terça-feira, 8 de dezembro de 2015

SURF

Nomes de peso do surfe brasileiro apontam Mineirinho campeão mundial

Bolão: Teco Padaratz, Victor Ribas, Carlos Burle e Maya Gabeira, entre outras feras, apostam em título de Adriano de Souza na etapa final, em Pipeline, no Havaí

Por Rio de Janeiro e São Paulo
O GloboEsporte.com promoveu um bolão para descobrir em quem alguns dos mais importantes nomes do surfe brasileiro estão apostando para ser o campeão mundial desta temporada. Oito surfistas e ex-surfistas de renome tiveram de depositar suas fichas em um dos postulantes ao título mundial: Mick Fanning, Filipe Toledo, Adriano de Souza, o MineirinhoGabriel Medina, Owen Wright ou Julian Wilson. Quem mereceu a preferência do seleto grupo foi Mineirinho, com cinco votos, contra dois de Medina e apenas um de Filipinho – Mick Fanning, atual líder do ranking, não foi votado. Apesar de estar em terceiro do ranking depois de 10 de 11 etapas em 2015, Adriano só depende de si para levantar o caneco em Pipeline, no Havaí. A janela para a decisão do Circuito Mundial abre nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanhará tudo em Tempo Real.
- Ele está, há muitos anos, atrás do título mundial e vai fazer tudo para conseguir levantar o troféu desta vez - resumiu Victor Ribas, terceiro colocado no Circuito Mundial de 1999, a melhor posição de um brasileiro até o título de Gabriel Medina no ano passado.
Adriano de Souza Mineirinho Peniche surfe (Foto: Divulgação/WSL)Adriano de Souza tem a preferência dos especialistas ouvidos pelo GloboEsporte.com (Foto: Divulgação/WSL)
Confira as escolhas e explicações de Teco Padaratz, Victor Ribas, Fábio Gouveia, Bruno Santos, Carlos Burle, Pedro Scooby, Maya Gabeira e Rodrigo Dornelles.
TECO PADARATZ - MINEIRINHO
Teco Padaratz divide o tempo entre a família, a música e as flores (Foto: divulgação)Teco Padaratz escolhe Adriano "pelo coração" (Foto: Divulgação)
"Vou escolher pelo coração. O Adriano merece esse titulo, porque ele está aí há tantos anos e é um excelente profissional. Os outros são jovens e vão ter muitas chances de garantir o título. Mas o que mais tem mais chances é o Toledo. O Gabriel depende dos outros, não depende tanto dele, não adianta só ele ganhar. Para mim, ele vai ganhar o campeonato, mas não sei se vai ser suficiente, nunca podemos desconsiderar o Mick Fanning, ele é um cara muito bom e experiente". 
"O Adriano já vem liderando essa geração há um tempo, esteve perto algumas vezes, liderou o ranking por boa parte do tempo e teve um início de ano maravilhoso. Acho que está perto de ser um supercampeão, torço por ele porque mora aqui no Sul, conversamos e tenho um gosto especial por ele".
VICTOR RIBAS - MINEIRINHO
"Apesar do Mick Fanning estar na frente, eu aposto no Mineirinho. Ele é o mais maduro dos brasileiros. Eu aposto nele pelas últimas atuações que ele teve. Se o Gabriel estivesse na mesma posição que ele, eu apostaria no Gabriel. O esporte está tão nivelado que eu posso escolher e outro totalmente diferente vencer, mas confio no Adriano. Ele está há muitos anos atrás do título mundial e vai fazer tudo para conseguir levantar o troféu desta vez".
FÁBIO GOUVEIA - FILIPE TOLEDO
"Estou torcendo para o Mineirinho ganhar, mas eu acho que o Filipinho vai ser campeão. É difícil. Eu não tenho o palpite de quem vai ganhar. Parecia estar mais fácil para o Mineirinho, mas alguns resultados escaparam no meio do ano. Se ele não tivesse cometido alguns deslizes e tal, mas ele é guerreiro. Ali em Pipeline é meio loteria, o mar pode mudar também. Cada ano que passa é uma evolução. Também tem o Gabriel, que está muito à vontade. Mas acredito que o Filipinho vai ser o campeão, pelo ótimo ano que ele teve e por também saber entubar".
BRUNO SANTOS - MINEIRINHO
Bruno Santos venceu torneio em Portugal (Foto: Divulgação)Bruninho bota fé em Mineirinho como campeão (Foto: Divulgação)
"Rapaz, esse ano a briga vai ser muito boa. Bem difícil até dizer. Difícil para caramba. Eu acho difícil não dar um brasileiro. Eu acho que vai dar o Mineirinho. Ele ficou na liderança do ranking boa parte do ano e o fato de não chegar com a lycra amarela lá na última etapa pode até tirar um pouco da pressão de cima dele. O Mineiro foi finalista em Pipe no QS, não no CT, já chegou mais cedo, está focado. Não que os outros não estejam também, mas acho que ele tem boas chances".
"O Filipinho é o mais novo, mas foi muito bem no ano passado em Pipe (quinto lugar), o Gabriel já é campeão mundial, o Mick Fanning é tricampeão, o Mineiro é super experiente. Além disso os três primeiros têm pontuação parecida. Apesar do Mick chegar com a lycra amarela (de líder), a pontuação dele está muito próxima. O Gabriel que está um pouquinho mais abaixo, mas também teve um segundo semestre alucinante e por pouco não chegou mais à frente". 
CARLOS BURLE - MINEIRINHO
"Com relação ao título mundial, eu acho que tem alguns pontos de vistas que a gente deve colocar na balança. Todo mundo que não é brasileiro vai dar uma força para o Mick Fanning. Eles não querem ver outro brasileiro campeão. Se no meio do caminho, o Fanning encontrar barreiras, o caminho ficará aberto para o Adriano e para o Filipe, que estão muito perto no ranking". 
"Mas a minha vontade é que o Adriano de Souza seja campeão, porque ele está há anos dizendo que vai ser campeão, tem maturidade e está correndo atrás. Ele evoluiu bastante, sei que não vai ser fácil e que ele está competindo contra os melhores do mundo, mas ele tem surfe para isso. Se não for ele, eu torço para que seja outro brasileiro. O Filipinho sabe pegar ondas em Pipe. O Gabriel está abaixo no ranking, mas ele vai sem pressão. Então se os que estão em cima dele perderem nas oitavas ou nas quartas e o Gabriel vencer, ele vai dar a volta por cima e surpreender todo mundo. Ele, de todos, é o cara mais completo. Vai ser muito emocionante, estou muito feliz por poder ver tudo isso de perto. Eu já comprei minha passagem".
Maya Gabeira e Carlos Burle em Nazaré (Foto: Divulgação)Maya Gabeira e Carlos Burle apostam em Adriano de Souza como campeão (Foto: Divulgação)
PEDRO SCOOBY - MEDINA
"É difícil você escolher assim, mas como é um bolão, quem eu acho que vai ganhar, eu botaria no bolão o Gabriel. Ele é quem lida melhor com pressão. Tem o Mick Fanning e o Mineirinho que são muito experientes, e o Filipinho está mostrando que também está surfando Backdoor bem, mas eu botaria meu dinheiro no Gabriel, porque do meio do ano para cá, ele voltou com tudo. Ele tem chance de ganhar esse campeonato, e no ano passado ele foi segundo. Eu botaria minhas fichas no Gabriel".
MAYA GABEIRA - MINEIRINHO
 "A minha aposta é no Adriano. Acho que ele merece o título! Pelo surfe, pelo profissionalismo e pela dedicação por tantos anos!"
RODRIGO DORNELLES - MEDINA
"Estou apostando no bi do Medina. De todos os brasileiros, estou torcendo mais pelo Medina. Se tiver um mar maior e mais com esquerdas (Pipeline). Eu boto mais fé no Medina. Se tiver uma condição um pouco menor, o Filipe pode ir melhor.Ele é um excelente surfista, foi só um pouco de falta de sorte. O Mineirinho tem chances ainda. Ele é um cara esforçado, vem treinando bastante e está na batalha há bastante tempo, já era da minha época (em 2007, Rodrigo, o Pedra, ficou em 19º do ranking do WCT e foi o melhor brasileiro da temporada). Vai ser no detalhe. Quem tiver mais inspirado vai ser campeão, mas aposto no Medina".
AS CHANCES DE TÍTULO MUNDIAL
Mick Fanning é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Toledo e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal, Toledo não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até as quartas, Toledo não passar do round 5 e Mineirinho das quartas
- chegar até o round 5, Toledo não passar do round 3, Mineirinho do round 5, e Medina não vencer
- chegar até o round 3, Toledo não passar do round 2, Mineirinho do round 3, Medina das quartas, e Owen não vencer a etapa
- parar no round 2, Toledo não passar do round 2, Mineirinho do round 3, Medina das quartas, e Owen não vencer a etapa

