda, do judô, e Thiago Pereira, da natação.
Gustavo Kuerten, Maria Esther Bueno e Eduardo Paes evento-teste tênis (Foto: Cristiano Andújar / CBT)Gustavo Kuerten receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva (Foto: Cristiano Andújar / CBT)
A noite desta terça-feira homenageará ainda os medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, assim como o tenista Gustavo Kuerten, que receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva.O prêmio tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida de Adhemar, bicampeão olímpico no salto triplo, tais como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo. Em 2015, Guga comemora o aniversário de 15 anos da vitória que o levou ao posto de número 1 do mundo no tênis.
Ao longo da festa também serão premiados os melhores atletas nos Jogos Escolares da Juventude, além dos melhores treinadores. O croata Ratko Rudic, técnico mais vitorioso da história do polo aquático mundial e desde 2013 no comando da seleção brasileira masculina, venceu entre os esportes coletivos, enquanto Leandro "Brachola" Andreão, que orienta Alison e Bruno Schimidt no vôlei de praia, levou o prêmio na categoria individual/duplas.
Serão entregues ainda troféus para os melhores do ano em 49 modalidades. Confira abaixo a lista completa.
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete - Leandro Barbosa
Boliche - Marcelo Suartz
Boxe - Robson Conceição
Canoagem Slalom - Ana Satila Vargas
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX - Renato Rezende
Ciclismo Estrada - Flavia Paparella
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Kacio Freitas
Desportos na Neve - Michel Macedo
Desportos no Gelo - Edson Bindilatti
Esgrima - Renzo Agresta
Esqui Aquático - Marcelo Giardi
Futebol - Lucas Lima
Ginástica Artística - Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim - Camilla Gomes  
Ginástica Rítmica - Natália Gáudio
Golfe - Lucas Yu Shin Lee
Handebol - Ana Paula Rodrigues
Hipismo Adestramento - João Victor Oliva
Hipismo CCE - Ruy Leme
Hipismo Saltos - Pedro Veniss
Hóquei sobre Grama - André Luiz Couto
Judô - Érika Miranda
Karatê - Valéria Kumizaki
Levantamento de Peso - Fernando Reis
Lutas - Aline Ferreira da Silva
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação - Thiago Pereira
Nado Sincronizado - Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
Patinação Artística - Marcel Stürmer
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Felipe Perrone
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby - Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais - Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
Softbol - Martha Murazawa
Squash - Giovanna Veiga de Almeida
Taekwondo - Iris Silva Tang Sing
Tênis - Marcelo Melo
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo - Cassio Rippel
Triatlo - Manoel Messias
Vela - Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia - Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Vôlei - Sérgio Dutra dos Santos
OS MELHORES EM CADA ANO
1999 – Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
2000 – Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
2001 – Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
2002 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
2003 – Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)
2005 – Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
2006 – Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
2007 – Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)
2008 – Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2009 – Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)
2010 – Fabiana Murer (atletismo) e Murilo Endres (vôlei)
2011 - Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2012 – Sheilla Castro (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica)
2013 – Poliana Okimoto (maratona aquática) e Jorge Zarif (vela)
2014 - Martine Grael e Kahena Kunze (vela) e Arthur Zanetti (ginástica artística)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...