quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

NOTICIAS

Ricardo Oliveira, Willian e Dudu: veja artilheiros caseiro e visitante na Série A

Espião Estatístico mostra atletas que mais brilharam diante da torcida e longe de casa

Por Rio de Janeiro

Ricardo Oliveira sagrou-se artilheiro do Brasileirão, com 20 gols, impondo até uma vantagem considerável sobre os demais concorrentes. Até aí, nada novo. Mas vamos destrinchar melhor para você todos os gols dos principais goleadores da edição de 2015. A equipe do Espião Estatístico do GloboEsporte.com fez um levantamento utilizando como critérios quantidade e aproveitamento de gols quando o jogador atuou por seu clube dentro de casa ou longe de seus domínios. Aí a coisa muda - um pouco - de figura. Entram alguns nomes importantes como Dudu, do Palmeiras, Willian Bigode, do Cruzeiro, Alan Patrick e Paulinho, do Flamengo. 

Confira abaixo quem são os artilheiros caseiro e visitante (os que possuem maior porcentagem de gols dentro do que fora de casa e vice-versa), além dos que mais marcaram gols no quintal de casa e em outros gramados, em números absolutos.
RICARDO OLIVEIRA: ARTILHEIRO NÃO ESCOLHE AS REDES
Tem jogador que se sente mais confiante atuando diante da própria torcida. Outros preferem a distância dos gritos do torcedor para render mais. Os artilheiros do Brasileirão possuem tendências diferentes entre si. O único que não costuma diferenciar muito "em casa" e "fora" é, não por acaso, Ricardo Oliveira. Com ele, é bola na rede em qualquer lugar.
Tabela Artilheiros Caseiros / visitantes - Ricardo Oliveira (Foto: Globoesporte.com)
Tabela Artilheiros Caseiros / visitantes - Ricardo Oliveira (Foto: Globoesporte.com)











Na Vila Belmiro, o veterano deixou sua marca 12 vezes no campeonato. Fora de casa, também lidera o ranking, com oito. E um número não pode ser desprezado: perdeu quatro pênaltis no Brasileirão, dois como mandante (contra Vasco e Chapecoense) e mais dois como visitante (em duelos com São Paulo e Atlético-PR). Ou seja, quatro gols poderiam incrementar a estatística.

E tem outra: o artilheiro do Brasileirão fez 66,66% dos 12 tentos do Peixe fora de seus domínios. Tais marcas permitem que Ricardo ilustre dois infográficos de artilharia, deixando para trás personagens como Willian Bigode, de quem falaremos com mais detalhes abaixo, e Dudu, goleador máximo do Palmeiras em 2015, com 16 gols em todas as competições 
BIGODE CASEIRO
Quando o assunto é aproveitamento dentro de casa, ninguém foi capaz de desbancar Willian, do Cruzeiro. O Bigode marcou 11 gols na competição, todos eles no Mineirão, local onde mostrou se sentir totalmente à vontade. Detalhe: só resolveu abrir contagem na 23ª rodada, contra o Figueirense. E não economizou. Fez logo quatro na goleada de 5 a 1 em Minas Gerais. O título de artilheiro caseiro é dele.
Tabela Artilheiros Caseiros / visitantes - Willian (Foto: Globoesporte.com)Critério de corte para esta pesquisa: jogadores que marcaram no mínimo cinco gols dentro de casa no Brasileirão 2015
Willian não foi o único do Brasileirão a balançar as redes apenas diante de sua torcida. Logo abaixo estão Alan Patrick e Geuvânio. O meia flamenguista viveu bom momento. Já o atacante santista teve sua reta final de 2015 atrapalhada por uma lesão e não voltou ao time titular logo que se recuperou, graças ao bom rendimento de seu substituto Marquinhos Gabriel. Ainda assim, fechou o Brasileirão com dois gols nos 5 a 1 diante do Atlético-PR, na Vila Belmiro.
Gabigol tem mais gols que o companheiro Geuvânio, mas fica um degrau abaixo por ter "só" 90% deles marcados quando mandante. Luis Fabiano e Michel Bastos foram boas alternativas quando o São Paulo precisou de seus serviços no Morumbi: fizeram, juntos, 13 gols no estádio. Vitinho, um dos símbolos da boa campanha do Internacional dentro do Beira-Rio desde a chegada do técnico Argel Fucks, também está na lista.
INDIGESTOS FORA DE CASA
Eles sequer foram titulares absolutos de suas equipes, mas mostraram eficiência no quesito gols em território inimigo no Brasileirão. Paulinho, do Flamengo, Carlos, do Atlético-MG, Rafael Silva, do Vasco, e Diego Oliveira, da Ponte Preta, fizeram todos os três tentos na competição fora de casa. Sendo assim, o quarteto teve 100% de aproveitamento e lidera o ranking.
Um dos heróis da Copa do Brasil e artilheiro do time no Brasileirão, Dudu caiu nas graças da torcida palmeirense. O atacante destacou-se na Série A marcando sete gols na casa do adversário. Dudu pode ficar chateado por ser o jogador com mais gols na listagem e não estar entre os primeiros, mas, neste Top8, o que conta é a porcentagem. Seus dez gols no total no Brasileirão fazem dele, certamente, o jogador mais decisivo dentre os relacionados abaixo.
Tabela Artilheiros Caseiros / visitantes - Paulinho (Foto: Globoesporte.com)Critério de corte para esta pesquisa: jogadores que marcaram no mínimo três gols fora de casa no Brasileirão 2015

Em quinto estão Everton, do Flamengo, e Leandro Damião, do Cruzeiro. Dos quatro gols marcados pela dupla na Série A, três foram longe de casa, o que corresponde a 75% de aproveitamento. Leandro Pereira, que foi jogar no Club Brugge, da Bélgica, em setembro, ainda conseguiu sustentar bons números como visitante para entrar na lista.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Bruno Marques, Davi Monteiro, Guilherme Marçal, Gustavo Pereira, Igor Gonçalves, Leandro Silva e Valmir Storti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...