Filipe Toledo é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal
(caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até o round 5, Fanning não passar do round 5, Mineirinho das quartas, e Medina não vencer a etapa
- chegar até o round 3, Fanning e Mineirinho não passarem do round 3, Medina das semifinais e Owen e Julian não vencerem a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)

Adriano de Souza é campeão mundial se:
- vencer a etapa
​​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar do round 5 e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar do round 3, Fanning do round 5 e Medina não vencer a etapa
- chegar até o round 5, Toledo e Fanning não passarem do round 3 e Medina e Owen não vencerem a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar do round 5 e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem do round 3 e Owen não vencer a etapa
- chegar até a semifinal, Toledo não passar do round 2, Fanning e Mineirinho não passarem do round 3, e Owen e Julian não vencerem a etapa

Owen Wright é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo e Fanning não passarem do round 3, e Adriano do round 5

Julian Wilson é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar do round 2, Fanning e Adriano do round 3, e Medina da semifinal (caso Toledo pare no round 3 haverá bateria de desempate)

OBS.: Em caso de empate em pontos de dois ou mais surfistas na classificação final do Mundial, haverá o "surf off". Trata-se de uma ou mais baterias extras, homem a homem, que decide um único vencedor. Fica a cargo da comissão de prova decidir o número de baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...